Saiba dizer não

homem segurando uma placa com escrito Não

Você é o tipo de pessoa que sabe dizer não na hora certa?

Dizer não, muitas vezes, pode nos soar como egoísta e gerar um medo de sermos rejeitados, mas saiba que mudar essa postura é necessário para viver bem. Saiba dizer não para o que não agrega para dizer sim a si mesmo, ao que acredita e deseja para sua vida.

Quando você faz isso, evita o estresse emocional e vive de forma mais equilibrada. Um “não” firme e delicado logo de início, na verdade é uma chance para que a outra pessoa encontre uma alternativa que será melhor para todos, evitando constrangimentos e estresse entre as partes.

Quer saber mais sobre a importância de saber dizer não e conferir dicas de como vencer esse bloqueio? Siga a leitura e acompanhe!


Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

Por que é tão difícil dizer não?

Existem algumas razões para que esta ação pareça mais complicada do que realmente é, como por exemplo, a pessoa pensar que será rejeitada ao dizer não, ou se sentir culpada por ter se negado a realizar algo.

Porém, quando você diz não, isso quer dizer que você tem conhecimento de seus limites e da sua capacidade. Por mais difícil que seja, muitas vezes, é necessário, inclusive para manter relacionamentos saudáveis.

Saiba que ser bom não é ser bonzinho e aceitar tudo, você não precisa ultrapassar os seus limites para fazer algo de positivo a alguém. Se alguém exige de ti algo que vai contra os seus valores, é sinal de que essa pessoa não te respeita e, portanto, não merece sua consideração.

É preciso entender que não se pode agradar a todo mundo o tempo todo e esquecer-se de si mesmo. Ter esse comportamento pode ajudar a colaborar com a compreensão de que ninguém é perfeito. Deixe para dizer sim somente quando você puder assumir tal responsabilidade e, claro, quando isso lhe fizer bem.

Saiba dizer não através de 7 dicas poderosas

Se você está entre as pessoas que enfrentam dificuldades para dizer não, saiba que não está só. Muitos passam por isso e permanecem anos dizendo sim aos outros e não a si mesmos. Então, desperdiçam tempo e energia para agradar terceiros, ignorando as próprias vontades.

Se você deseja sair dessa prisão, deve começar por pequenos passos, é assim que se realiza grandes mudanças. Confira as dicas que poderão te ajudar!

1. Aprenda a identificar suas reais vontades

A principal atitude a se ter para perder o medo de dizer não é aprender a identificar as suas reais vontades. Sempre que alguém lhe fizer um pedido, antes de responder reflita sobre o que realmente deseja.

Se costuma dizer sim impulsivamente, comece a pedir um tempo para pensar. Caso o pedido venha por mensagem, algo comum na forma atual de comunicação, melhor ainda. Evite responder imediatamente, pare e identifique a sua vontade em primeiro lugar.

2. Identifique as reais intenções das pessoas

Sempre que alguém faz um convite ou pedido a você, há uma intenção por trás, que pode ser simplesmente ter a sua companhia, solicitar uma ajuda ou outras possibilidades.

Embora não seja possível ter total certeza das motivações do outro, dá para fazer uma análise do cenário. A partir disso, será possível identificar, por exemplo, se há intenções de te prejudicar ou abusar da sua boa vontade.

3. Seja objetivo sem perder a gentileza

Um ponto que muitas pessoas confundem sobre dizer não é que elas têm medo de parecerem grosseiras. Essa é uma crença que precisa ser desconstruída, porque ser objetivo não é o mesmo que ser rude.

É perfeitamente possível falar com clareza e objetividade sem perder a gentileza. Para isso, mantenha um tom de voz tranquilo e utilize expressões, como “sinto muito, mas não vou poder” ou “agradeço o convite, mas não poderei comparecer”.

4. Saiba se priorizar

A priorização é uma habilidade extremamente relevante para a vida de maneira geral, especialmente quando se está aprendendo a dizer não. Priorizar significa saber quais são as coisas que considera mais importantes em cada momento.

Por exemplo, se entre as suas prioridades atuais estão cuidar da sua saúde e estar com a família, um convite para uma viagem longa com os amigos pode não parecer viável. Reconheça as suas prioridades e lembre-se delas ao sentir medo de recusar algo.

5. Reconheça o seu valor

Como mencionamos anteriormente, muitas vezes o medo de dizer não é motivado pela insegurança e medo de desagradar terceiros. Assim, o indivíduo aceita tudo por receio de que as pessoas o abandonem. Isso nada mais é do que insegurança e a melhor forma de superá-la é reconhecendo o seu valor. 

Faça uma lista com as suas principais qualidades, incluindo aquelas que as pessoas ao seu redor sempre citam como suas principais características. Assim, irá fortalecer a autoconfiança e evitar que o medo te impeça de agir como deseja.

6. Entenda que se sentir culpado é natural

É importante destacar que é totalmente natural que se sinta culpado ao dizer não, especialmente nos primeiros meses após iniciar essa mudança de comportamento. Contudo, o fato de experimentar esse sentimento não significa que deve ceder a ele.

Nesse caso, é preciso ouvir a razão, que sabe que não é saudável dizer sim a tudo. O segredo está exatamente nisso, em saber o que diz a sua razão e emoção e optar pelo caminho que você sabe que é o correto para o seu próprio bem.

7. Ofereça alternativas para a pessoa

Uma forma interessante de perder o medo de dizer não é oferecendo alternativas para a pessoa que lhe faz um pedido. Você diz que não pode fazer o que ela está pedindo, mas dá uma sugestão de possível solução. Assim, mesmo que não possa ajudar pessoalmente, estará ajudando de maneira indireta.

Conclusão

Dizer não é realmente desafiador em muitos momentos, mas sempre vale a pena ser fiel aos seus desejos e convicções. Claro, que é essencial ter bom senso, pois não dá para recusar tudo o que o seu chefe pede, por exemplo, ou deixar de realizar outras obrigações. A ideia não é fazer apenas o que tem vontade e sim saber reconhecer o que irá ou não agregar à sua vida.

Gostou do artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe o conteúdo nas redes sociais para incentivar mais pessoas a perderem o medo de dizer não.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010