7 dicas infalíveis para trabalhar em equipe da melhor forma

Saber trabalhar em equipe é essencial para qualquer pessoa que deseja aventurar-se no mercado de trabalho.

O trabalho em equipe é algo que, desde o começo da carreira de todos os profissionais, os acompanha em praticamente todas as suas fases. Aqueles que conseguem se desenvolver bem neste sentido, ou seja, que colaboraram de forma positiva com os colegas no ambiente profissional, têm grandes chances de obter bons resultados, quando estiverem ocupando cargos de gestão

Isso porque, ao se tornar líder, o profissional que aprendeu a trabalhar bem em equipe, entende a importância desta necessidade e incentiva que este processo se desenvolva entre todos os membros de sua equipe. Com isso, não só os objetivos individuais são alcançados, de forma mais efetiva e duradoura, mas também os coletivos. 

Para saber mais sobre este assunto, sobre a importância do trabalho em equipe e o que você deve fazer para incentivá-lo em sua empresa, acompanhe-nos na leitura deste conteúdo e confira!

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7 dicas para trabalhar bem em equipe

O profissional que desenvolve a habilidade de trabalhar bem em equipe demonstra, sempre que necessário, maturidade, para lidar com os mais diversos tipos de situações que surgem em seu dia a dia. Este é um dos fatores que fazem com que seja tão importante ter esta colaboração mútua e diária entre todos os membros de uma equipe, dentro de uma empresa. 

Veja, a seguir, dicas infalíveis para trabalhar em equipe da melhor forma.

1 – Visão sistêmica

O primeiro passo para incentivar o trabalho em equipe é estimular todos a saírem de suas bolhas e desenvolverem a tão falada visão sistêmica. Isso quer dizer que é preciso pensar e ir além de suas próprias atividades todos os dias, pensando em formas de contribuir com o trabalho de cada um, para que, dessa maneira, seja possível alcançar os resultados individuais e também coletivos. 

Quando o indivíduo enxerga de forma sistêmica, ele consegue pensar e sugerir melhorias para os processos organizacionais, bem como contribuir com soluções mais estruturadas e eficazes, que vão ajudar, não só no desenvolvimento de toda a equipe, mas também da empresa, de uma forma geral. 

2 – Confiança

Depois de saber a importância da visão sistêmica, agora é hora de falar da confiança. Para que haja trabalho em equipe, é preciso haver confiança entre todos os membros que compõem o grupo. Isso porque, ela trata-se de um fator essencial para quem deseja alcançar os objetivos que são comuns a todos. 

Neste sentido, o que você deve fazer é não ter medo de mostrar suas vulnerabilidades, porque é isso que vai fazer com que as outras pessoas confiem em você e no seu trabalho. Assim, se precisar, não hesite em pedir ajuda a seus colegas e não tenha medo de assumir erros e falhas, já que tudo isso é primordial, para que esta colaboração mútua se desenvolva da melhor maneira possível. 

3 – Opiniões 

Este é um ponto delicado, mas que não pode ficar de fora quando o assunto é trabalho em equipe. Uma equipe é formada por diferentes tipos de pessoas, que têm visões distintas sobre o mundo ao seu redor. Isso pode fazer com que opiniões divergentes surjam no meio do caminho. 

No entanto, as opiniões divergentes não podem ser vistas como vilãs, já que elas estimulam o progresso dos trabalhos. O que queremos dizer é que nada vai adiantar se você, para evitar discussões, concordar em absolutamente tudo com seus colegas. Fazer isso não vai gerar resultados positivos. Pelo contrário, só vai levar à estagnação. 

O lado bom de trabalhar com diversos tipos de pessoas é exatamente isso, ter pontos de vista variados sobre os mais diversos assuntos. São estes pontos de vista que servirão como contribuição, para que se chegue a soluções criativas e inovadoras no dia a dia. 

Mas lembre-se, estas discussões devem ser saudáveis e respeitosas, para que, de fato, sejam produtivas. 

4 – Responsabilidade pelos resultados

Seguindo adiante, para que o trabalho em equipe aconteça da melhor forma, é preciso que todos os membros que fazem parte do time criem a consciência de que são responsáveis pelos resultados que devem ser alcançados. 

Criar esta consciência é essencial, porque, com isso, conseguimos pensar além de nossas responsabilidades, entregando o que há de melhor e também incentivando as pessoas ao nosso redor a fazerem o mesmo. 

5 – Conhecer cada membro da equipe

Se você ocupa um cargo de gestão, ou seja, se é o líder que conduz a equipe, é preciso conhecer com profundidade as particularidades que envolvem cada pessoa que faz parte do seu time. Este conhecimento contribui para que você direcione da melhor forma as atividades de cada um e também entenda de que forma pode incentivar o trabalho em conjunto. 

E mesmo que você não seja o líder, conhecer seu colega de equipe também vale de grande estímulo para que, tanto você, quanto os demais, sintonizem-se ainda mais, para caminhar em direção aos objetivos, capazes de trazer resultados positivos para todos. 

6 – Reconhecimento

Outro ponto que também faz com que o trabalho em equipe seja realizado da melhor forma possível é reconhecer sempre quando os bons resultados são alcançados pelo time. Este é ponto que têm fundamental importância, porque de nada adianta incentivar a colaboração mútua e não reconhecê-la, quando de fato ela acontece. 

Sendo assim, seja você líder ou membro da equipe, sempre que observar o esforço em conjunto de todos trazendo resultados positivos, não hesite em reconhecer e parabenizá-los pela alta performance alcançada. 

7 – Compartilhe os problemas

Reconhecer o bom desempenho é fundamental, mas essencial também é contar com o time para o compartilhamento de problemas. Realizar este movimento é essencial, não só para que se encontre soluções de forma mais eficiente, já que cada um pode colaborar com ideias e sugestões pertinentes, mas também para criar senso de pertencimento

Quando as pessoas sentem que estão sendo requisitadas, sentem que estão contribuindo com algo, elas se empenham ainda mais em dar o seu melhor e só quem ganha com isso é a equipe e a empresa como um todo. 

Por isso, procure compartilhar, não só as alegrias, mas também as adversidades. Isso gera crescimento e maturidade. 

Agora, conte-nos: o que você faz para potencializar o trabalho em equipe na sua empresa? Deixe a sua experiência nos comentários e lembre-se de enviar este artigo para seus amigos e familiares. 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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