Como gerenciar pessoas?

Reunião

Confira as habilidades de um bom gestor de pessoas.

Muito se fala hoje em desenvolvimento de lideranças e no fato de que todo profissional deve ter um perfil de líder, mesmo que não ocupe um cargo de gestor. São inúmeras as habilidades que um líder deve desenvolver, mas a principal é: gerir pessoas. O gerenciamento de pessoas não consiste apenas em delegar tarefas, supervisionar atividades e relatar resultados. Gerenciar pessoas vai muito além.

Recrutar, admitir, ensinar, conduzir e desenvolver — essas são algumas das características do líder, do gestor de pessoas. Aprimorar capacidades e habilidades dos subordinados, atendendo aos anseios pessoais e profissionais e visando ao alcance dos resultados da organização, é fundamental. Outras habilidades de um bom gestor de pessoas são:

1. Ser exemplo

O gestor de pessoas é um líder. Isso significa que ele deve não apenas falar o que deve ser feito, mas ser uma prova viva daquilo que ele defende. Sendo assim, deve agir da mesma maneira que espera que os seus liderados ajam: com pontualidade, assiduidade, respeito, dedicação, empatia, criatividade, proatividade, responsabilidade, entre outros atributos. As pessoas aprendem muito mais com um exemplo concreto de um líder do que com milhões de palavras.

2. Ter comunicação aberta, sabendo ouvir principalmente

Um gestor de pessoas precisa ser acessível. É claro que ele deve comunicar-se com clareza para dar ordens, explicar conceitos, cobrar resultados, prestar auxílio, corrigir erros e reconhecer acertos. Contudo, esse indivíduo também deve saber ouvir o que os seus liderados têm a dizer. É ouvindo as suas reclamações, opiniões e sugestões que podem surgir ótimas ideias. O líder é importante, mas ele deve incluir os seus colegas nas tomadas de decisão. Isso envolve saber falar, mas também saber ouvir.

3. Manter um bom relacionamento interpessoal

Um bom relacionamento interpessoal é um pré-requisito, que aparece em praticamente todas as vagas de emprego atualmente. Mesmo as profissões cujo dia a dia seja mais introspectivo e individual demandam, em algum momento, um contato mais direto com chefes, colegas e clientes. Por isso, é essencial que haja clareza de comunicação, bom humor, inteligência emocional, respeito, educação e empatia nessas interações. Coloque-se no lugar do outro. Isso transforma a rotina!

4. Desenvolver a inteligência e o controle emocional

Por falar em inteligência emocional, desenvolvê-la é a nossa próxima dica para gerenciar pessoas. Sabemos que o dia a dia de um líder pode ser bastante estressante, afinal de contas, ele precisa se responsabilizar por quem está abaixo dele, além de lidar com a pressão por resultados e tomar decisões a todo instante. Por isso, é primordial que ele desenvolva meios de aliviar essa pressão, sem descontar as suas emoções nas outras pessoas. É preciso ser equilibrado e tranquilo.

5. Ter flexibilidade

Ser flexível significa adaptar-se às diferentes circunstâncias. Hoje em dia, as coisas mudam com muita frequência, sendo que o mundo corporativo não é uma exceção. De uma hora para a outra, mudam as regras do jogo, aparecem novos concorrentes, surgem novas tecnologias, e as equipes precisam se adaptar a tudo isso para vencer. Por isso, ser flexível é essencial. Isso não quer dizer que a empresa deve abrir mão dos seus valores essenciais, mas deve acompanhar as tendências para agir.

6. Ser criativo e inovador

Se uma empresa ou equipe deseja resultados diferentes, ela precisa fazer também algo de diferente. Quem faz sempre as mesmas coisas terá sempre os mesmos resultados. Aliás, as empresas precisam saber muito bem disso, afinal de contas, os consumidores nunca foram tão ávidos por novidades como agora. Assim, é essencial inovar, investir no que há de novo, exercitar a criatividade e oferecer à sociedade soluções novas, que também criem diferenciais competitivos. Um bom líder faz isso!

7. Delegar responsabilidades

Gerir pessoas envolve contratar bons profissionais, de acordo com as necessidades da equipe. Além disso, inclui também oferecer cursos e treinamentos de capacitação para que essas pessoas se desenvolvam continuamente. É com base nas habilidades e conhecimentos adquiridos que o gestor deve distribuir funções e delegar responsabilidades, havendo compatibilidade entre a atividade e o seu executor. Isso garante a qualidade, a produtividade e também a motivação de todos os envolvidos.

8. Conduzir os processos de trabalho

Liderar, no entanto, não consiste apenas em dar ordens e cobrar resultados. Entre esses dois extremos, é preciso fazer-se presente. Isso envolve explicar procedimentos, reforçar regras, ensinar o uso de determinadas ferramentas, tirar dúvidas, prestar auxílio, corrigir os equívocos, reconhecer os acertos, enfim, mostrar que as pessoas da equipe podem confiar no seu gestor. Isso confere mais segurança e ânimo aos colaboradores, até que caminhem com mais independência.

9. Dar feedbacks construtivos

Por fim, é essencial que o gestor seja capaz de dar feedbacks individuais e construtivos a cada colaborador. Nesses momentos, devem ser apontados os erros cometidos, com sugestões de como melhorar futuramente, bem como devem ser reconhecidos os bons resultados obtidos. Um bom feedback é completo e mostra que o líder de fato quer ver o desenvolvimento e a evolução do colaborador. Ele sempre deve ser realizado com respeito, empatia e consideração pelo profissional.

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Como o coaching pode ajudar?

Um gestor de pessoas, ou seja, um líder, que aplique a metodologia do coaching na sua gestão, tem muito a ganhar. As ferramentas e técnicas do coaching farão com que ele esteja munido de conhecimentos e habilidades que permitam o desenvolvimento dos seus colaboradores e também das suas próprias competências, que serão aprimoradas.

Ele terá habilidades para criar um ambiente seguro e confortável aos liderados, dando a cada um deles responsabilidade nas suas respectivas tarefas e, sobretudo, participação nos resultados conquistados. Além disso, tomará decisões mais rápidas e eficazes, pois o coaching proporciona maiores conhecimentos em planejamento estratégico, foco e definição de metas e objetivos. Nesse sentido, entre em contato com o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching e conheça as nossas soluções!

E você, ser de luz, tem quais das características acima para ser um bom gestor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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