Como gerenciar e trabalhar com jovens profissionais

jovens profissionaisA pesquisa “Empresa dos Sonhos dos Jovens” realizada em 2013 pela Cia de Talentos e Next View, no Brasil e em mais 7 países da América Latina, retrata o comportamento de jovens profissionais no mercado, o que eles buscam em relação às profissões e também seus sonhos e desejos.

O fato é que, a juventude atual está mudada, seus objetivos e metas são diferentes do que tinham os jovens de mesma idade na geração passada. E sendo assim, buscam sempre trabalhar em lugares que preencham requisitos próprios, como um local que ofereça crescimento profissional e pessoal, desafios e possibilidade de inovar, entre outros.

Mas afinal, como trabalhar com jovens e assim, conseguir reter esses talentos? Separamos algumas dicas para você saber a melhor maneira de lidar com esse novo público de colaboradores que está cada vez mais presente no mercado de trabalho.

Em primeiro lugar lembre-se de dar feedbacks, essa é uma dica que não pode ser deixada de lado. Além disso, essa é uma das ferramentas apresentadas no processo de Coaching, pois ela propõe melhorias além de reforçar pontos positivos na pessoa e gerar motivação. O jovem necessita e quer saber se está fazendo tudo que foi solicitado de forma correta por isso essa é um instrumento de “avaliação” que pode ser usado.

Outro ponto importante é envolvê-los nas decisões que devem ser tomadas. Jovens não gostam de ficar ansiosos, por isso faça o possível para reduzir essa ansiedade e tente deixá-los a par das situações que ocorrem no departamento/empresa em que trabalham.

E por último, o jovem profissional de hoje, gosta de liberdade para pensar, criar e trabalhar. Eles já nasceram numa época onde há muita tecnologia e os acontecimentos são rápidos e dinâmicos, por isso, privá-los de ter acesso às informações, dentro da empresa é bloqueá-los para fazer de forma efetiva o seu trabalho.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010