Como um setor de RH pode alavancar o sucesso da empresa

Grupo de pessoas juntando as mãos

Entenda a importância do setor de RH para alavancar os resultados de uma empresa.

O setor de Recursos Humanos, ou RH, de uma empresa faz a ligação entre a diretoria e os seus colaboradores. Para uma empresa funcionar bem, é indispensável que o RH seja comprometido com a verdade e leal aos seus deveres. Essas obrigações incluem a contratação de funcionários, as ações de endomarketing, as estratégias de comunicação interna, os treinamentos, as avaliações de desempenho, os programas de promoção, além das rotinas básicas de departamento de pessoal.

Mas você sabe de que forma essas funções tão essenciais na vida de qualquer organização podem alavancar o seu sucesso? Conheça os meios pelos quais isso ocorre a seguir. Boa leitura!

1. Contratações de qualidade

Para que o RH mostre o seu poder de impactar positivamente as ações da empresa, o primeiro passo é garantir que profissionais capacitados e compatíveis com o perfil da empresa sejam contratados. Para que isso ocorra, o departamento deve construir um processo de seleção bastante completo e criterioso.

Em geral, esses processos devem levar em consideração a descrição específica da vaga (o cargo, a remuneração, as principais atividades e os requisitos esperados do candidato), o anúncio, a análise dos currículos recebidos, as entrevistas com o RH e com o gestor da área, os testes teóricos, os testes práticos, as dinâmicas de grupo etc. Essas etapas garantem que apenas pessoas com o perfil necessário ocupem os cargos disponíveis.

2. Integração dos funcionários

O setor de RH é responsável por desenvolver e promover eventos para aproximar os funcionários e fazer com que eles interajam entre si. Se a empresa possuir convênios com outras entidades, como academias e lanchonetes, é dever da área repassar essa informação aos colaboradores, incentivando-os a usufruir de todas as comodidades da empresa.

Essa criação de espaços de convivência e de eventos internos permite que os colaboradores, inclusive de diferentes departamentos, conheçam e construam bons relacionamentos uns com os outros. A integração desperta em todos a sensação de fazer parte de um time, o que é importante para combater o individualismo que tanto prejudica o dia a dia corporativo.

3. Treinamento e desenvolvimento

Uma empresa não se desenvolve sem treinamentos. O RH deve incentivar e investir em qualquer treinamento que possa ser útil aos diferentes departamentos. Se houver, por exemplo, um curso de comunicação que seja importante para a área de manufaturados, o departamento deve convocar todos para participar da palestra.

Cada setor deve ter a sua rotina de treinamentos técnicos, e cabe ao RH fazer parcerias com os treinadores e professores mais capacitados em casa uma das áreas. Além disso, os treinamentos corporativos também devem desenvolver as chamadas soft skills, que são competências comportamentais (não associadas a este ou àquele departamento, especificamente), como: criatividade, planejamento estratégico, inteligência emocional, comunicação eficaz etc.

4. Comunicação interna

Como citamos anteriormente, uma das funções do RH é fazer o “meio de campo” entre a diretoria e os colaboradores da empresa. Por isso, é desse departamento que devem partir os comunicados oficiais a todos os funcionários. Assim, os profissionais de RH precisam desenvolver e alimentar uma rede de comunicação interna eficiente, que pode ser feita por meio de murais, fóruns online, redes de e-mail, intranet, entre outras plataformas.

Uma boa comunicação interna mantém todos os funcionários cientes das informações importantes da empresa, como resultados obtidos, objetivos para os futuros projetos, regras da empresa, eventos e treinamentos internos e avisos em geral.

5. Endomarketing

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, é um conjunto de ações destinadas a resolver os desejos e as necessidades dos próprios colaboradores da empresa. Essas ações devem despertar em cada um deles uma sensação de pertencimento ao time, de reconhecimento e de motivação para trabalhar naquele local.

Parcerias com instituições de ensino e academias, comunicação interna eficaz, bonificação por resultados, eventos de integração, pesquisas de satisfação, planos de carreira e reuniões de feedback são alguns dos exemplos de ações que mostram que a empresa se preocupa com o desenvolvimento e com a qualidade de vida dos seus funcionários.

6. Análise de novas ideias e estímulo à criatividade

Incentivar a criatividade é fundamental para alavancar o sucesso da empresa. Promover concursos que ajudem os colaboradores a desenvolvê-la, portanto, é primordial para sair da “zona de conforto”.

Além disso, auxiliar na implementação de novidades e fazer com que o crédito do trabalho seja corretamente atribuído é também papel do RH. Assim, todos os colaboradores que tiverem uma ideia para a empresa podem enviá-la ao setor, que decidirá quais são interessantes e viáveis.

Quando a avaliação for positiva, o RH fará a ponte entre o funcionário e a diretoria, marcando reuniões para a apresentação da proposta. Caso seja implementada, o setor deve garantir que a iniciativa seja devidamente creditada ao funcionário e providenciar bonificação, se houver.

Café da manhã na empresa, ginástica laboral, sessões de meditação no trabalho, eventos de integração de funcionários, palestras e eventos internos, adoção de novos softwares para a realização das atividades, sugestões de organização do espaço e criação de uma sala de recreação e descompressão são algumas das ideias que podem surgir, com o aval do RH.

7.Padrão de avaliação e pesquisas de satisfação

De tempos em tempos, o setor de RH deve propor uma avaliação na empresa, para conferir se tudo está funcionando de acordo com as normas e se os colaboradores estão satisfeitos com os processos e com a gestão. É importante fazer perguntas como “as reuniões semanais ajudam ou atrapalham no desenvolvimento das atividades?”, “como você avalia o desempenho do informativo interno?”, entre outras. Um questionário anônimo é a melhor opção para a realização de pesquisas do tipo.

Além disso, o RH também deve auxiliar os gestores da empresa na avaliação de desempenho de cada funcionário, definindo os critérios a serem considerados (como: dedicação, pontualidade, assiduidade, bom relacionamento com os colegas etc.). Esse “roteiro” ajuda o gestor a conduzir o feedback, comunicando o colaborador dos seus pontos positivos e daqueles que precisam de melhorias — apontando sugestões para aprimorar o seu desempenho.

8. Planos de carreira

Um dos fatores que mais motivam os funcionários a permanecerem na organização é o plano de carreira. Esse plano determina o que esse colaborador deve fazer para obter cargos e remunerações mais altos e em quanto tempo isso deve ocorrer. Assim, um funcionário pode construir uma carreira como estagiário de marketing, redator junior, redator pleno, redator sênior e diretor de criação, por exemplo, na mesma empresa.

O RH ajuda os diretores de cada departamento a construir esses planos de carreira e a definir os critérios de promoção. Esse tipo de programa ajuda a fidelizar o colaborador, o que reduz a rotatividade de funcionários (um problema que prejudica a produtividade e a situação financeira da empresa).

9. Remunerações justas e benefícios adicionais

Por fim, como citamos no início do artigo, o RH também é o setor que comanda as rotinas básicas de departamento de pessoal, como a documentação para a contratação/desligamento de funcionários, a comunicação junto aos sindicatos, a organização das férias e das licenças, as folhas de pagamentos, entre outros.

Por isso, o setor de RH é uma peça-chave para que a empresa possa pagar aos colaboradores salários justos, motivando-os a dar o melhor de si nas atividades dos seus respectivos cargos. Além disso, é comum que o departamento, de acordo com a cultura da empresa, providencie determinados benefícios como: vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, auxílio-educação, plano médico e/ou odontológico, convênios com outros serviços, entre outros.

O setor de Recursos Humanos, como o nome sugere, tem a função de cuidar, organizar e melhorar constantemente a vida do trabalhador na empresa. Isso envolve tanto a parte mais burocrática como as iniciativas de motivação e satisfação para reter talentos e fazer com que todos se desenvolvam e progridam. Sempre que um funcionário cresce em sua carreira, a organização como um todo se beneficia dos talentos e habilidades que foram adquiridos. Essa é a importância do RH!

Você sabia que o departamento de RH tinha tantas funções importantes? O que pensa sobre o tema? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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