Conheça os benefícios do trabalho em equipe

Trabalho em Equipe

Conheça os Benefícios do Trabalho em Equipe

 

Como todos sabem, uma empresa é feita por pessoas. São elas que garantem a existência e o crescimento. Diante disso, é fundamental que as organizações estruturem de forma eficaz o trabalho em equipe. Este é indispensável para que a organização alcance seus objetivos, obtenha resultados extraordinários e siga em constante evolução no mercado em que está inserida. Claro que para que o trabalho em equipe flua de forma positiva é preciso que todos os envolvidos atuem de forma ativa e efetiva. Vou discorrer mais sobre o assunto ao longo desse artigo. Acompanhe!

Uma boa gestão é reflexo de um bom líder. É pensando nisso que resolvi te presentear com meu livro “Leader Coach”. Seja um líder Extraordinário!

Existem algumas características que são fundamentais para que qualquer funcionário tenha sucesso em qualquer carreira. Confira agora algumas delas:

O que o colaborador deve oferecer

  • Profissionalismo;
  • Maturidade;
  • Respeito ao ponto de vista do outro;
  • Engajamento;
  • Empatia;
  • Cordialidade;
  • Compreensão com a experiência individual;
  • Sentimento de coletividade;
  • Altruísmo;
  • Solidariedade.

Enfim, é importante que todos entendam que cada pessoa possui diferentes experiências passadas e presentes que influenciam em sua visão de mundo. Quando trabalham em equipe, os profissionais trocam conhecimento entre si, ajudam a trazer novas ideias e geram maior lucratividade à organização.

Benefícios para a empresa

O trabalho em equipe bem realizado é capaz de trazer vários benefícios para a empresa e para os profissionais envolvidos. Quer saber quais são? Então, confira alguns deles, querida pessoa!

  • Maior criatividade: a troca de informações e experiências favorece a ampliação de visão dos profissionais, estimulando a criação e inovação para o desenvolvimento de novas soluções.
  • Aumento de aprendizagem: além do estímulo à criatividade, a troca de conhecimentos contribui significativamente para enriquecer a sabedoria de todos.  Em ambientes que funcionam dessa forma, todos aprendem e todos ensinam.
  • Maior envolvimento e comprometimento: quanto maior a participação dos colaboradores nas tomadas de decisão, mais eles sentem que realmente fazem parte da organização. Esta sensação de pertencimento impacta diretamente na motivação e comprometimento.
  • Habilidades diferentes para cada necessidade: ninguém consegue ser bom em tudo e trabalhar em equipe é o único caminho para enfrentar todos os desafios do mercado. Cada profissional possui um ponto forte, e cabe aos líderes fazer corretamente a gestão de competências do time, de modo as habilidades se complementem e a equipe seja forte e completa.
  • Melhor ambiente de trabalho: o trabalho em equipe influencia diretamente no clima organizacional: quanto mais fluidos e conectados em direção a um mesmo sentido, mais positivo será o ambiente, estimulando a motivação, bem-estar, produtividade, engajamento e a lucratividade.

O que a empresa deve oferecer

Não basta apenas que a empresa exija que o colaborador saiba trabalhar em equipe ou simplesmente esperar que ele tenha todas as características para tal. A gestão e a liderança devem trabalham em conjunto com as áreas de recursos humanos e treinamento para planejar e construir soluções que possam desenvolver o espírito de coletividade e também as suas virtudes.

É essencial entender que um funcionário que consegue somar suas competências técnicas às dos outros da equipe deve ser incentivado a continuar com tal comportamento. Assim como aquele que tem dificuldade em dividir a sabedoria e de discutir as atividades com outros membros do time, deve ser incentivado a encontrar os pontos da sua personalidade que são mais ligados à coletividade. Basicamente, a corporação não deve deixar ninguém de lado e sim desenvolver.

Existem algumas ações que podem contribuir com um cenário para suscetível às atividades em conjunto. Confira:

  • Clima organizacional harmonioso: é fundamental que a gestão e a liderança deem a atenção necessária para todos os colaboradores do ponto de vista físico, emocional, comportamental e profissional. Isso quer dizer que a empresa oferecer os materiais necessários para realizar as atividades, não promoção de rivalidades e fofocas, um canal aberto de comunicação com as hierarquias acima e espaço para a liberdade de expressão e de opinião.
  • Ensinamento externo: incentivo de educação contínua com cursos complementares, ensino EAD, especializações, MBA e mais.
  • Ensinamento interno: treinamentos internos em diversos formatos, tais como online, workshop, formação e mais.
  • Coaching: esse é um item que ainda não faz parte do planejamento anual de todas as empresas, mas que está conquistando cada vez mais espaço. O setor que cuida de treinamento e desenvolvimento tem o dever de buscar pelo maior número de alternativas e soluções para prever e sanar problemas e o coaching chega como uma forma de realizar as duas tarefas. O coaching é um método que busca empoderar as pessoas ao transformar suas vidas de maneira positiva. Faz parte da metodologia usar técnicas e ferramentas que promovam o autoconhecimento, autodesenvolvimento, autoconfiança e evolução constante.

Soluções corporativas personalizadas

O método coaching atende a diversos públicos em diversas áreas profissionais e até em diferentes âmbitos da vida. Sempre há uma formação que se relaciona com o que você precisa em determinado momento da sua vida. Quer ver? Há coaching para relacionamento, emagrecimento, executivo e muito mais. E para o mercado de trabalho, há opções ligadas à liderança, psicologia, recursos humanos e por aí vai.

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) oferece formações que transitam em diferentes campos profissionais e pessoais e que podem ser úteis em várias fases da vida. Uma empresa, por exemplo, pode realizar o coaching com as pessoas que compõem o time que precisa de um empurrãozinho para ser um grupo de alto desempenho. Para isso, existem as Soluções Corporativas, que a organização pode optar por diferentes formas de aplicação da metodologia.

Para isso, basta saber como a equipe se comporta hoje e qual é o comportamento que a empresa almeja que ela exerça. Mais do que isso: quais são as características profissionais que essas pessoas devem ter para alcançarem as metas da empresa e quais são as características enquanto time que elas podem evoluir com conjunto. A intenção não é que a gestão engesse o modo de pensar de determinadas pessoas, mas de mostrar como o progresso é importante para cada um daqueles profissionais tanto para um dia a dia melhor quanto para a própria empresa e a carreira deles. As Soluções Corporativas podem acontecer em um dia de treinamento, workshop, palestra e muitas opções que podem ser customizadas de acordo com a necessidade e a meta.

Uma boa gestão é reflexo de um bom líder. É pensando nisso que resolvi te presentear com meu livro “Leader Coach”. Seja um líder Extraordinário!

Outro curso interessante do IBC é o Consultor em Análise Comportamental, que ensina ao coachee (aprendiz) a fazer o mapeamento de perfil e tendências comportamentais. Tal sabedoria faz com que o profissional de recursos humanos, psicólogo, terapeuta, gestor, entre outros, consiga identificar o perfil de cada colaborador com mais assertividade e agilidade. Isso fará com que o processo de recrutamento e seleção seja mais preciso, os trabalhos de retenção de talentos sejam mais efetivos e as atividades de desenvolvimento de pessoas e de melhoria do clima organizacional sejam realmente positivas.  

Além disso, os gestores dos gestores podem planejar a aplicação do coaching em grupo ou individual para os líderes e eles mesmos. Como eu já disse, o método é uma forma de evoluir, então, nada mal que todos evoluam juntos. O Instituto Brasileiro de Coaching tem as formações Leader Coach Training (LCT), Professional & Self Coaching (PSC) e Business and Executive Coaching (BEC), que são ideais para capacitar ainda mais os líderes e executivos de alto desempenho. Os resultados serão vistos em curto, médio e longo prazo tanto no comportamento daqueles que passaram pela metodologia quanto para aqueles que são liderados por eles.

E você, o que tem a dizer sobre trabalho em equipe? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e opinião sobre o assunto! E se este conteúdo ajudou você de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 524028343  – https://www.shutterstock.com/pt/g/manop%20phimsit

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010