Culture Code – O que é e como implementar?

CULTURA palavra feita com blocos de construção

Confira algumas dicas para implementar o Culture Code em sua empresa.

A cultura de uma empresa é um elemento fundamental para que seus processos ocorram de forma alinhada e o sucesso seja alcançado. O Culture Code, ou Código de Cultura, está relacionado exatamente a isso, à mentalidade que os gestores possuem e desejam passar para a sua equipe.

Através de uma cultura forte, uma companhia consegue manter padrões de qualidade e oferecer um ambiente corporativo positivo para seus funcionários. Continue a leitura para saber mais a respeito do Culture Code, sua importância e dicas de como implementar no seu negócio.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que é Culture Code?

Culture Code é a soma da visão, da postura, da ética e dos valores essenciais para uma organização. Mesmo que não seja um ativo tangível, ou seja, que não pode ser visto ou tocado, é um dos elementos mais importantes para uma empresa.

Podemos considerar o Culture Code como um manual de conduta para que os colaboradores sigam. Esse conteúdo pode ser apresentado a eles de diferentes formas, como: impresso, em arquivo digital ou mesmo na forma de vídeo.

Muitas companhias optam por combinar duas versões para facilitar o entendimento. Assim, além de realizarem uma apresentação oral, fornecem as informações em material impresso para que os funcionários consultem em caso de dúvida.

Ter clareza em relação à cultura da empresa é importante, tanto para que a equipe tenha a postura que a gestão deseja, quanto para que se sintam mais confiantes no dia a dia de trabalho.

Quando os funcionários sabem exatamente o que o empregador espera deles, se sentem parte da companhia e, como consequência, alcançam um melhor desempenho. Sem uma cultura forte e bem definida, o empreendimento corre o risco de que se crie um padrão automático em que a qualidade não é valorizada.

Benefícios do Culture Code

Para entender melhor a importância do Culture Code na prática, veja quais são os benefícios que pode oferecer a uma empresa.

Define o tom para os funcionários seguirem

Embora cada indivíduo tenha o seu temperamento, sabemos que precisamos nos adaptar de acordo com cada ambiente. Através do Culture Code os funcionários têm clareza sobre o tom que devem seguir dentro da empresa.

Ao compreenderem qual é a visão, a missão e os valores da companhia, os colaboradores sabem exatamente o que a companhia espera deles. Assim, eles se tornam verdadeiros embaixadores da marca ao interagirem com fornecedores e clientes.

Atração e retenção de talentos

É importante destacar que o Culture Code não é um conjunto de regras criadas com o intuito de tolher a liberdade dos funcionários. Trata-se de um guia que torna o ambiente mais organizado e positivo, e o ser humano de maneira geral gosta e precisa disso.

Por essa razão, empresas que possuem um código de cultura que não fica apenas na teoria e é praticado, conseguem reter e atrair talentos. Essas companhias se tornam bem vistas pela sociedade, o que faz com que os profissionais desejem ser parte delas.

Ambiente harmonioso

Quando há determinações que regulamentam a convivência e a execução das tarefas, se tem uma redução nos desentendimentos. Afinal, cada colaborador faz a sua parte, contribuindo para a excelência dos processos, como em uma orquestra.

Essa organização favorece o bom relacionamento, pois reduz significativamente as chances de desentendimentos. Assim, se constrói um ambiente harmonioso, o que se torna a porta de entrada para uma série de outros benefícios.

Funcionários leais à empresa

Em uma família, os pais determinam as regras que os filhos deverão seguir, contribuindo para a formação do caráter deles. Isso os torna parte daquele grupo. Em uma empresa, o Culture Code tem um impacto semelhante.

Por se sentirem verdadeiramente parte da companhia, os funcionários se tornam leais a ela. Essa lealdade poderá ser percebida em sua dedicação, no orgulho ao falarem da empresa para terceiros, no relacionamento com os clientes, entre outras situações.

Maior facilidade para alcançar objetivos

Quando a equipe tem uma visão alinhada com a empresa, o alcance de objetivos tem seu caminho facilitado. Imagine, por exemplo, que a companhia tenha como meta oferecer o melhor atendimento ao cliente. Através de uma cultura forte, a equipe irá naturalmente se engajar nisso, facilitando a chegada ao objetivo.

5 Dicas para implementar o Culture Code em sua empresa

Depois de entender o que é Cultura Code e os seus benefícios, chegou o momento de conferir dicas de como implementá-lo em sua empresa, acompanhe!

1. Defina os valores da empresa

Para implementar o Culture Code em sua empresa é preciso, antes de tudo, ter clareza sobre informações relacionadas à cultura do empreendimento. Um ponto importante a considerar é que se deve ter a real intenção de que tudo seja praticado e não se torne apenas algo bonito, mas que ninguém aplica.

2. Crie um guia com as principais informações

Depois de definidos os valores da empresa, é hora de transformá-lo em um guia que será disponibilizado aos colaboradores. Nesta etapa, é válido contratar os serviços de um redator para organizar as ideias e apresentá-las de forma clara e objetiva em forma de texto.

3. Apresente o conteúdo à equipe

Como mencionado anteriormente, o conteúdo pode ser apresentado de diferentes maneiras à equipe. De modo geral, as formas mais eficazes de fazer isso envolvem combinar a entrega de uma material escrito com uma apresentação, que pode ser em vídeo ou em uma reunião.

4. Faça do Culture Code um tema frequente

É preciso que o Culture Code seja um tema frequente nas reuniões e diálogos entre líderes e liderados. Assim, o conteúdo se tornará realmente parte da rotina, o que irá resultar em uma cultura forte e sólida.

5. Demonstre abertura para acolher as dúvidas da equipe

As regras não devem ser vistas como imposições e sim como um sinal de organização. Nesse sentido, os gestores e líderes devem demonstrar abertura para acolher as dúvidas da equipe. Inclusive, através dessa troca, pode surgir a necessidade de se fazer alterações no Culture Code, o que é bastante natural.

Você já tinha ouvido falar a respeito de Culture Code? Pretende aplicar o conceito em sua empresa? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63