Descubra técnicas e formas de organização

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© Depositphotos.com / BrianAJackson O tempo pode ser seu maior sabotador ou seu grande aliado no alcance de suas metas, objetivos e sonhos almejados.

É muito comum ouvirmos que tempo é dinheiro ou que ele resolve tudo. Entre uma reflexão e outra, a conclusão que podemos tirar é de que o tempo é o nosso bem mais precioso, afinal, tempo é vida! Mas e você, acredita verdadeiramente que tem usufruído seu tempo da melhor maneira?

O tempo pode ser seu maior sabotador ou seu grande aliado no alcance de suas metas, objetivos e sonhos almejados. O fato é que nosso dia a dia tem se tornado cada vez mais complexo e cheio de demandas, e a sensação é de que seriam necessárias bem mais que 24 horas para cumprir todos os prazos e obrigações. Como esta não é uma possibilidade real, se torna necessária uma boa administração e domínio do tempo para quem deseja alcançar o sucesso.

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Dicas de técnicas e formas de organização

Organizar o tempo é o ponto de partida para gerir o tempo com eficiência, confira abaixo dicas poderosas para desenvolver essa habilidade:

Decisão

Organizar a vida é colocar cada elemento que a compõe em seu devido lugar. Para atingir esse equilíbrio desejado, o processo reflexivo irá conduzi-lo às conclusões que mais fizerem sentido para você. As seguintes perguntas podem te ajudar:

  • Quais são seus critérios para viver uma vida plena seja pessoal ou profissionalmente?
  • Qual seu estado atual e seu estado desejado nos mais diversos contextos de sua vida?
  • Qual a sua definição de sucesso?

Considere que a harmonia de seu universo é atingida na construção diária de seus afazeres.

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Planejamento

Liste suas atividades em uma agenda ou aplicativos no celular, e assuma o controle do seu dia! Esse exercício irá ajudá-lo a manter seu bom estado mental, uma vez que ao transcrever suas demandas você obtém uma visão ampla sobre o que precisa ser feito.

Tríade do Tempo

A tríade do tempo é uma ferramenta ideal para que você aprenda a gerenciar seu tempo da melhor forma. Para isso separe todas as tarefas 3 esferas:

  • Importantes – todas as atividades relevantes, necessárias e que trazem resultados a curto, médio ou longo prazo;
  • Urgentes – atividades em cima da hora ou fora do prazo estabelecido;
  • Circunstanciais – atividades desnecessárias ou irrelevantes.

Disciplina

Um bom planejamento é essencial, mas ficar apenas no papel não adianta nada. Comprometa-se com seu tempo e siga de fato seus planos para caminhar na direção favorável ao crescimento.

Foco e clareza

Saber exatamente quais são os passos necessários para o alcance de seus objetivos e direcionar suas energias para as devidas necessidades são atitudes decisivas para a concretização de qualquer resultado.

E você, tem feito da organização seu aliado? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

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