Dificuldades na hora de contratar? 5 Motivos para você terceirizar esse processo

entrevista de emprego

Ter profissionais especializados à disposição para a contratação é imprescindível para contratar com sucesso.

A terceirização de serviços já é uma realidade para muitas empresas, no entanto, ainda é um tema cercado por uma série de dúvidas. Gestores de pequenas e médias empresas, de maneira geral, ainda não usufruem completamente dos benefícios dessa alternativa. Basicamente, a terceirização consiste em um processo de gestão pelo qual são repassadas algumas funções para terceiros.

Os processos repassados terceirizados consistem em atividades-meio, aquelas que não se relacionam diretamente com o foco produtivo da empresa. Essa terceirização permite que a companhia se mantenha focada na função principal que desempenha, isto é, sua atividade-fim. 

Uma das áreas que vem se destacando pelos excelentes resultados decorrentes da terceirização é a de seleção e recrutamento. Muitas empresas percebem que têm dificuldades na hora de fazer boas contratações. Para evitar a escolha de profissionais pouco afinados com a companhia ou que não se encaixam nas exigências, é válido terceirizar. 

Além de focar na realização da atividade-fim da sua empresa, a terceirização permite contar com especialistas em recrutamento. Continue lendo para conhecer 5 motivos pelos quais vale a pena terceirizar a seleção de novos colaboradores.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Terceirização do recrutamento e seleção de talentos: conheça 5 motivos para aderir

No início da jornada de uma pequena empresa, a terceirização pode não parecer vantajosa. Contudo, conforme o empreendimento vai crescendo, torna-se mais difícil focar na atividade-fim e resolver questões referentes ao recrutamento. 

Conseguir preencher as vagas com perfis alinhados com as necessidades da companhia é essencial. Escolhas acertadas evitam retrabalhos e, especialmente, o aumento nos custos. A seguir listamos os 5 motivos para terceirizar a seleção de novos profissionais na sua empresa.

1. Relação custo x benefício

Colocando na ponta do lápis, o gestor perceberá que a terceirização desse processo é bastante vantajoso financeiramente. Inicialmente, é necessário afinar a atuação junto à consultoria contratada. Contudo, com o passar do tempo, a empresa de consultoria conseguirá ter uma boa leitura do perfil de candidatos mais interessante para a sua companhia.

Em geral, as empresas que aderem a terceirização da contratação utilizam a consultoria para contratar toda a equipe, desde os estagiários até os diretores. Companhias especializadas em recrutamento e seleção têm expertise em realizar esse processo, de maneira que conseguem fazer uma triagem mais eficiente.

2. Mais tempo para focar na atividade-fim

Certamente, um dos grandes benefícios de contratar uma consultoria de recrutamento é não precisar se ocupar desse processo. Especialmente as empresas de médio e pequeno porte podem ter dificuldade de destacar um profissional para essa atividade de recrutamento.

Em vez de perder um colaborador que ficará responsável por selecionar candidatos, é mais fácil contratar uma consultoria que fará uma escolha bem mais acertada. Em linhas gerais, os profissionais atuantes nas empresas já têm uma rotina estabelecida.

Ter que sair dessa rotina para realizar processos da área de recursos humanos pode ser bastante complicado. Como citamos acima, quando há o alinhamento entre a empresa e a consultoria contratada, o processo é relativamente simples.

Chegará um momento em que os candidatos pré-selecionados enviados pela consultoria já estarão dentro do perfil esperado. A terceirização do processo de seleção permite que a empresa se torne mais produtiva, focando apenas na sua atividade-fim.

3. Maior variedade de candidatos

Um dos motivos mais interessantes para investir na terceirização do processo de recrutamento é ter acesso a mais candidatos. Empresas focadas em recrutamento e seleção têm amplos bancos de currículos. Logo, podem ter um alcance mais significativo para encontrar candidatos perfeitos para as vagas em questão. 

Além de permitir selecionar candidatos com o perfil acadêmico ideal, também amplia o leque de escolhas para candidatos com o perfil pessoal adequado. As habilidades pessoais dos profissionais têm se mostrado um ponto cada vez mais relevante para as efetivações. Quanto mais opções se tem, mais chances de encontrar o profissional certo.

4. Recrutador experiente

O ideal é que o processo de recrutamento e seleção de novos contratados seja feito por um especialista. Nesse ponto é evidente a relevância de contar com uma consultoria terceirizada. Os recrutadores da consultoria trabalham com essa atividade todos os dias, ou seja, estão acostumados às etapas.

Dificilmente um recrutador de uma empresa terceirizada deixará passar alguma discrepância do perfil do candidato e da vaga. Profissionais com esse foco de atuação tendem a ter uma percepção mais apurada para questões que poderiam passar por quem não tem experiência.

É essencial ressaltar que o trabalho de recrutamento e seleção de profissionais exige uma série de conhecimentos e habilidades. Contar com recrutadores profissionais é essencial para ter sucesso nas suas contratações. 

5. Redução de custos e turnover 

Por fim, o quinto motivo para a terceirização do processo de seleção é evitar custos desnecessários e alta rotatividade (turnover). A contratação de um candidato que se mostra inadequado, em alguns meses gera um custo desnecessário para a sua empresa.

Afinal, esse colaborador, ao ser contratado, precisará passar pelo treinamento. Se ele não permanecer na vaga, seja por vontade própria ou por vontade da empresa, já terá gerado um grande custo.

Será necessário realizar um novo processo de seleção, ou seja, investir em divulgação e dispor alguém para fazer a triagem de currículos e entrevistas. Tendo escolhido um novo profissional, será necessário treiná-lo também. Percebeu como uma escolha ruim pode levar a uma série de gastos desnecessários?

Além disso, contratações errôneas levam a um número elevado de taxa de rotatividade, o turnover. Uma empresa que tem um número elevado de saídas passa a ter uma imagem desgastada no mercado. Em um contexto em que os melhores profissionais podem escolher onde trabalhar, não é bom ter a imagem de ser uma organização ruim, não é mesmo?

Em resumo, a contratação de uma consultoria terceirizada para auxiliar no processo de recrutamento e seleção é bastante vantajosa. Tenha em mente que a imagem da sua empresa e a boa gestão dos recursos corporativos é determinante para o sucesso do empreendimento. Ter profissionais especializados à disposição para a contratação é essencial para contratar com sucesso. 

A terceirização da contratação pode ser uma solução prática para as empresas que têm dificuldades de contratar. Qual sua opinião sobre o assunto? Comente abaixo!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010