O que é e como identificar uma pessoa visionária na sua empresa?

pessoas visionárias em um negócio

Identifique pessoas visionárias em seu quadro de colaboradores

Todas as empresas possuem equipes formadas por profissionais talentosos. Dentre tantos talentos, existem aqueles que possuem uma habilidade muito valiosa: a capacidade de ver além.

Pessoas com tais habilidades também são chamadas de visionárias. Elas são pessoas que conseguem visualizar oportunidades de negócios, além de terem a brilhante capacidade de ter ideias criativas e inovadoras.

Veja alguns exemplos de pessoas visionárias:

  • Steve Jobs — fundador da Apple, um dos homens mais ricos da história;
  • Charlie Chaplin — ator e diretor britânico, notável por suas críticas sociais no cinema mudo;
  • Bill Gates — empresário, investidor e filantropo americano, fundador da Microsoft;
  • Silvio Santos — apresentador de televisão, fundador do SBT e do grupo empresarial Silvio Santos;
  • Camila Achutti — professora de engenharia, fundadora e CEO da Mastertech, nomeada Forbes Under 30 em 2017.

Assim como os nomes acima, existem pessoas visionárias em todas as áreas do conhecimento: nas artes, na tecnologia, na medicina, nas ciências humanas e nas ciências exatas. Se olhar bem, você consegue encontrar um exemplo de pessoa visionária em todos esses segmentos. Diante disso, fica a questão: como identificar uma pessoa visionária na sua empresa?

Para te ajudar a identificar quem são as pessoas visionárias que podem estar aí embaixo do seu nariz, veja algumas das principais características que esses indivíduos apresentam. Vamos lá?

[php_everywhere instance=”2″]

6 Características de uma pessoa visionária

1. Sede de conhecimento 

Para muitos, essa característica faz do visionário uma pessoa curiosa, mas não é. Uma pessoa visionária busca informações que tornarão o seu trabalho melhor e mais eficiente. São, ainda, pessoas que se baseiam em informações precisas para tomar decisões assertivas e terem ideias que beneficiem a todos.

Por isso, uma pessoa verdadeiramente visionária está sempre lendo. Ela lê livros, revistas, notícias, enfim, tudo aquilo que surge de informação para se manter atualizada. Essas pessoas estão sempre antenadas a tudo o que ocorre no Brasil e no mundo, afinal de contas, nunca se sabe quando e onde pode surgir uma oportunidade de negócios.

Além disso, esses indivíduos gostam muito de conversar. Trocam ideias com pessoas de diferentes lugares, culturas, idades e áreas profissionais. Assim, eles gostam de extrair aprendizados de cada contato que fazem. Pesquisam sobre diferentes assuntos e, dessa forma, adquirem valiosos conhecimentos.

2. Autoconhecimento e Autoconfiança

Uma pessoa visionária busca conhecimento e informações com base no que conhece de si mesma. Acima de tudo, a pessoa visionária acredita em seus projetos porque confia em suas próprias capacidades, talentos, habilidades e competências. Se, em sua empresa você encontrar alguém com essas características, você tem grandes chances de estar diante de uma pessoa visionária.

O autoconhecimento e a autoconfiança não são sinônimos de arrogância e prepotência. Ao contrário, essas duas ferramentas permitem que o indivíduo esteja mais consciente de seus pontos fortes e de seus pontos que ainda precisam de melhorias.

É conhecendo a si mesmo que o visionário será capaz de potencializar e colocar em prática as suas competências, ao mesmo tempo em que estuda e age no sentido de resolver os seus aspectos que não são tão eficazes. Sem esse conhecimento, o visionário torna-se muito mais suscetível ao erro.

3. Criatividade

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a criatividade não é um dom. Ser criativo nada mais é do que juntar referências em seu repertório mental e conseguir utilizar essas referências na resolução dos problemas e desafios que surgem no seu dia a dia.

Por isso, a criatividade depende do conhecimento do indivíduo. Todo livro, filme, viagem, conversa, notícia e acontecimento pode ser uma fonte de insights para que uma ideia poderosa surja. As pessoas visionárias treinam as suas mentes para analisar todo o tipo de conteúdo que recebem e fazem a seguinte pergunta a si mesmas: como posso usar essa informação para fazer algo útil, que faça a diferença na vida das pessoas?

Por isso, alguém criativo não necessariamente é alguém que cria algo do zero, mas alguém que “recicla” algo que já existe, promove melhorias e aplica num novo contexto, de forma inovadora. Você não precisa reinventar a roda. Basta encontrar uma solução que já é bem-sucedida e adaptá-la ao seu contexto. Isso é ser criativo e, consequentemente, visionário!

4. Planejamento e disciplina

Por serem perseguidoras de seus sonhos, as pessoas visionárias mantêm o foco em seus objetivos e ideais. E, para manter o foco, elas são disciplinadas e estabelecem rotinas e regras para que as metas traçadas sejam alcançadas com assertividade e excelência.

Apesar de serem pessoas extremamente criativas, isso não significa que os visionários sejam desorganizados. Ao contrário, eles sabem que, sem disciplina, as suas ideias jamais sairão do papel, mesmo que sejam extremamente inovadoras.

Por isso, esses indivíduos atuam com planejamento, mapeando tudo aquilo que será necessário para transformar um sonho em realidade. Eles têm a cabeça nas nuvens, mas os pés firmes no chão para conferir a viabilidade das suas ideias. Cada etapa de um projeto é cuidadosamente desenhada, com ações estratégicas e prazos para a sua conclusão. Só com este método é que essas pessoas alcançam resultados mais expressivos.

5. Networking

Os visionários confiam demais em suas próprias capacidades. Entretanto, isso não lhes tira a consciência de que, na vida, nada se faz sozinho — ou ao menos a consciência de que tudo corre com mais facilidade e rapidez quando estamos bem acompanhados.

Como citamos anteriormente, esse tipo de pessoas gosta muito de conversar com indivíduos com diferentes saberes. Por isso, os visionários são ótimos em networking, que é a capacidade que uma pessoa tem de construir e manter relacionamentos, especialmente com a finalidade de estabelecer parcerias.

Assim, essas pessoas não apenas criam laços com quem de fato possa auxiliá-las na execução dos seus projetos, como também se disponibilizam a ajudar a quem precisar de seus conhecimentos. Essa é a essência da troca de saberes que faz a diferença na vida dos visionários.

6. Senso crítico

Por fim, é sempre importante lembrar que, mesmo com toda a genialidade das pessoas visionárias, elas jamais perdem o seu próprio senso crítico. Isso significa que elas aceitam receber críticas construtivas, mas são elas mesmas as principais avaliadoras de seu desempenho.

Assim, é válido falar que um visionário genuíno jamais perde a sua humildade, já que ele sempre tem em mente a necessidade e o desejo de fazer melhor. Isso conduz essas pessoas a um processo de evolução constante, que aprimora e aperfeiçoa os seus resultados com o passar do tempo.

Os visionários sabem quando é hora de investir numa ideia e quando é melhor recalcular a rota, partindo para um novo caminho. São analíticos, responsáveis, criativos e persistentes, mas sabem manter a flexibilidade e a adaptação a diferentes realidades. Visão de longo alcance e teimosia com certeza não combinam!

E você, consegue identificar algum conhecido visionário, com base nessas características? Ou talvez seja você mesmo o visionário da sua empresa ou do seu departamento! Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, não se esqueça de compartilhá-lo por meio das suas redes sociais. Leve este conteúdo aos seus amigos e descubra quais deles se encaixam nesse perfil visionário!

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: 473088934 Jenpol Sumatchaya  – https://www.shutterstock.com/pt/g/Jenpol

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010