O mau gerenciamento do tempo pode acabar com a sua carreira

Às vezes temos tantas tarefas em um só dia, que 24 horas podem não ser suficientes. Trabalho, reuniões, viagens, estudos, projetos, compromissos familiares, amigos e tantos outros afazeres preenchem por completo nossos dias, e não é raro deixarmos pendências para o outro dia por falta de tempo. Por conta disso, saber gerenciar o tempo faz parte do mundo corporativo atual, em que tudo é imprescindível e urgente.

mulher e despertador

Por vários motivos, é relativamente comum chegarmos atrasados em algum compromisso profissional ou pessoal, ou até mesmo esquecermos algum documento importante por conta da pressa. A principal razão para toda essa falta de tempo, entretanto, continua sendo a falta de planejamento pessoal e de carreira.

Uma rotina sem planejamento pode causar a perda do foco com facilidade, bem como o esquecimento de prazos e atrasos em reuniões, o que coloca sua produtividade e até mesmo o emprego em risco. Ao planejar seus afazeres, você tem mais tempo livre para ficar com seus familiares, para se dedicar a novos projetos e para viajar.

Além disso, sobra tempo para investir no aperfeiçoamento de competências, no desenvolvimento de sua carreira e em todos os outros planos que você deixa para depois com a justificativa de falta de tempo.

Aqui vão algumas dicas para gerenciar melhor seu tempo:

– Defina seus objetivos: estabeleça suas prioridades e urgências, e tudo que deve ser executado em seu dia. Essa tarefa deve ser feita no período da manhã, de preferência em um lugar calmo;

– Planeje suas atividades: defina seus horários e o tempo que gastará para realizar cada atividade. Lembre-se de considerar imprevistos, deixando minutos extras em sua agenda para não ficar atrasado;

– Gerencie seus e-mails: não deixe sua caixa de e-mails acumular mensagens, checando-a regularmente. Além de perder tempo depois para eliminar o acúmulo, você pode ficar confuso entre tantas informações e atividades que ficaram atrasadas;

– Evite perder tempo em redes sociais: Os cinco minutinhos iniciais aumentam facilmente para dez e, quando você percebe, já foram vários minutos gastos no Facebook. Evite ficar mais do que o necessário em redes sociais e, se possível, acesse-as em casa;

– Foco na produtividade: Saiba concentrar sua capacidade no que realmente é produtivo, não perca tempo com superficialidades durante o expediente.

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Foto: © Depositphotos.com / Elnur_

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