O que é Sustentabilidade Corporativa

Mãos segurando uma árvore

Confira os principais pontos que compõem o conceito de sustentabilidade corporativa.

Empresas são organismos vivos cujas atividades geram impactos econômicos, sociais e ambientais. Durante um bom tempo o impacto ambiental foi ignorado, sendo mantido de fora dos debates sobre as responsabilidades organizacionais. Atividades de produção geraram inúmeros danos ao longo das décadas sem que fossem oferecidas contrapartidas.

Com o maior debate a respeito dessa tríade de impactos, com especial ênfase no meio ambiente, foi criado o conceito de Sustentabilidade Corporativa. Continue lendo para entender melhor o conceito e como ele é fundamental para que as companhias se consolidem no mercado. 

Entenda melhor o que é Sustentabilidade Corporativa

O termo sustentabilidade nasceu na década de 1980, a partir da compreensão de que era necessário alinhar o crescimento econômico das empresas com medidas de preservação ambiental. Desde que o conceito foi criado, se tornou uma base relevante para nortear causas sociais e ambientais, principalmente no mundo corporativo.

Surgiu, então, o que conhecemos como sustentabilidade corporativa, essencial para o sucesso das organizações. Nesse conceito estão englobadas as esferas econômica, social e ambiental.

Em outras palavras, significa que as companhias devem buscar resultados econômicos sem descuidar dos impactos sociais e ambientais das suas ações. É uma forma de gerenciamento empresarial que contribui para a longevidade da organização e para uma sociedade mais justa.

Esse conceito se caracteriza por ter a natureza de criar valor, uma vez que é uma ferramenta de redução de riscos e de custos. Também funciona como uma forma de atrair investimentos e gerar valor para a marca. Dentre os ganhos estão a maior motivação dos colaboradores e a retenção de talentos.

Pontos que compõem o conceito de Sustentabilidade Corporativa

A seguir apresentaremos os principais pontos que compõem o conceito de sustentabilidade corporativa.

Ecoeficiência

Diz respeito à produção baseada na redução da utilização de materiais e energia. Tange ainda à implantação de atividades de reciclagem, reutilização e economia sustentável. Também deve buscar a melhoria dos processos de produção e modernização dos recursos tecnológicos.

Life Cycle Assessment (LCA)

Inventário que traça o impacto de um produto ou serviço ao longo de toda sua vida. Realiza a medição do consumo dos recursos e dos resíduos produzidos pelos produtos.

Gestão da Cadeia de fornecedores

Compreende a escolha dos fornecedores ideais, ou seja, daqueles que atendem de forma mais congruente os objetivos da empresa no que tange a sustentabilidade.

Conscientização dos Colaboradores

Representa implantar uma cultura organizacional que permita a aplicação prática nos processos e atividades dos colaboradores em seu dia a dia.

Sensibilização Stakeholders 

Refere-se a sensibilizar os parceiros e clientes externos sobre a importância de uma cultura organizacional embasada na sustentabilidade corporativa. Apresentação da relevância dos produtos e serviços seguirem práticas sustentáveis em sua produção.

Relatórios de Sustentabilidade Anual 

Consiste numa espécie de Prestação de Contas à Sociedade, onde as empresas apresentam seu desempenho econômico, social e ambiental de forma conjunta.

Sustentabilidade Corporativa: como aplicar o conceito a sua empresa

Empresas que baseiam a sua gestão no sistema de sustentabilidade corporativa tendem a apresentar melhor desenvolvimento em longo prazo. Além de contribuir para desenvolver o empreendimento, ajuda a melhorar a situação de todas as partes envolvidas.

A implementação do conceito demanda o desenvolvimento de responsabilidade socioambiental na companhia. A sustentabilidade precisa se tornar um valor estratégico. A seguir listamos algumas dicas de como colocar em prática ações sustentáveis nos âmbitos social, econômico e ambiental. 

Benefícios sociais

O foco das ações do âmbito social é desenvolver entre os colaboradores, acionistas e comunidade uma consciência direcionada para o desenvolvimento sustentável. 

Programas educacionais de formação e qualificação

As empresas podem investir em programas de formação e/ou qualificação dos funcionários e da sociedade do entorno. Esses programas têm um grande impacto social como oportunidades para o crescimento tanto de quem trabalha para a sua companhia como para quem vive próximo.

Inclusive, é uma excelente estratégia para formação de mão de obra de qualidade para atender as necessidades da sua empresa no futuro.

Inclusão

A companhia que deseja desenvolver a sustentabilidade corporativa deve se atentar para a questão da inclusão. Basicamente, trata-se de abrir vagas destinadas a pessoas com deficiência, contribuindo para que elas sejam absorvidas pelo mercado de trabalho. A possibilidade de ter um trabalho é essencial para construir uma sociedade mais igualitária.

Investimento social na comunidade do entorno

Algumas ações relevantes para a comunidade do entorno da empresa incluem mutirões de combate a dengue, criação de postos de recolhimento de recicláveis, bibliotecas comunitárias, entre outros. Esse tipo de medida traz um grande retorno para a imagem corporativa. 

Benefícios Ambientais

Ações ambientais objetivam potencializar a proteção ambiental, promovendo o consumo consciente dos recursos naturais. Também visa reduzir os impactos negativos das atividades corporativas. 

Ações de Ecoeficiência

Acima explicamos o conceito, as empresas que estão seguindo pelo caminho da sustentabilidade corporativa podem adotar algumas ações nesse sentido. A otimização da produção com menor uso de recursos e menor geração de resíduos é um exemplo.

Ações de reciclagem

A reciclagem e a correta destinação dos resíduos são essenciais para que a empresa alcance o desenvolvimento sustentável. Os objetivos incluem desenvolver meios para diminuir a geração de resíduos destinados aos aterros e logística reserva. 

Benefícios Econômicos

Ações da categoria econômica, esses benefícios enfocam na promoção da proteção do meio ambiente e da sociedade. 

Participação de clientes e comunidade

Contar com a participação de clientes e da comunidade para desenvolver novos produtos é importante para alcançar a sustentabilidade. É um método de trabalho que demonstra transparência de ações e valorização de todos como parte do que a empresa faz. Uma ação que gera lucro para a empresa e retorno para quem faz parte da história dela.

Cumprimento das obrigações legais

É fundamental que as empresas se mantenham dentro do previsto legal, cumprindo as suas obrigações. As organizações devem se atentar para o pagamento correto de tributos e de seus deveres diante de colaboradores, clientes e fornecedores. As leis e obrigações ambientais devem ser cumpridas à risca. 

Postura ética

É crucial que as companhias atuem no mercado de forma ética, respeitando a todos, em especial os concorrentes. Tudo isso contribui para a construção de uma imagem positiva.

Agora você já conhece o conceito de sustentabilidade corporativa. Aproveite para deixar seu comentário e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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