O que significa orientação para resultados?

A orientação para resultados diz respeito à capacidade de focar em seus objetivos e trabalhar para alcançá-los.

Se tem uma coisa que todos os profissionais de todos os segmentos do mercado necessitam é de conhecimento. E esse conhecimento pode vir de diversas maneiras. Cursos, seminários, workshops e até mesmo em orientações. O conhecimento é de extrema importância para obter resultados positivos para os negócios. Mas, o que significa orientação para resultados? Para saber mais sobre o tema, continue a leitura.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

O que é orientação para resultados?

A orientação para resultados é a capacidade que um profissional tem para focar na concretização dos objetivos do serviço e, assim, garantir que os resultados sejam alcançados conforme o esperado. Esta capacidade é também importante para impulsionar o crescimento de outros profissionais da equipe. Afinal, tal habilidade permite que o conhecimento seja partilhado de modo que contribui com os resultados a serem alcançados pela organização empresarial.

Vale ressaltar que a orientação para resultados pode partir de colaboradores e também de líderes, gestores e diretores. Colaboradores com esta habilidade são profissionais com um verdadeiro diferencial a ser valorizado por empresas.

Mas como identificar estes profissionais em sua equipe? Os profissionais que trabalham com a orientação para resultados apresentam os seguintes comportamentos durante o expediente de trabalho:

  • Estão comprometidos em alcançar os resultados de acordo com os objetivos estratégicos da organização e são persistentes diante de obstáculos e dificuldades
  • Assumem objetivos ambiciosos e exigentes, porém realistas
  • Têm noção do que é prioridade para o trabalho, respondendo prontamente nos momentos de pressão e urgência
  • Aceitam correr riscos e assumem as responsabilidades pelo sucesso e pelo fracasso.

Papel dos líderes na orientação para resultados

Os líderes possuem papel essencial no que diz respeito à orientação para resultados. Cabe a eles especificar o que é esperado de cada um dos colaboradores, explicando o papel e a importância das pessoas com clareza e respeito. Mostrar aos colaboradores como os processos são estruturados e porque é importante que cada um se atente às suas funções garante o comprometimento dos profissionais envolvidos. São os líderes que precisam mostrar aos membros da equipe como são os processos e como cada atividade precisa ser executada. Isso reflete de maneira positiva na produtividade das equipes.

Mas, como orientar os colaboradores de modo que traga resultados para a empresa? Para ajudar nesse processo, uma das coisas a ser feita é instigar os colaboradores a entender o porquê que suas ações são importantes. Mas, para que a orientação para resultados seja feita de maneira pontual e eficaz, o líder precisa ter em sua mente todos os processos com clareza e confiança. Portanto, se você é líder e quer aplicar a orientação para resultados, procure responder para si mesmo as seguintes perguntas:

  • Quais resultados esperam de mim no trabalho?
  • Quais resultados espero de cada um dos membros da minha equipe?
  • Quais resultados eu posso esperar dos meus fornecedores e colegas gestores?
  • Foi feito algum acordo sobre esses resultados com as partes envolvidas?

As respostas para estas perguntas serão cruciais para que a orientação de resultados seja feita de maneira eficiente e produtiva. Ao repassar quais são as expectativas da empresa para os membros da sua equipe, lembre-se de utilizar uma linguagem precisa e clara. A comunicação faz muita diferença neste processo.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

Como o Coaching pode contribuir com a orientação para resultados

Muitas vezes é preciso que os líderes desenvolvam habilidades para que a orientação para resultados seja positiva para as equipes e também para as empresas. Neste sentido, o Coaching se torna um poderoso aliado neste importante processo.

Com técnicas e ferramentas que contribuem com o desenvolvimento humano, o Coaching auxilia de maneira bastante eficaz com a gestão de líderes em todas as empresas dos mais variados segmentos. Através das formações em Coaching é possível desenvolver habilidades importantes, como:

  • Comunicação eficaz
  • Ouvir na essência
  • Planejamento estratégico
  • Rapport
  • Negociação
  • Liderança
  • Disciplina
  • Foco
  • Gestão de tempo
  • Melhorias nas relações interpessoais

O IBC é a única escola de Coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia de ensino. Esta é uma grande oportunidade de ser um líder ainda melhor.

Agora conte: você conhecia a orientação? Tem alguma experiência para compartilhar? Utilize o espaço abaixo para contar também a sua opinião sobre o tema. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: Por zenstock – ID da foto stock livre de direitos: 1387087346

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010