Pesquisa Pulse – O que é, qual a sua importância?

Análise de uma pesquisa

Confira os benefícios de aplicar a Pesquisa Pulse.

A Pesquisa Pulse consiste em uma ferramenta para verificar o nível de satisfação no ambiente de trabalho. Essa já é reconhecida como a mais nova ferramenta para essa finalidade. Trata-se de uma tendência no mercado, mas antes de aderir é fundamental saber o que é e qual a sua importância. Continue lendo para saber mais a respeito.

[php_everywhere instance=”2″]

O que é Pesquisa Pulse?

Antes de qualquer coisa é importante esclarecer que a Pesquisa Pulse não é uma pesquisa de clima ou avaliação organizacional. Também conhecida como pesquisa de engajamento, tem se mostrado bastante eficiente, é realizada semanalmente e de forma rápida. Tem como principal objetivo verificar como está o engajamento da equipe em tempo real.

Trata-se de uma avaliação de menor porte, que conta com 5 a 10 perguntas. É exatamente por ser curta que permite ser periodicamente aplicada, permitindo que o gestor tome decisões imediatas com a finalidade de direcionar a equipe. É uma pesquisa que permite identificar as necessidades de cada membro do time particularmente.

Outro ponto forte da aplicação da Pesquisa Pulse é o fato de permitir o estabelecimento de uma comunicação clara. A equipe passa a poder manifestar os seus sentimentos e dificuldades com mais frequência e liberdade. Não é à toa que essa pesquisa se tornou uma das mais recorrentes para avaliar o engajamento.

Pesquisa Pulse é um check-up do engajamento

Uma forma simples de explicar a Pesquisa Pulse é fazer uma analogia com os cuidados médicos que temos. Todo mundo faz, ou pelo menos deveria fazer, check-ups de tempos em tempos para saber como está a sua saúde. Essas verificações constantes são essenciais para identificar algum potencial problema.

A identificação de eventuais problemas de saúde em estágio inicial permite fazer as correções necessárias. Em muitos casos, não é preciso nem fazer uso de medicamentos, apenas a mudança de hábitos. Mas, o que isso tem a ver com a Pesquisa Pulse? Absolutamente tudo, pois no ambiente corporativo também é fundamental identificar cedo os eventuais problemas.

Com uma pesquisa realizada semanalmente, é possível identificar a elevação ou queda do engajamento. Observar exatamente em que momento houve a discrepância é fundamental para entender como corrigir. Muitas vezes, a queda do ânimo geral não tem um motivo facilmente identificável por parte dos colaboradores. Embora eles percebam que desanimaram, não sabem dizer exatamente por quê.

Pesquisa que olha para o presente

A principal característica da Pesquisa Pulse é olhar para o presente, para os problemas do agora. Trata-se de uma análise que questiona o que está acontecendo neste momento e observa problemas reais dos colaboradores. Essas verificações constantes fazem toda a diferença para ter o desenho de um cenário completo.

Também é válido mencionar que pesquisas mais curtas e frequentes, como a Pulse, criam uma sensação de maior proximidade com os respondentes. Eles conseguem enxergar que há proximidade entre o momento em que respondem as perguntas e obtenção de benefícios. Pesquisas mais extensas tendem a demorar mais para entregar resultados.

Importância da Pesquisa Pulse

A importância da aplicação da Pesquisa Pulse está nos benefícios que oferece para as equipes e empresas. A seguir, apresentaremos os principais pontos que podem beneficiar o seu empreendimento. Certamente, ficará clara a importância de aplicar a pesquisa de engajamento.

1. Autoestima da equipe elevada

Uma pesquisa como a Pulse ajuda a elevar a autoestima dos colaboradores, pois eles percebem que sua opinião faz a diferença. Fica evidente para os funcionários que eles estão trabalhando em prol do sucesso da organização.

Além disso, observar que as suas opiniões são acolhidas e respeitadas é crucial para formar equipes mais confiantes. Um ambiente profissional que valoriza o colaborador faz toda a diferença para formar equipes mais sólidas.

2. Cultura voltada para soluções

As pesquisas de engajamento são realizadas semanalmente para que possam gerar um maior volume de soluções. As respostas que os colaboradores dão para a pesquisa contribuem para formar uma base de ações.

O gestor da equipe somente consegue criar um ambiente mais criativo se entende o que se passa à sua volta. Uma pesquisa periódica como a Pulse fornece dados essenciais para o aprimoramento constante.

3. Colaboradores mais participativos

Os colaboradores tendem a se sentir mais receptivos para responder uma pesquisa curta. Embora seja uma pesquisa frequente, a Pulse não se torna uma pesquisa chata de ser respondida. Os funcionários não vão tentar fugir de respondê-la pelo peso da obrigação.

Pesquisas mais densas podem acabar afastando a equipe por parecerem empecilhos para cumprir a rotina. Outro ponto a considerar também é que pesquisas mais longas podem gerar insegurança aos respondentes. Os colaboradores podem se sentir mais intimidados e acabarem acreditando que podem se prejudicar.

4. Inspiração para reflexão

Uma pesquisa como a Pulse inspira os colaboradores a refletirem sobre o seu papel na companhia. Eles se sentem mais integrados ao motor da empresa e identificam que podem ajudar com mais propriedade. Uma análise de engajamento passa a ideia de que as pessoas se importam umas com as outras no ambiente corporativo.

Quanto mais agradável e próximo se torna o ambiente, mais as pessoas se sentem inspiradas. Refletir é sempre válido para chegar a respostas mais completas sobre o que pode ser realizado de melhor forma. A reflexão gerada pela Pesquisa Pulse é essencial para o sucesso da companhia.

5. Comunicação clara

Pesquisas rápidas como a Pulse permitem que dificuldades e problemas venham à tona mais facilmente. Com o passar do tempo, isso se traduz em uma comunicação mais efetiva e saudável. Também há o fato de que as decisões para o futuro passam a ser tomadas com bases em dados gerados pelos próprios colaboradores.

Nessa lógica, os funcionários tendem a oferecer respostas mais sinceras, pois conseguem observar os resultados. Ao manifestar hoje uma opinião, o colaborador está ajudando a criar um amanhã mais próspero. É uma forma inteligente de trabalhar e conseguir a colaboração de quem faz a empresa caminhar.

A Pesquisa Pulse é uma excelente ferramenta para analisar o engajamento! Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010