Tech Recruiter – O que é e como se tornar um?

Tech Recruiter selecionando um candidato

Saiba quais são as vantagens de contar com um Tech Recruiter na sua empresa.

Nos últimos anos, assistimos a um avanço significativo da tecnologia, novos recursos estão presentes em nosso cotidiano. Tais avanços se refletem também na área de Recursos Humanos, particularmente quando se trata de recrutar profissionais de Tecnologia da Informação. É exatamente aí que entra a figura do Tech Recruiter, um profissional especializado em atrair e selecionar talentos dessa área.

No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes o que é o Tech Recruiter. O dia a dia desse profissional de recrutamento é repleto de desafios. Suas funções contemplam desde as obrigações convencionais de recrutadores até especificidades da área de tecnologia.

Entenda como é possível se tornar um Tech Recruiter e se destacar nesse segmento de atuação. 

Afinal, o que é um Tech Recruiter?

O Tech Recruiter (recrutador técnico em português) é o profissional responsável por recrutar colaboradores do setor de tecnologia e desenvolvimento. O recrutamento acontece com foco nas habilidades técnicas dos profissionais em questão. Logo, o Tech Recruiter precisa ter conhecimentos tanto da área de recursos humanos quanto da área de tecnologia. 

Para se tornar um recrutador técnico é preciso mais do que conhecimento em tecnologia. O sucesso nessa função depende do desejo de se manter atualizado. Afinal, para selecionar os melhores talentos é essencial saber o que está acontecendo de novo no setor. Conhecimento sobre linguagens de programação, bibliotecas, ferramentas, entre outros, permitem recrutar os melhores profissionais.

O Tech Recruiter precisa saber avaliar critérios técnicos dos candidatos e também questões subjetivas. Em alguns casos, os candidatos atendem às demandas técnicas, mas não têm o perfil adequado para a vaga por questões pessoais.

O bom recrutador técnico consegue fazer essa triagem eficiente. Esse processo seletivo precisa olhar para questões que um processo seletivo convencional não olharia. 

Em suma, o Tech Recruiter é um recrutador focado em selecionar profissionais da área de tecnologia e desenvolvimento. Possui habilidades de triagem efetivas, reduzindo, assim, o tempo do processo seletivo.

O método aplicado por esse profissional reduz os custos e o tempo necessário para a contratação de colaboradores da área técnica. Para as empresas que necessitam de profissionais da área de tecnologia é bastante interessante. 

Tech Recruiter: qual é o salário?

O salário de um Tech Recruiter pode variar de R$ 4.000 a R$ 14 mil. O porte da empresa influencia nesse valor. 

O que o Tech Recruiter faz?

Em linhas gerais, o Tech Recruiter é responsável por fazer a triagem de currículos e pessoas. Também fica a cargo desse profissional fazer entrevistas com os candidatos para avaliar o nível de conhecimento técnico dos mesmos. 

O recrutador técnico também se ocupa de desenvolver estratégias para melhorar o processo seletivo de acordo com a proposta da vaga. Uma atribuição desse profissional é a de preparar um teste prático para avaliar os conhecimentos técnicos relevantes para o preenchimento da vaga. 

Ressaltamos, contudo, que o Tech Recruiter não precisa, necessariamente, analisar os candidatos sozinho. O gestor da equipe que está selecionando um novo membro pode e deve participar da seleção.

Há detalhes que somente o líder da equipe conseguirá avaliar e considerar. Os candidatos selecionados precisam ser analisados do ponto de vista do atendimento ou não das demandas necessárias.

Outra função relevante é a de elaborar as descrições das vagas. O texto deve ser claro e direto. Entra nessa lista de tarefas também desenvolver o esquema de divulgação nas redes sociais e canais específicos de comunicação. As atividades desse cargo se relacionam com traçar o perfil das vagas, selecionar e avaliar os candidatos.

Como já citamos, é essencial que aqueles que se interessam pela profissão de Tech Recruiter estejam abertos a se manter atualizados. Conhecer as novidades do setor de tecnologia é imprescindível para conseguir fazer uma avaliação mais precisa dos interessados nas vagas. Esse recrutador deve se manter interagindo com comunidades e grupos do setor para conhecer os talentos de destaque.

Por que é interessante ter um Tech Recruiter na empresa?

A pandemia do novo coronavírus acelerou um movimento que já vinha acontecendo em diversas empresas, o crescimento do trabalho remoto. Com cada vez mais setores alocando profissionais no sistema de home office ou híbrido, é importante ter um setor de T.I. preparado.

Quando se mostrou urgente estabelecer uma rede segura e confiável para o trabalho remoto, muitas companhias perceberam que não tinham essa estrutura. Identificando as dificuldades, as empresas passaram a trabalhar na sua correção. 

Há a preocupação em tornar o dia a dia cada vez mais tecnológico e digitalizado. Por isso, contar com o processo seletivo de um Tech Recruiter é tão importante. Em um cenário em que a tecnologia ocupa um lugar cada vez mais central, não dá para deixar em segundo plano a contratação de especialistas. 

Vantagens de contar com um Tech Recruiter na sua empresa

Entenda quais são as vantagens pontuais de ter um Tech Recruiter na sua equipe.

1. Seleção dos melhores talentos

O Tech Recruiter é um profissional com conhecimentos relevantes da área de T.I. e também de recursos humanos. Sendo assim, ele tem uma visão mais completa para escolher os melhores candidatos para as vagas voltadas para a tecnologia. 

2. Produtividade elevada

A seleção de candidatos mais preparados contribui para ter uma equipe de tecnologia mais forte e produtiva. Esse recrutador sabe como montar equipes eficientes e com pensamento alinhado. 

3. Agilidade para contratar

Com um Tech Recruiter à frente dos processos seletivos, é possível agilizar essa seleção. Os talentos adequados são mais facilmente identificados. Além de ser mais rápido, é também uma forma mais econômica de selecionar profissionais.

Como se tornar um Tech Recruiter?

Há diferentes formas de se tornar um Tech Recruiter. Aquele que decide atuar nessa profissão deve estar preparado para se manter continuamente estudando tecnologia e linguagens de programação.

Essa área foi criada para facilitar e complementar a rotina do setor de recursos humanos. Inclusive, aproveitamos para esclarecer que esse profissional técnico não é um substituto do RH, ambos trabalham lado a lado. 

Um dos caminhos mais interessantes para se tornar um bom Tech Recruiter é ter uma formação voltada para recursos humanos ou tecnologia. Para se qualificar adequadamente é importante complementar sua formação com o conhecimento que ainda não se tem, tecnologia ou RH. Cursos de pós-graduação são excelentes opções.

Agora você já sabe o que é e como se tornar um Tech Recruiter!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds