A Essência da Transformação

Essência da Transformação A transformação é a possibilidade de expressar de outras maneiras

 

A transformação é algo natural, intrínseco a existência do universo, bem como a de todos os seres viventes. É através da transformação que passamos a ter possibilidade de viver, pensar e se expressar de novas maneiras. A pessoa que você é hoje, certamente não é a mesma pessoa que você era a 1 ano atrás, da mesma forma a sociedade que vivemos hoje não é a mesma de 30, 100, 1000 anos atrás.

A ciência deteve-se no “como” as coisas surgiram, procurando uma resposta originalística, funcionalística, enquanto as demais filosofias procuram identificar os porquês. Todo esse movimento tinha/tem o único propósito de atribuir significado à nossa existência e, como não poderia deixar de ser, não foi encontrado apenas um significado, mas tantos quantos foram, e são, as cabeças pensantes. No entanto, já diz um adágio popular que “a vida não tem sentido nenhum, mas não é proibido dar-lhe alguns.”. 

A grande verdade é que além de não podermos atribuir um único sentido à vida, nossa natureza mutante e sempre em formação e transformação também está suscetível ao tempo, de modo que o sentido da vida muda conforme os momentos específicos da nossa existência. O sentido maior da nossa vida, em uma determinada fase, pode ter sido fazer uma faculdade, encontrar urgentemente um amor, cuidar dos filhos, lutar por uma causa política ou social ou mesmo um drama familiar, encontrar Deus…

Encontrar o sentido da nossa vida está diretamente ligado ao desenvolvimento do autoconhecimento e o que você escolhe fazer com as informações que você tem de si mesmo. O processo de autoconhecimento é vital para evoluir em todas as esferas possíveis, sendo uma das principais ferramentas para atingir o sucesso, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

A percepção de si, ou retomada de consciência, é fundamental para guiar nossas decisões, planejar, organizar e realizar nossos objetivos, metas e sonhos, desenvolver nossas competências e habilidades, ou seja, o autoconhecimento nos leva a evolução. Há muitas situações da vida em que simplesmente ligamos o piloto automático e continuamos seguindo com ela. Até o momento em que despertamos desse ciclo vicioso e ocorre a tomada de consciência.

Os resultados de viver toda uma vida no piloto automático é a geração de conflitos, tanto externos quanto internos, arrependimento, culpa e comportamentos que, muitas vezes, não correspondem à verdadeira personalidade do indivíduo. O despertar de consciência e um processo ao qual todas as pessoas têm que passar em algum momento da vida. Geralmente é nesse momento que temos o start para mudar algo que a muito tempo queremos e evoluir enquanto indivíduos.

Evoluir é a principal motivação que justifica nossas ações diárias, seja no âmbito pessoal ou profissional, toda e qualquer movimento de transformação e evolução acontece na realização de ações necessárias para atingir o estado desejado, pautando-se nas próprias crenças, valores e interesses.

A mudança é necessária em nossas vidas e deve ser feita sempre que alguma coisa começar a incomodar. É natural encontrarmos uma barreira, um momento desafiador que nos faz estagnar ou gerar um incômodo de que algo não está indo bem. Enxergar essa situação é o primeiro passo para buscar formas de sair dela.

É no processo de conscientização do que somos, de compreender qual é a nossa essência que nos reajustamos de modo a lidar com a complexidade fascinante que a vida nos proporciona. A tomada de consciência é fundamental para ter coerência entre o que se fala, pensa e sente. E esse é um processo que deve acontecer por toda a vida, para que se mantenha sempre consciente em relação à sua essência e possa evoluir cada vez mais. Ao iniciar essa jornada de busca existencial um mundo novo irá se abrir para você e tudo ao seu redor irá se transformar.

Copyright:  1451518841 – https://www.shutterstock.com/pt/g/GoodStudio

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010