Insights para Abandonar a Procrastinação

Procrastinação Abandone a Procrastinação

 

É impossível falar sobre vencer a procrastinação sem falar sobre foco. Afinal, o jeito mais direto e mais produtivo de ser livre da procrastinação é criar um foco intenso e poderoso. Eu verdadeiramente acredito que nós somos seres que querem construir uma história.

Todos nós queremos contar uma história. E essa história pode ser a melhor versão da nossa história, tudo depende de como nós escolhemos contá-la. Nossa história tem a ver com toda a nossa experiência, com toda a nossa vivência, tem a ver com a percepção que nós temos de quem nós somos.

Mas, muito mais do que isso, tem a ver com quem nós queremos nos tornar. Para ter foco, nós precisamos verdadeiramente contar a melhor versão da nossa história; sim, porque quanto mais nos conhecemos, mais temos clareza daquilo que somos. E eu amo dizer isto: sem sonhos, não há desejos; e, sem desejos e sonhos, nada se realiza. Sem uma intenção genuína e um desejo ardente, jamais teremos metas, jamais teremos foco.

Porque a história que nós contamos da nossa história, a percepção que nós temos de quem somos, é o que faz a nossa mente trabalhar. Para ter foco você tem que ter paixão. E, quando a gente encontra a nossa paixão, não sobra nenhum espaço para a procrastinação. Para ter foco você precisa saber quem você é e o que você quer construir da sua vida. Será que seus desejos são fortes o suficiente para te fazer se mover agora?

Para sair da estagnação neste exato momento? Ter foco é, efetivamente, ter direção; ter um norte e uma motivação poderosa. Abandonar a procrastinação é muito mais fácil quando temos uma direção. E direção é uma escolha que você faz, é a continuidade que você dá para os seus propósitos. Ações, ações e ações em direção a uma única meta e um único objetivo.

Esse é o jeito mais fácil de ter foco. Você pode estar se perguntando neste momento: “Mas como eu vou ter foco, se eu não tenho intenção de desejo, se eu não sei quem eu sou, se eu não sei para onde estou indo e o que eu quero fazer?” Se esse for o caso, você está no caminho certo! Suscitar essas questões é o começo para resolvê-las. Imagine uma pessoa que passa a vida inteira sem se fazer sequer uma dessas perguntas?

Toda grande conquista começa dentro de nós mesmos. Por isso, todo processo de Coaching começa com o autoconhecimento. Nossa capacidade de seguir em frente depende muito do quanto nós nos conhecemos. A qualidade, o tamanho e a intensidade dos nossos desejos e sonhos dependem de quantas metas e objetivos nós temos para diferentes aspectos da nossa vida, em diferentes áreas.

Leve a sério as suas emoções e tudo aquilo que verdadeiramente te comove e te faz querer se levantar da cama todas as manhãs. Fico pensando e imaginando, inclusive se você já se perguntou, sobre como ou por que alguns indivíduos conseguem fazer coisas incríveis em um tempo muito mais rápido que outras pessoas?

Uma possibilidade é que alguns estão em um caminho de evolução mais profunda e, por conseguinte, desenvolveram paixão e foco. Foco é a ausência de conflito total, é a direção absoluta, é saber para onde se quer ir e decidir caminhar o caminho até chegar ao final, aonde você quer chegar.

Eu sou um grande exemplo disso, pois tenho dedicado a minha vida e toda a minha paixão para realizar um trabalho cada dia mais gratificante. Não quero que você pense que eu sou um modelo a ser imitado. Muito pelo contrário, quero que você abandone a comparação, embora não as inspirações. Afinal, todos nós podemos aprender coisas incríveis através de livros, de professores e de outras pessoas apaixonadas pelo que fazem.

E eu sou um coach apaixonado pelo que faz, que vive e tem a missão de, através da ciência, acelerar os processos e os resultados de centenas e milhares de pessoas. Esse é um dos maiores motivos que me levaram a escrever tantos livros. Enquanto eu estiver vivo, terei coisas novas para compartilhar.

E livros são um dos melhores meios de aprofundar um pouco mais toda a perspectiva que eu compartilho nas minhas formações, palestras e cursos. Esta é a minha missão de vida e o meu chamado: contribuir, servir, através da ciência, para que a gente tenha resultados cada vez mais extraordinários.

SEIS PILARES PARA VENCER A PROCRASTINAÇÃO

Pensando em facilitar e sistematizar um assunto tão complexo e abrangente, resolvi recorrer a alguns esquemas. Os esquemas facilitam muito a memorização e também oferecem a possibilidade de uma divisão didática, em etapas. Chamo o esquema a seguir de seis pilares, ou seis movimentos para superar a procrastinação.

O primeiro pilar para ser livre da procrastinação é: cultive um estado interno de graça ou de não sofrimento. Só existem dois estados internos possíveis. Já falamos disso, o nosso estado interno influencia todas as nossas ações. Tudo que acontece em nossa vida tem relação com esses estados internos, pois eles são filtros de sentimentos para nossas experiências: eles são o Estado de Equilíbrio e o Estado de Sofrimento. Não considero necessário repetir a explicação sobre esses dois estados.

O importante é que você preste atenção e se pergunte sempre: “de qual estado interno estou processando minhas experiências?” Lembre-se de que o Estado de Equilíbrio (estado interno de graça) é uma escolha inconsciente e também consciente. É um compromisso consigo mesmo. Em estado de sofrimento, nosso corpo pesa, nossa mente se acomoda, nossa motivação se perde e… procrastinamos! Logo, cultivar esse estado de graça é um passo importante.

O segundo pilar é sobre energia: conecte-se às energias que constroem a bondade e a positividade do mundo. Para evitar postergar todas as suas tarefas, você precisa ter energia, certo? O mundo inteiro é energia, os nossos pensamentos e as nossas ações são energia. Ter foco é também ter energia suficiente para realizar as ações necessárias.

Esse segundo movimento é um convite para você se conectar e buscar, dentro da sua vida, uma fonte de energia. A energia física, para levantar-se e agir, pode vir de uma energia espiritual, interna, sutil. Quer superar de vez a procrastinação? Seja uma usina nuclear realizadora e produtora de energia. Energia dá vida e ânimo para fazer e realizar tudo o que você quiser. Precisamos de energia para sonhar e para viver. E, diferentemente do que algumas pessoas pensam, atividades físicas não gastam nossa energia. Ao contrário, atividades físicas nos revigoram, fortalecem nosso corpo e nossa mente.

O terceiro pilar é o pilar do estado de atenção focada: trabalhe para que seu foco seja sempre maior e mais intenso. Trata-se do movimento quanto àquela escolha genuína, dentro de você, de algo que é seu, que de sua decisão, de sua liberdade, que é seu rumo.

Este é o pilar do verdadeiro foco, é ter atenção e desejo, é uma energia focada numa única direção, de verdadeiramente aprender a conquistar aquilo que você deseja. Enfim, é realizar o seu desejo, a partir da sua escolha, sem se comparar com ninguém, sem julgar ninguém, nem a si mesmo. A atenção focada é o desejo de realizar algo custe o empenho que custar. É um estado de paixão e de amor.

O quarto pilar diz respeito às prioridades que é preciso ter na vida, como fruto do foco e das energias canalizadas para um estado interno de graça. E eu fico pensando e imaginando: quais são as suas prioridades? Qual a clareza das prioridades que você tem na sua vida hoje? O que você realmente deseja? Estar em contato com as pessoas que você ama? Ser reconhecido no trabalho? Tenha clareza das suas prioridades.

O quinto pilar é o do planejamento. Planejar significa ter uma visão do futuro e do presente. É necessário tangibilizar suas metas e objetivos em um papel, no tablet, no smartphone, em um caderno ou computador, enfim, em qualquer meio que você considere mais eficaz e que tenha sentido para você. Planejar, é transformar tudo aquilo que você quer, de imagens mentais, sonhos e sentimentos, para ações práticas.

Planejar é objetivar aquilo que é subjetivo.É escrever ou digitar, para fixar e se lembrar sempre que for necessário.É deixar claro para sua mente consciente quais são os seus sonhos, suas aspirações e seus desejos. Planejar tem a ver com querer alcançar um objetivo, e objetivo tem a ver com falta, ou seja, só busco algo que ainda não tenho, ou uma posição que ainda não alcancei. Contudo peço sua permissão para fazer esse pequeno parêntese a fim de ressaltar a importância da gratidão. Não podemos buscar algo sem antes sermos gratos pelo que já temos. Antes de planejar, comece a agradecer, a ter gratidão por tudo aquilo que você já conseguiu. .

O sexto e último pilar que compartilho é sobre saber quais ações, na prática, precisam ser realizadas, qual o tempo mínimo para executá-las. Se você começar no mês que vem, quando vai alcançar seus objetivos? Se você começar na segunda-feira, quando vai alcançá-los? E se você come- çar a-go-ra, antes de virar a página deste livro? Você vai precisar ter um diálogo interno muito honesto e sincero com você mesmo: “O que eu posso fazer para tirar a bunda da cadeira aqui, hoje e agora, já nesse momento? O que precisa acontecer?” Você vai precisar responder a essa pergunta, porque a resposta dela vai te dar direção, vai te dar norte, enfim, vai te dar foco.

Com essa resposta você poderá planejar, se conectar, agradecer e ter foco nos seus objetivos. Foco para, verdadeiramente, saber o que você precisa saber. Ser livre da procrastinação significa assumir o controle. É dizer: “chega!” e agir. Ser livre da procrastinação é fazer agora, criar um novo movimento de ação na sua vida.

Atualmente, o que mais tira o seu foco? Quais sensações, sentimentos e medos mais te impedem de agir?

Copyright:  1227705886 – https://www.shutterstock.com/pt/g/GoodStudio

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds