Ser Livre… de crenças Limitantes

Crenças Limitantes Seja livre das Crenças Limitantes

 

Caro leitor e Ser de Luz, eu gostaria de lhe fazer uma pergunta: no que você acredita? Talvez essa pergunta pareça estranha para você, você nunca tenha parado para refletir sobre suas crenças. De qualquer modo, eu concordo que não é uma pergunta fácil de ser respondida. Mesmo assim é uma pergunta importante que devemos fazer a nós mesmos em alguns momentos do ciclo evolutivo de nossa vida.

Aquilo em que acreditamos, as nossas verdades individuais, são o núcleo mais importante de nossas crenças. E por que é importante falar de crenças? Porque elas são o conjunto de tudo em que acreditamos, atuando diretamente em nosso sistema cognitivo. Nossa mente recebe informações através de uma complexa estrutura de conexões neurais capaz de se adaptar de acordo com as experiências e os valores que vamos adquirindo ao longo da vida. Essa capacidade de adaptação se chama neuroplasticidade.

Talvez essa palavra seja nova para você, ou talvez não. Caso seja, não se assuste. “Neuroplasticidade” é uma palavra que pode causar certo estranhamento ou soar como algo extremamente complexo e difícil de ser entendido. Mas não deixe que isso atrapalhe sua vontade de aprender. Já que estamos falando sobre crenças, se você estiver sentindo que não consegue entender isso, essa é a primeira crença limitante que vamos trabalhar juntos. Existem muitos níveis de compreensão, desde o mais superficial até o mais profundo e especializado. Cada um evolui no seu tempo e no seu ritmo próprio.

Este livro que você está lendo agora, por exemplo, pode conter diversos conhecimentos que talvez sejam novos para você e outros que você talvez saiba tão bem quanto eu, ou até mesmo mais do que eu. Caso encontre algo novo, que tal encarar como uma oportunidade, uma porta de entrada para um assunto ainda desconhecido? Se fizer sentido para você, aproveite para continuar buscando mais conhecimentos a partir daqui.

Existem muitos níveis de compreensão, desde o mais superficial até o mais profundo e especializado. Cada um evolui no seu tempo e no seu ritmo próprio. Este livro que você está lendo agora, por exemplo, pode conter diversos conhecimentos que talvez sejam novos para você e outros que você talvez saiba tão bem quanto eu, ou até mesmo mais do que eu.

Caso encontre algo novo, que tal encarar como uma oportunidade, uma porta de entrada para um assunto ainda desconhecido? Se fizer sentido para você, aproveite para continuar buscando mais conhecimentos a partir daqui. Nosso cérebro possui milhões de neurônios altamente estimuláveis, que se comunicam entre si e com outras células e terminações nervosas através de sinapses. Essa capacidade do sistema nervoso de se adaptar e realizar conexões específicas de acordo com as situações e experiências a que um indivíduo é exposto é o que chamamos de neuroplasticidade.

É uma espécie de habilidade de adaptação neural em nível estrutural. Essa função é extremamente importante para a memória, a aprendizagem e a assimilação de novos conteúdos. Isso significa que a forma como aprendemos, a forma como nos comportamos, a forma como produzimos e até mesmo a forma como nos sentimos sofre influência direta das nossas crenças.

Nossas crenças, através da neuroplasticidade, são capazes de transformar a maneira como nossa mente percebe o mundo. Isso significa que a forma como aprendemos, a forma como nos comportamos, a forma como produzimos e até mesmo a forma como nos sentimos sofre influência direta das nossas crenças. Nossas crenças, através da neuroplasticidade, são capazes de transformar a maneira como nossa mente percebe o mundo.

Para você ter uma ideia da força com que as nossas crenças atuam na nossa vida, imagine a seguinte situação: você acredita que as pessoas que realizaram grandes feitos e atingiram resultados extraordinários teriam chegado aonde chegaram, se elas não acreditassem que era possível? Teriam realizado o que realizaram, se não acreditassem que eram verdadeiramente capazes? Eu penso que não.

Se não acreditarmos na possibilidade de fazer algo, como é que poderíamos fazê-lo? Se você não acredita que é possível ter um negócio de sucesso, por exemplo, você jamais terá um negócio de sucesso. Todo empreendedor deveria saber disso, mas, na realidade, eu vejo muitas e muitas pessoas, empreendedores ou não, sabotando o seu próprio sucesso devido a essas crenças limitantes.

Eu sei disso, pois trabalho ajudando a desenvolver pessoas e, por isso, posso afirmar com toda convicção: livrar-se de crenças limitantes é essencial para atingir resultados extraordinários! Mudar de crenças significa, portanto, mudar de comportamento. Mudar de crenças significa fazer diferente. Quando alteramos a forma como percebemos a nós mesmos e o mundo, alteramos a maneira como interagimos com o Universo.

Eu gosto de dizer que as nossas crenças são como profecias que fazemos para nós mesmos. Profecias que nós mesmos realizamos em nossa vida. O grande desafio é tomar consciência dos nossos valores e verdades para, só então, sermos capazes de ter crenças positivas e declararmos para nós mesmos que somos realmente incríveis e maravilhosos. Essas crenças são verdadeiras profecias de autorrealização. Antes de iniciarmos essa jornada, contudo, precisamos nos perguntar: como se formam as crenças? Afinal, se a maioria dos nossos valores e verdades é inconsciente, de onde eles vieram e como se instalaram em nós, formando nossas crenças? A formação das nossas crenças acontece através de um curso complexo de influências.

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

Diversos fatores contribuem direta e indiretamente para a formação de crenças e valores. Primeiramente, devemos ter sempre em mente, quando falamos na gênese de qualquer coisa que diz respeito aos seres humanos, que somos seres sociais. Nascemos e vivemos em sociedade, dentro de núcleos que vão desde a mãe, a família, o povoado ou vila ou cidade em que nascemos etc O meio em que crescemos, nossos amigos, nossos professores, enfim, todas as pessoas com quem nos relacionamos são seres com os quais trocamos e compartilhamos experiências e significações. Mas, mesmo antes de nascermos de fato, mesmo durante a gestação, na vida intrauterina, já estamos expostos a uma infinidade de estímulos diversos.

Atualmente já é cientificamente comprovado que, durante a gestação, tanto a alimentação da mãe quanto suas atividades como cantar ou dançar, e também hábitos nocivos como fumar ou beber, influenciam diretamente o desenvolvimento do bebê. Nossos fatores genéticos, nós os herdamos somente de nossos pais biológicos. E, quando nascemos, somos cuidados por alguém. Então, todas as outras pessoas que nos cuidaram e acompanharam desde a infância, deles nós também herdamos socialmente costumes, sotaques, expressões, hábitos, valores morais, enfim, toda uma base para a formação do nosso sistema de crenças. Obviamente, nesse processo, estamos todos sujeitos a herdar também características negativas.

A natureza humana é dual: somos Seres de Luz, mas carregamos nossas sombras por toda a vida, onde quer que estejamos. Todos os nossos familiares têm ou tiveram suas crenças limitantes. Muitas vezes essas crenças perpassam gerações, e poucos se dão conta disso. Atualmente, graças ao amplo acesso à informação, vivemos um período ao mesmo tempo caótico e privilegiado. O excesso de informação, por si só, gera problemas, porém cabe a nós decidirmos o uso que faremos de cada informação apreendida. Nós temos mais condições hoje do que nunca de tomar consciência de nossas crenças e reagir contra elas.

Você tem a oportunidade de efetuar uma verdadeira mudança na sua vida e na da sua família. Você pode quebrar o ciclo de crenças limitantes que se perpetua geração após geração, que vem de uma cadeia interminável de ancestrais. Mais adiante retomarei esse importante tópico. Por ora, me atenho à formação de crenças. Já mencionei a importância da família e dos laços sociais. Gostaria de acrescentar ainda que as mídias também têm um papel significativo no sistema de formação de crenças. Num passado incrivelmente recente, a televisão e o rádio eram os meios midiáticos mais importantes de nossa sociedade.

Em poucos anos, com o surgimento da Internet, as mídias virtuais passaram a ocupar cada vez mais espaço. A televisão e o rádio ainda mantêm uma significativa importância, porém eu acredito que a Internet, facilmente acessada através de computadores, tablets e smartphones, com todos os seus blogues, redes sociais, aplicativos, seja atualmente o meio mais importante de comunicação. As nossas crenças têm o poder de revelar aquilo que é verdadeiramente importante para nós. O que você considera importante na sua vida? As coisas às quais damos importância acabam guiando toda a nossa vida e, consequentemente, nossos resultados. A maioria dos nossos valores é compartilhadas, porém cada ser humano tem um conjunto único de valores.

Uma das crenças mais importantes em minha vida, é de que existe uma Força Maior, que eu chamo de Deus, mas que talvez tenha outros nomes para você. A minha crença em Deus, ou no Universo, conforme fizer mais sentido para você, é uma fonte inesgotável de valores positivos. A crença em algo maior nos proporciona fé. Fé em Deus, no mundo, no Universo e, principalmente, fé em nós mesmos. A fé é a crença mais poderosa em minha vida, e você sabe o porquê? Porque somente através da fé eu fui capaz de realizar trabalhos extraordinários. Isto, somente quando eu passei a acreditar em mim e acreditar que o Universo conspira a nosso favor.

O Universo sempre retribui o bem que fazemos para o mundo e para outros seres humanos. Esse é o segredo do meu sucesso. Aliás, isso não é nenhum segredo, pois eu faço questão de compartilhá-lo sempre. Essa é a verdade por trás do que eu faço: fazer o bem e ajudar pessoas. Todo o resto me é acrescentado como forma de retribuição.

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright:   644207713 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds