Ser Livre… da procrastinação

Procrastinação Procrastinação – Seja Livre

 

Um dos fenômenos que têm me chamado a atenção ultimamente, e que percebo com bons olhos, é o interesse crescente das pessoas em superar a procrastinação. Desde que comecei minha missão como coach, percebi logo que vencer a procrastinação é uma etapa fundamental de quase todos os processos de Coaching. Imagino que você já esteja um pouco familiarizado com os preceitos básicos do Coaching, por isso acredito que isso já não seja uma grande surpresa para você.

Coaching é foco e determinação. Não existem resultados sem ação, e o Coaching é, fundamentalmente, isto: “tirar a bunda da cadeira” e agir, agir e agir; mas ações executadas sob um planejamento que tem, no seu horizonte, o estado desejado, isto é, sua melhor versão, sua evolução, seus melhores resultados com alma e com paixão. Se existe algo verdadeiramente nocivo para a obtenção de resultados, esse algo é a procrastinação. Porque a procrastinação é o oposto daquilo que nós precisamos para atingir resultados.

A procrastinação é o oposto de agir. Procrastinar é afastar-se a cada dia mais dos seus resultados. É algo extremamente comum deixarmos a vida passar, nos acomodarmos. Esse fenômeno moderno se tornou tão importante, que, inclusive, é trabalhado pelas empresas, escolas e pais, por exemplo. Professores já sabem de antemão que seus alunos irão estudar a um dia antes da prova ou que deixarão para fazer aquele trabalho na última hora; a inscrição para aquele curso ou concurso sempre é feita no último dia; o horário da prova, chegamos no limite do tempo. Se temos uma tarefa para ser entregue em cinco dias, levaremos cinco dias, mesmo que ela possa ser realizada em três.

Querer encarar a procrastinação apenas como uma mera falta de comprometimento ou associá-la apenas com preguiça são concepções já obsoletas e que, na maioria dos casos, não produzem melhoria de resultados. Precisamos olhar a procrastinação com novos olhos, enxergando a fundo como ela se instala em nós. Mas, se procrastinação não é a mesma coisa que preguiça, então o que é? Proponho que, para o desenvolvimento das ideias deste capítulo final, estabeleçamos uma definição conceitual daquilo que chamaremos de procrastinação. Falaremos também de uma das causas da procrastinação: o subjulgamento, inclusive no autojulgamento, aquele que nós mesmos fazemos sobre nós e que gera procrastinação quando julgamos que somos incapazes ou não merecedores.

PROCRASTINAR É…

Procrastinar é o hábito de adiar os seus compromissos até a última instância, até não poder mais, é se sentir obrigado a realizar sempre na última hora o que deve ser feito. O procrastinador adia tanto as suas obrigações, que acaba desistindo completamente quando percebe que o tempo não será mais suficiente ou acaba realizando um trabalho malfeito e insuficiente. Um exemplo bastante corriqueiro é o que acontece quando estamos muito habituados com um trabalho e criamos uma certa confiança de que podemos fazê-lo sem dificuldades. Essa confiança parece ótima, não é mesmo?

Afinal, quem não deseja se sentir seguro do trabalho que realiza?! O problema é que o procrastinador se aproveita dessa confiança para alimentar o seu hábito de postergar as coisas. Imagine que você tenha uma série de relatórios para preencher no seu trabalho. É algo habitual, que você já está acostumado a fazer. Justamente por ser algo banal, que não apresenta grandes dificuldades, você pode acabar sentindo que isso é apenas uma tarefa trivial que você é capaz de realizar em pouco tempo, não havendo, portanto, nenhum motivo para maiores preocupações. Acontece que isso acaba servindo como desculpa para literalmente perder tempo.

Se a tarefa é supostamente fácil ou já conhecida, o procrastinador ao invés de realizá-la logo e aproveitar o tempo para desenvolver outro projeto, acaba perdendo tempo com outras coisas e deixando a tarefa para depois. E aí, qualquer coisa serve para desviar o foco e se distrair: navegar nas redes sociais, abrir uma infinidade de links diversos, responder a mensagens no Whatsapp, compartilhar imagens etc.

Você precisa ser livre da procrastinação, ou não verá os resultados que espera! Não acredito que a procrastinação seja um fenômeno recente e, muito menos, exclusivo do nosso século. Mas creio que nossa época tem proporcionando um aumento de procrastinação nunca antes visto. Hoje em dia temos acesso fácil e instantâneo a um volume tão grande de informações, que basta deslizar o dedo em uma tela para perdermos horas e horas, imersos em conteúdos inúteis e passatempos diversos. Sentimos que nossa atenção é disputada demais, e isso parece mais interessante e prazeroso que as tarefas a serem cumpridas.

Você já parou para contabilizar as horas que você gasta diariamente com seu smartphone? Talvez você se surpreenda com a quantidade de horas que você dedica todos os dias a redes sociais como o Facebook e o Instagram. Não estou querendo dizer que o mal está nas redes sociais, obviamente. Eu mesmo utilizo e divulgo bastante conteúdo que considero de qualidade em diversas redes, como o YouTube, por exemplo.

O que estou querendo dizer é que, se não tomarmos cuidado, é muito fácil usar essas redes para desperdiçar um tempo valioso. Até mesmo o tempo gasto em redes sociais pode ser mais bem gerenciado acessando conteúdos verdadeiramente pertinentes. O problema não é a Internet, mas o uso que fazemos dela.

Podemos utilizá-la para adquirirmos conhecimento, no momento certo, com foco, ou podemos nos distrair e perder horas vendo e compartilhando imagens engraçadas. Distrair-se de vez em quando e dar boas risadas é fundamental, mas tudo tem o seu momento. Será que você está fazendo um bom uso dos dispositivos que você tem a seu alcance? Será que, enquanto navega pelas redes, tarefas importantes estão à sua espera? Mesmo fora da Internet, há inúmeras distrações que servem de pretexto para procrastinar, como por exemplo aquelas pausas para tomar um café e bater um papo na cozinha do trabalho.

Por mais que sejam distrações inofensivas, tome cuidado, você pode estar usando-as como pretexto para não fazer aquilo que precisa ser feito. Sabe por que acho que você deve ser livre da procrastinação? Porque a procrastinação te leva a resultados medíocres, que não condizem com o ser humano extraordinário que você realmente é.

Porque a procrastinação tira de você o tempo que deve ser seu maior aliado e porque, com esse hábito, não consegue despertar dentro de você mesmo o potencial infinito que pode te levar a um novo nível.

 

Copyright:  1417220723 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Pavel+Vinnik

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010