Sinais de que você está Procrastinando

Procrastinação Você está Procrastinando? Conheça alguns sinais

 

Tem pelo menos uma mensagem pendente de resposta no WhatsApp. Aquela a que você disse: “Depois respondo…”

Deixa de resolver coisas importantes, como algo para o qual precise ligar a um call center, porque “vai dar muito trabalho”.

Sai de casa atrasado porque não há motivos para sair mais cedo.

Tem ao menos um curso (livre ou de especialização, ou mesmo algo relacionado a lazer) que já prometeu começar, mas nunca começou.

Usa até a última peça de roupa limpa antes de lavar novamente e deixa para fazer compras quando não há mais absolutamente nada na geladeira.

Anda com combustível na reserva dizendo: “Depois abasteço”.

No trabalho, usa todo o prazo disponível, mesmo que leve menos tempo para realizar uma tarefa.

Paga os boletos no último dia do vencimento, mesmo que tenha dinheiro para pagar antes. Costuma estar sempre muito cansado e, por isso, “melhor deixar para amanhã”.

Faz inscrições para exames sempre no último dia, correndo o risco de não conseguir reunir todos os documentos: “Eu estava decidindo”.

Também deixa para os últimos dias a contabilização do imposto de renda: “Pra que pagar antes, né?”

Compra presentes de datas especiais sempre no último dia e à noite, antes de o shopping fechar.

Prefere começar algo novo sempre na segunda-feira. E raramente começa.

Entre o prazer e a obrigação, o prazer. “Levantar agora? Ainda posso dormir mais cinco minutos” — aciona a função soneca.

Se você, lendo os exemplos acima, chegou à conclusão de que não consegue tomar atitudes de forma assertiva e que sempre demora muito para iniciar qualquer atividade, sinta-se acolhido. Eu te entendo e, por isso mesmo, quero ajudar você a tomar consciência disso e a bolar estratégias para se livrar desse hábito verdadeiramente incômodo e limitante.

Acredito que, para atingirmos resultados extraordinários, a gente precisa de muita determinação, de muito foco e de muito trabalho.

A gente só faz o caminho caminhando, não é mesmo? Mas, uma coisa de cada vez. Nas próximas páginas irei separar um espaço para falar mais especificamente sobre foco. Por enquanto, gostaria de chamar sua atenção para o quão incrível é caminhar o nosso caminho.

Ser capaz de tomar as rédeas da própria vida e escolher o próprio percurso. A única forma de se destacar e se superar é estar sempre melhorando e melhorando, em um processo de evolução contínua. Ter resultados extraordinários é uma decisão interna.

É preciso fazer uma escolha determinante para ser capaz de atingir o que se deseja. Os resultados vêm das ações, as ações dependem em grande parte das percepções que nós temos, e essas percepções constroem os nossos significados.

Você consegue responder o que significa família para você? O que significa trabalho? Sincronicidade? Espiritualidade? O que significam filhos, felicidade e dinheiro? Se você não tem uma resposta clara para o significado e a importância dessas coisas em sua vida, isso é um sinal de que você precisa se conhecer melhor e definir os seus valores interiores. Os significados e as percepções criam os nossos sistemas de crenças e valores.

Veja só como isso é interessante: para chegar aos resultados, você tem que agir; e o que faz você agir do jeito que você age é o seu sistema de crenças, significados e valores. Sem saber o que significa família, toda decisão sobre família pode ser procrastinada. A mesma coisa vale para a carreira, ou para a arrumação da casa, para as contas do mês, para os amigos, enfim. Quanto maior a importância e o significado, menos chance de procrastinação. Acredito que você já saiba o que são crenças e valores.

Em outro capítulo já exploramos especificamente isso, mas não me custa reforçar: crença é tudo aquilo em que você acredita como sendo verdade. Uma crença é uma profecia autorrealizável. Uma crença é algo em que você acredita e que se realiza.

Eu, por exemplo, acredito muito no potencial do ser humano. Isso é uma crença extremamente poderosa em minha vida que guia o meu trabalho. Eu verdadeiramente acredito que estou vivendo a melhor fase da minha vida, pois recebo provas diárias de que o ser humano está cada vez mais procurando por ele mesmo. É isso que torna o meu trabalho tão gratificante.

Preste atenção naquelas perguntas sobre o que significa família e trabalho para você, pois a resposta para essas perguntas está na profundidade ou na falta de profundidade em que você está vivendo a sua vida hoje.

Será que o significado de trabalho para você tem a ver com a sua missão de vida ou apenas com um mero sustento? Imagine, por exemplo, se eu não tivesse senso de merecimento, a crença de que eu sou verdadeiramente próspero. Imagine se, entre minhas crenças, valores e significados, eu não acreditasse que eu tenho o poder de ser próspero.

Se assim fosse, eu nunca seria capaz de dizer que sou próspero. Esse não é o meu caso, e eu posso afirmar com todas as letras em maiúsculo: EU SOU PRÓSPERO. E minha prosperidade não é apenas a minha estabilidade financeira (que é fruto da minha ausência de procrastinação), ela significa que eu estou aberto para dar e receber do mundo, do Universo e dos seres humanos a abundância que eles podem oferecer e, também, receber em troca.

Quer outra dica poderosa? Nós precisamos acessar nossas crenças dentro de nós mesmos para que nossa capacidade de dar significado e de ressignificar seja cada vez maior. Acredite, todo o bem que nós fazemos retorna, mais cedo ou mais tarde, em forma de abundância.

A bondade, a humanidade, o não julgamento, a não comparação são preceitos essenciais para todo ser humano comprometido com o seu desenvolvimento pessoal. Talvez você já saiba disso inconscientemente, mas eu faço questão de lembrar sempre: quando você se compara, quando você se julga ou julga outras pessoas, você está em estado interno de sofrimento, de dor, de má- goa e de desconexão.

Quando você abre mão do julgamento, quando você para de se comparar, você se torna apto para entrar em estado interno de graça, de compaixão, de amor e de felicidade. Quando você estiver trabalhando a sua percepção, lembre-se sempre a partir de qual desses estados internos você está dando significado para as coisas. Tenha sempre em mente que as nossas percepções, que dependem dos nossos significados e que determinam nosso sistema de crenças e valores, fazem a gente agir do jeito que a gente age. E são nossas ações e atitudes que geram ou não resultados extraordinários. Obviamente, para isso, a gente precisa ter garra, determinação, força e inovação.

É isso que nos torna pessoas extraordinárias, que faz com que sejamos pessoas melhores a cada dia mais e mais. Foi isso que me fez agir, foi isso que me libertou da procrastinação e fez de mim o que eu sou. É isso que faz, até hoje, que eu, José Roberto Marques, obtenha resultados cada vez mais incríveis.

É isso que faz o Instituto Brasileiro de Coaching — IBC ser uma corrente do bem e possibilitar que todos os nossos mais de 500 colaboradores alcancem resultados extraordinários na vida profissional. Não procrastinar é uma decisão que tem foco no resultado.

Copyright: 1550473295 – https://www.shutterstock.com/pt/g/KPDMedia

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds