Treinamento Motivacional

Equipe motivada

Saiba como um treinamento motivacional pode melhorar a performance dos colaboradores.

Certamente você já participou de reuniões longas, cansativas e que nem precisavam ter sido realizadas. Geralmente, nessas situações gestores ou palestrantes tentam de todas as formas convencer o grupo sobre a importância de bater metas aumentando a produção. 

Essa é uma cena comum em várias empresas porque ainda se acredita que reuniões tem o objetivo apenas de instruir colaboradores para novos procedimentos. Contudo, gestores que reconhecem o potencial de usar as reuniões como treinamentos motivacionais obtêm resultados muito mais expressivos.

Treinamento e capacitação têm um papel imprescindível para formar uma equipe mais preparada e coesa. Continue lendo para saber mais sobre treinamento motivacional. 

Qual é a importância de ter colaboradores motivados?

Colaboradores motivados estão sempre dispostos a dar o seu melhor para atingir e superar as metas. Os profissionais que recebem treinamento motivacional passam a utilizar seu tempo de maneira mais criativa para resolver problemas. Por sua vez, funcionários desmotivados podem deixar a desejar, chegando atrasados ou simplesmente não entregando os resultados.

Gostar do que faz e identificar um sentido para isso é preponderante para alcançar melhores resultados. O ambiente de trabalho precisa ser acolhedor e proporcionar para os profissionais todas as ferramentas necessárias para a entrega de resultados. O treinamento motivacional é o segredo de muitas empresas bem posicionadas no mercado atual.

Teoria da Motivação 

O psicólogo Frederick Irving Herzberg desenvolveu a Teoria da Motivação na metade do século XX, a partir de estudos por ele realizados. Ao longo de seus estudos, ele estabeleceu dois fatores como responsáveis por manter os colaboradores motivados. Confira abaixo quais são eles: 

Fatores Motivadores

São ações ligadas ao cargo e as atividades do colaborador. Aqui entram questões como perspectiva de crescimento, plano de carreira e reconhecimento do trabalho bem feito. A presença desses fatores motiva os funcionários e a ausência deixa-os insatisfeitos.

Fatores Higiênicos

São questões relacionadas ao ambiente empresarial, como relações com outros colaboradores e com os superiores, salários e benefícios sociais. Diferente dos fatores motivadores, esses não conseguem causar motivação, mas sua ausência provoca desmotivação.

Qual o papel do treinamento motivacional?

Com o passar do tempo, ainda que se tome cuidados para criar um bom ambiente organizacional, é possível que os profissionais fiquem engessados. Os colaboradores perdem a perspectiva que os impulsiona ao aperfeiçoamento pessoal e vão, aos poucos, se sentindo desmotivados. 

O treinamento motivacional é de suma importância para manter todas as pessoas em perfeita harmonia, sendo um agente regulador das relações institucionais. Dessa forma, ele é responsável por manter em equilíbrio a saúde da organização. Se não ocorrerem treinamentos e capacitações, a tendência é que todos fiquem “robotizados” e fechados para novas possibilidades.

Reunião é diferente de treinamento

Precisamos esclarecer que um treinamento motivacional é muito diferente de uma reunião. Na reunião, os sujeitos são passivos e não interagem com o instrutor. Já no treinamento ocorre uma sinergia entre instrutor e participantes, onde cada um possui papel fundamental na construção do conhecimento.

Todos nós sempre estamos em constante aprendizado e podemos colaborar muito com todas as pessoas com as quais convivemos.

O que é um treinamento motivacional? 

O treinamento motivacional consiste em um tipo específico de treinamento que tem como foco aumentar o engajamento e interesse dos colaboradores da empresa. Esse é um conceito bastante simples, contudo, também pode gerar ruídos de entendimento. Muitas companhias enxergam a motivação como consequência apenas de recompensas financeiras.

No entanto, o conceito de motivação é muito mais amplo e não depende somente de aspectos financeiros. Faz parte da motivação dos profissionais estarem inseridos em um ambiente positivo em que eles se sintam valorizados. Um treinamento motivacional pode envolver: 

– Palestras de cunho motivacional;

– Dinâmicas em equipe;

– Acompanhamento com fornecimento de feedbacks

– Convenções;

– Confraternização.

Treinamento motivacional para todos

Um mito bastante difundido a respeito de treinamento motivacional é o de que ele se estende apenas para profissionais de nível operacional. Contudo, isso não é verdade, haja vista que líderes e gestores do empreendimento também precisam dessas práticas para se manter em constante evolução.

A equipe que trabalha com atendimento ao público também demanda esse treinamento motivacional. Para entregar um bom atendimento para os clientes da empresa é determinante estar motivado. Logo, a conclusão é a de que o treinamento motivacional deve ser oferecido para todos os níveis organizacionais. 

Treinamento motivacional: conheça os benefícios

Confira a seguir os principais benefícios do treinamento motivacional para os colaboradores de uma empresa.

1. Aumento da produtividade e da qualidade do trabalho 

A falta de motivação se reflete em uma entrega menos produtiva e com menos qualidade. Todo mundo já precisou realizar uma atividade para a qual não estava motivado. A sensação é bem complicada, não é mesmo?

O treinamento motivacional contribui para o aumento da qualidade e da quantidade da entrega porque motiva quem vai produzir.

2. Reduz o turnover (rotatividade)

A desmotivação é uma das principais razões para o aumento da taxa de rotatividade dos colaboradores. Quando não existe motivação é natural que os profissionais comecem a buscar por oportunidades em outras empresas. 

O constante entra e sai de funcionários tem um custo elevado para a companhia. Logo, um dos principais objetivos do departamento de recursos humanos é reduzir o turnover. Nesse ponto, o treinamento motivacional tem um papel imprescindível. 

3. Melhora o clima organizacional

A percepção que os profissionais têm da empresa é o que se chama de clima organizacional. Dentre os aspectos envolvidos estão o espaço físico, gestão e trabalho em equipe. O índice de insatisfação dos colaboradores da companhia pode ser usado para entender como está o clima organizacional. Funciona como um indicador. 

O treinamento motivacional pode impactar esse índice por tornar os colaboradores mais engajados e motivados. O simples fato de estar motivado faz com que o profissional se sinta mais satisfeito com suas funções e, dessa forma, com o todo. 

Também tem o fato de que o treinamento motivacional trabalha com questões emocionais. Assim, o colaborador passa a ter uma visão mais otimista e consegue resolver com mais tranquilidade seus problemas. 

O treinamento motivacional tem um papel bastante importante para a produtividade da empresa!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010