Tudo o que você precisa saber sobre trabalhar com propósito e ter boa fonte de renda

trabalho com propósito
Descubra como o Coaching pode te ajudar a encontrar um trabalho com propósito

Há um ditado popular que diz que “o trabalho dignifica o homem”. E o que mais ocorre nas formações oferecidas pelo IBC são pessoas que buscam novas formas de trabalhar para, assim, dignificar os seus talentos e encontrar um propósito no que fazem. Quando falamos em dignificar, falamos em honra e respeito pela própria história. Por meio do coaching, muitos profissionais têm descoberto os seus propósitos de vida e novas formas de trabalhar.

Mas como isso é possível? Neste artigo, você conferirá o segredo para estas descobertas tão importantes e incríveis. Com ferramentas poderosas e técnicas que promovem o autoconhecimento, o coaching não só revela de maneira singular o propósito de vida das pessoas, como também mostra a elas quais são os meios eficazes para que este propósito se torne realidade.

Se você acredita que o seu propósito de vida é ajudar outras pessoas a serem mais felizes em todos os campos — sejam pessoais ou profissionais — e vê no coaching esta possibilidade, preparei uma lista com bons motivos para que você comece a mudança na sua vida agora mesmo!

1. Ter autonomia para gerenciar as suas atividades

Ao se tornar um coach profissional, você pode organizar as suas atividades com mais flexibilidade e segurança. Com organização e planejamento, você poderá listar e definir as suas atividades diárias a partir das prioridades de cada uma e adequar a sua rotina aos horários que lhe permitem ter mais qualidade de vida.

Como coach, você terá diferentes possibilidades de atuação, como orientar clientes individuais, equipes de trabalho, ou mesmo empresas inteiras. Além disso, poderá atuar como um grande produtor de conteúdo, que dissemina os seus conhecimentos pela sociedade por meio de palestras, cursos, treinamentos e publicação de artigos e livros.

No entanto, saiba que, na vida de um coach, sempre é preciso dedicar um período da sua rotina ao estudo, afinal de contas, como orientar pessoas e produzir conteúdo sem atualizar os próprios saberes? Por isso, todo coach de sucesso constantemente lê livros de diferentes áreas do conhecimento, participa de eventos e, acima de tudo, conversa com profissionais de diferentes segmentos para progredir em todos os aspectos.

2. Experimentar diferentes ambientes de trabalho

Para muitas pessoas, trabalhar em um escritório ou em qualquer outro ambiente fechado pode ser algo bastante desestimulante. Se você é uma dessas pessoas, saiba que o coaching permite que você trabalhe em diversos lugares. Parques e cafeterias, por exemplo, podem ser excelentes ambientes para trabalhar como Coach Profissional.

Além disso, se você for um coach corporativo, poderá visitar e conhecer empresas de diferentes ramos e portes, observando as suas dinâmicas internas e orientando as equipes que lá trabalham. Com isso, você pode conhecer a realidade de diferentes áreas empresariais, bem como compreender os diferentes estilos de gestão que existem nelas.

Ser coach é trabalhar num laboratório a céu aberto, em que o objeto de estudo é o próprio ser humano, sedento por despertar a melhor versão de si mesmo. Você, enquanto coach, será um facilitador desse processo, que pode ser realizado em diferentes lugares.

3. Conectar pessoas e gerar oportunidades

Uma das coisas mais incríveis que o coaching proporciona é poder conectar pessoas e auxiliá-las a criar networks (redes de contato) importantes de maneira eficaz. O coaching é uma área que faz dos seus profissionais verdadeiras testemunhas de transformações profundas. As técnicas e ferramentas que o coaching oferece despertam em cada um dos envolvidos — seja o coach ou o coachee — a vontade e a garra de realizar os seus sonhos para ter uma vida com propósito.

O coaching tem a missão de facilitar a conquista de um objetivo para um indivíduo. Esse objetivo pode estar em diferentes áreas da vida. Na vida pessoal, ele gera oportunidades na família, nos relacionamentos, na espiritualidade, nas finanças, nos esportes, na inteligência emocional, na nutrição e até mesmo no emagrecimento.

Já no campo profissional, as oportunidades de atuação estão nos seguintes nichos: organização corporativa, preparação para concursos, carreira, gerenciamento de equipes, vendas, empreendedorismo, recrutamento e liderança. Como é possível perceber, é possível trabalhar e facilitar a vida das pessoas em basicamente tudo aquilo que elas desejarem conquistar!

4. Implantar a filosofia do coaching nas organizações

Conforme citamos acima, é possível levar o coaching para dentro das organizações. Como coach profissional, você estará capacitado para aplicar todas as técnicas e ferramentas de coaching para que as organizações empresariais ampliem os seus horizontes para além da lucratividade, otimizem a gestão dos seus líderes, desenvolvam planos de carreira para os seus colaboradores e alcancem resultados extraordinários.

A implantação dessa filosofia nas empresas tem promovido benefícios em diferentes aspectos, como: aumento na organização da empresa, identificação de problemas estruturais, melhora no processo de comunicação interna, desenvolvimento de novas lideranças, redução de conflitos entre colegas, desenvolvimento e capacitação profissional dos colaboradores e melhora no clima organizacional e na qualidade de vida dos funcionários.

Em consequência desse processo, é fato que a produtividade aumenta, pois há organização, planejamento estratégico e competências altamente desenvolvidas. Com isso, todos saem ganhando — os profissionais, que fortalecem o seu desempenho profissional, e a empresa, que alcança resultados muito mais expressivos do que imaginava.

Um trabalho com propósito

É importante salientar que, quando falamos em vida com propósito, nos referimos a trabalhar com aquilo que faz sentido para nós mesmos. Esse sentido está atrelado não só à rentabilidade, mas, principalmente, à satisfação que esse trabalho nos proporciona. Um trabalho com propósito é aquele que executamos com alegria e motivação, pois percebemos que estamos promovendo transformações positivas e significativas no mundo.

O trabalho de coaching profissional é repleto de desafios, mas proporciona a esses profissionais a oportunidade de viverem algo que lhes traz a satisfação pessoal e a rentabilidade financeira que proporcionará mais qualidade de vida — tanto para si mesmos quanto para as suas famílias.

Nosso desejo sincero é de que você descubra qual é o seu propósito de vida. Que você encontre a sua verdadeira vocação e o que promove alegria em sua vida profissional. Conte com o coaching nessa jornada, em especial, com todos nós do IBC!

E você, pensa em ser um coach profissional? Já teve alguma experiência com o processo de coaching? Então, comente sobre essa experiência no espaço abaixo. Por fim, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que outras pessoas também percebam como o coaching pode ajudá-las!

Copyright: Raiam Santos g-stockstudio

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010