Veja 10 dicas de como esvaziar a mente para estudar

Esvaziar a mente e estudar
Manter a concentração é apenas uma das várias dicas que você pode seguir para esvaziar a mente para estudar

 

Todos os dias recebemos uma enorme quantidade de informações que são armazenadas em nossa mente e que acabam ocupando um “espaço” importante dentro de nós. E quando essas informações nos sufocam e bloqueiam nossa mente, é preciso pedir ajuda.

Entretanto, antes disso acontecer, é fundamental aprender como esvaziar a mente para que todas as áreas da nova vida estejam alinhadas. É importante também lembrar que essas informações nem sempre chegam como notícias maravilhosas.

Pelo contrário, muitas vezes são dificuldades que as pessoas passam e que de alguma forma chegam até nós, e nos afetam. Ou nós mesmos que lidamos com algum impacto negativo por conta dos grandes desafios que temos que enfrentar ao longo da vida.

Desafios esses que podem se referir a qualquer área da vida de uma pessoa, como por exemplo: os estudos.

Concentrar-se nos estudos é uma dificuldade que muitas pessoas veem enfrentando, já que a cada dia mais e mais informações desnecessárias são acumuladas em suas mentes e corações.

Primeiramente, para saber como esvaziar a mente para estudar, por exemplo, é fundamental definir que o que deve ficar dentro da sua mente é o que te faz bem, o restante deve ser deixado de lado. Mas como colocar isso em prática? Veja algumas dicas abaixo:

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

1 – Silêncio

Como estamos falando em esvaziar a mente para estudar, uma das dicas para você conseguir manter a concentração nesse momento é: escolha um lugar silencioso, tanto para os estudos quanto para conseguir esvaziar a mente das coisas que tiram seu foco.

2 – Meditação

A simples ação de respirar fundo e soltar o ar devagar, é um exemplo de meditação. Pesquisas comprovam que a meditação é verdadeiramente benéfica para a saúde do ser humano, seja a saúde física ou a saúde mental.

Tente se concentrar na respiração, sinta cada parte do seu corpo se movendo com a inspiração, depois sinta seus pulmões esvaziando e com esse ar saindo, elimine todas as suas inquietudes. Com o tempo, você verá que não estará pensando em mais nada além da sua respiração.

Para aqueles que pretendem esvaziar a mente para estudar, a meditação que antecede os estudos é uma forma de deixar de lado tudo que não acrescenta, para absorver somente energias positivas que vão agregar ainda mais nesse momento de estudo e concentração.

3 – Conforto

Acredite, manter o conforto do seu corpo junto ao ambiente que você está é uma excelente forma de iniciar o processo de esvaziar a mente para estudar. Já percebeu que se você usa uma roupa apertada demais, você fica incomodado?

Esse sentimento de inquietude e desconforto não são bem-vindos no momento do estudo. Por isso, adicione a dica do conforto quando você buscar formas de esvaziar a mente para estudar. Escolha um local claro, com um som ambiente e sem ruídos (de preferência). Prefira também ambientes que tenham a temperatura agradável, nem muito quente e nem frio demais.

4 – Concentração

Depois de colocar em prática as dicas mencionadas anteriormente, é interessante manter a concentração e o foco nos estudos. Mantenha a ordem dos objetos, como: lápis, caderno, canetas, computador, etc. Assim, manter o foco fica ainda mais fácil.

Outra dica importante é se manter bem alimentado e hidratado, parar os estudos a todo momento para buscar água ou para comer alguma coisa, definitivamente tira totalmente o foco e a concentração.

Dessa forma, o melhor a se fazer é ter organização para manter tudo em ordem e consequentemente manter a mente vazia para as novas informações que você irá absorver durante os estudos.

5 – Desligue os eletrônicos

Apesar de sabermos que hoje em dia precisamos dos aparelhos eletrônicos para basicamente tudo na vida, um pouquinho antes de estudar, deixe o celular bem longe. Isso porque a cada notificação desviamos o nosso foco. E o objetivo é exatamente o contrário.

Evite cair na tentação de abrir o Facebook ou Instagram para dar “só uma olhadinha” e acabar caindo no olho do furacão. Aquele looping infinito do qual saímos apenas 3 horas depois. E mal vemos o tempo passar.

6 – Organize seu espaço

Um ambiente organizado nos deixa mais tranquilos e leves. Sabe quando você vê aquele monte de coisa espalhada pela casa e sua cabeça dá um nó? É exatamente isso o que está acontecendo. São muitas informações ao mesmo tempo se chocando e confundindo sua mente.

Por isso, em cima da mesa, por exemplo, deixe apenas os itens que você realmente precisa para estudar. Como livros, cadernos e canetas. Qualquer outro tipo de material será uma distração desnecessária. E você não precisa disso.

7 – Ouça músicas relaxantes

Mas não muito relaxantes! Isso porque elas podem acabar te dando sono. A verdade é que muitas pessoas precisam de música para se concentrar. Bem, se você é uma dessas, a maior de todas as dicas é: evite escutar músicas em idiomas que você entenda.

Aproveite as músicas para tranquilizar sua mente e, caso queira ouvir enquanto estuda, prefira aquelas que não vão tirar o seu foco. Afinal de contas, ao invés de ler ou escrever a matéria que está estudando, muito provavelmente você irá escrever a letra da música que está cantando!

8 – Programe-se

Ter uma programação anotada em uma agenda ou quadro branco vai te ajudar a organizar suas tarefas. Por isso, respeite-a! Não faça programações absurdas para o seu dia a dia. Concentre suas energias naquilo que realmente valha a pena.

Essa atividade vai te ajudar a focar em uma coisa de cada vez. Além de fazer com que você não perca tempo, nem ânimo, se preocupando com coisas que não devem ser resolvidas naquele momento. Lembre-se: sofrer por antecipação é sofrer duas vezes!

9 – Tenha um ritual

Antes de começar a estudar, fazer todos ou, pelo menos, alguns dos itens que citei acima, vai te ajudar (e muito) a se concentrar melhor nos estudos! Além disso, crie o seu próprio ritual. Como fazer um breve alongamento antes de, efetivamente, se sentar para estudar.

Até colocar um copo de água ou suco em cima da mesa pode se tornar um ritual. Com o tempo seu cérebro começará a se acostumar com essas pequenas ações, entendendo que se trata da hora de se concentrar para estudar.

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

10 – Conte com o apoio do Coaching

Com o técnicas e ferramentas verdadeira e comprovadamente eficientes o Coaching é um aliado extraordinário neste processo de esvaziamento da mente e concentração nos estudos. Isso porque, através de sua metodologia, compartilhada em formações como o Professional & Self Coaching – PSC, você conseguirá desenvolver estratégias, para acalmar os pensamentos e se concentrar naquilo que é, de fato, prioridade.

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre a contribuição do Coaching para os seus estudos, clique aqui e fale agora mesmo com um de nossos consultores para tirar todas as suas dúvidas.

Esse artigo foi útil para você? Use o espaço abaixo para deixar um comentário ou mais uma dica para nossos leitores. E se fizer sentido para você, curta e compartilhe esse material nas redes sociais, com seus amigos.

Copyright: Stock-Asso

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63