Veja como a teoria de opções reais pode ser a chave para o sucesso nos negócios

A teoria de opções reais integra estratégias e finanças da organização, permitindo a identificação das melhores opções para o negócio.

Com a elevada competitividade do mercado, é essencial saber tomar decisões assertivas para manter a saúde do seu negócio. Para isso, determinar a viabilidade e prioridade de investimentos é uma iniciativa totalmente necessária na administração da sua empresa.

É neste cenário que a teoria de opções se encaixa, pois ela integra estratégias e finanças, considerando as opções de crescimento e flexibilidade de uma empresa, bem como maneiras de adaptação às possíveis mudanças no cenário em que ela atua. A teoria de opções avalia os projetos de um negócio, integrando estratégias que podem aprimora-los, prolonga-los ou desaprova-los.

Para que todo esse ciclo funcione, o gestor deve seguir as tendências do mercado para efetuar as devidas alterações e aumentar o valor do seu projeto.

As três características presentes na teoria de opções

Para que uma opção real seja efetiva, três características devem ser comuns de forma majoritária nas decisões estratégicas e financeiras do seu negócio. São elas:

  • Flexibilidade: capacidade para mudar determinado projeto e, como consequência, modificar a caminhada da empresa ao longo da sua vida útil;
  • Incerteza: a incerteza sobre o futuro pode levar ao adiamento de decisões até que novos dados possam ser analisados;
  • Irreversibilidade: quando o investimento é irreparável, com custos irreversíveis.

A aplicação da teoria das opções acarreta vantagens ao seu negócio, permitindo que você entenda o melhor momento para investir, e a melhor maneira de realizar determinada ação. Isso sejam evitados os investimentos de baixa rentabilidade e, assim, a vida útil da sua empresa pode ser prolongada.

Elaborar um planejamento estratégico e aplicar as ferramentas corretas na sua empresa, nem sempre é uma tarefa simples. Para que você saiba como seu negócio efetivamente funciona, bem como possa identificar se a teoria de opções reais é adequada a sua gestão, saiba que o Coaching é uma metodologia que proporciona a consultoria empresarial necessária para alavancar o seu negócio.

E você, conhecia a teoria de opções reais? Acha que a aplicação da metodologia pode trazer benefícios ao seu negócio? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: alphaspirit / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds