Veja como uma análise de concorrência de mercado ruim pode impactar no seu negócio

Embora a análise de concorrência seja fundamental para o sucesso do negócio, ela pode ser prejudicial quando feita de maneira errada.

Ter uma empresa exige uma série de ações por parte do empreendedor, tais como: planejar os investimentos, desenvolver um plano de negócios, contratar mão de obra qualificada, adquirir equipamentos e manter controle de estoque. Outra atitude essencial é analisar a concorrência, de modo a identificar como os processos das outras organizações podem impactar no seu negócio e no mercado.

A análise da concorrência é um processo contínuo e que traz informações a respeito dos pontos fortes e fracos da sua empresa perante o mercado, permitindo que você crie ações para fidelizar o público-alvo com um produto/serviço que satisfaça suas necessidades. Quanto menos se sabe sobre a concorrência, maior serão as chances de errar ao traçar o planejamento estratégico da empresa e, justamente por isso, analisar a concorrência é sinônimo de vantagem competitiva.

Fatores que podem prejudicar a análise de concorrência de uma empresa

Achar que a empresa é um sucesso consolidado

Muitas empresas bem-sucedidas não dão a devida importância à análise de concorrência, e isso pode ser uma ameaça para o negócio, visto que o mercado está em constante mudança. Empresas que fazem esta análise com frequência conseguem acompanhar a evolução do mercado e das exigências do público, garantindo sucesso por mais tempo.

Acreditar que a análise de concorrência pode sair cara

Na realidade, analisar a concorrência garante ações mais eficazes e investimentos certeiros.

Tirar conclusões erradas

Ao realizar a análise de concorrência, algumas empresas interpretam as informações de forma equivocada. Isso acarreta em desperdício de tempo, retrabalho e gastos desnecessários, além de não garantir a diferenciação de mercado perante a concorrência, que é justamente o objetivo da análise.

Não considerar a concorrência

Deixar de analisar a concorrência faz com que a empresa seja surpreendida com informações e novidades que poderiam ter sido previstas. Como consequência, pode haver a perda de clientes para outras organizações do mesmo nicho de atuação. Analisar os concorrentes significa manter a empresa atualizada a respeito cerca do que o mercado está fazendo e oferecendo ao cliente.

Não considerar as ideias e inovações dos concorrentes

Ser inovador no mercado pode trazer muito sucesso e, por isso, é fundamental acompanhar o que a concorrência tem feito de diferente e novo.

Não prestar atenção no cliente

Não se atentar às necessidades e expectativas do cliente abre espaço para que as empresas concorrentes desenvolvam produtos/serviços que forneçam justamente aquilo que o stakeholder procura, fazendo com que ele deixe de comprar na organização e torne-se fiel ao concorrente.

Não prestar atenção nas demandas não atendidas

A análise da concorrência permite que a empresa identifique as demandas que não estão sendo atendidas pela concorrência, isso traz excelentes oportunidades de gerar negócios e diferenciação de mercado. Se a organização não está atenta a esse fator, ela está perdendo uma grande chance de conquistar novos clientes e crescer no mercado.

Não treinar a equipe

É um equívoco achar que análise de concorrência também não abrange treinar e capacitar os colaboradores para que os mesmos tornem-se instrumento no crescimento e diferenciação do negócio.

Não realizar análise de SWOT

A análise de SWOT é uma maneira do empreendedor identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa, bem como as oportunidades e ameaças do mercado. Descobrir essas informações é uma forma de entender profundamente o negócio e sua área de atuação.

Vender preço e não valor

Algumas empresas acreditam que preço baixo é sinônimo de venda garantida, mas nem sempre isso é verdade. Aliás, tal ação pode até comprometer as finanças do negócio e desvalorizar o produto/serviço. O ideal é transmitir ao cliente o valor que o produto tem.

Não ter estratégia de marketing

É necessário saber vender o produto/serviço de forma persuasiva e nos meios corretos, de modo que o cliente encontre a empresa e torne-se fiel a marca.

Você sabia da importância da análise de concorrência de mercado? Já realizou alguma no seu negócio? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

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Imagem: Dooder / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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