10 Passos para o desenvolvimento de novos produtos

profissional em frente a um maquinário de produção

Confira uma lista com 10 passos que vão te ajudar no processo de desenvolvimento de novos produtos.

Empresas que desejam se manter competitivas devem estar sempre desenvolvendo novos produtos. Afinal de contas, no mundo atual as coisas mudam constantemente, assim como os desejos e as necessidades do consumidor.

Ao longo do texto daremos dicas de quais são os passos que as empresas precisam seguir para desenvolver novos produtos. São pontos fundamentais para todos os tipos de negócios, que consideram especialmente o público-alvo e as tendências de mercado. Siga a leitura e confira!

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Desenvolvimento de novos produtos: conheça 10 passos para o sucesso

A seguir você irá acompanhar dez passos que te ajudarão a desenvolver novos produtos. Adapte-os de acordo com o segmento do seu negócio e com outras necessidades que julgar pertinentes.

1. Manter sempre atenção ao que os clientes estão falando

Um passo primordial para desenvolver produtos de sucesso é manter a atenção ao que os clientes estão falando. Hoje, com as redes sociais, isso ficou muito mais simples. É preciso que alguém fique responsável na empresa por ler comentários dos consumidores, entender o que eles estão buscando e desejando.

Além dessa forma de conhecer melhor os clientes, é interessante realizar pesquisas de satisfação. Assim, terá acesso a respostas de perguntas estratégicas que podem ajudar no direcionamento dos projetos de novos produtos.

2. Realizar melhorias em produtos já existentes

Além de desenvolver produtos do zero, é válido realizar melhorias em itens já existentes. Essas adaptações, além de mais práticas e menos custosas, permitem que um mesmo produto se mantenha desejado ao longo de um período maior, fortalecendo o nome da marca.

A Coca-Cola, por exemplo, é um produto que existe há mais de 100 anos. Durante todo esse tempo, passou por algumas mudanças, tanto de composição quanto embalagem, mas sua essência foi mantida. E é exatamente essa a ideia, fazer com que um mesmo produto consiga suprir as necessidades e desejos do público ao longo do tempo.

3. Observar os movimentos da concorrência

Mais um ponto de atenção diz respeito aos movimentos dos concorrentes. Estão anunciando novos produtos? O que os clientes dizem nas redes sociais deles? É fundamental estar sempre ciente dessas informações para evitar ser pego de surpresa. Lembrando que a ideia não é copiar produtos e sim se planejar de modo a não ser deixado para trás.

4. Estar sempre atento às tendências do seu segmento

Por falar em atenção, além dos concorrentes, é preciso direcioná-la ao segmento de modo geral. Quais são as últimas tendências? Como seus produtos se encaixam nelas? Inclusive, existem plataformas especializadas em tendências e que podem ser bastante úteis para empresas de moda, decoração e outros setores.

5. Adaptar os projetos de acordo com necessidades que forem identificadas

O projeto de um novo produto costuma ser criado em etapas. Por mais que todos os detalhes pareçam perfeitos, é necessário realizar adaptações de forma a tornar o item o mais alinhado possível com o que os clientes estão buscando. Afinal, de nada adianta parecer perfeito aos olhos dos diretores da empresa se não forem realmente úteis para o público que irá consumi-lo.

6. Considerar sempre o posicionamento da marca

Cada marca tem o seu posicionamento, que é um detalhe que determina muitas características dos produtos. Empresas que se posicionam como exclusivas, tendem a ter valores mais elevados. Já outras, voltadas para públicos mais populares, precisam ter preços competitivos.

Esse é um passo que nunca pode ser esquecido, afinal de contas, um público que gosta de itens exclusivos e outro que busca preços mais baixos, certamente irão consumir de marcas diferentes. É importante saber exatamente para quem está produzindo para obter bons resultados.

7. Realizar muitos testes (inclusive com alguns clientes)

Dependendo do tipo de produto que está sendo desenvolvido, é preciso realizar diversos testes, tanto internos quanto externos. Hoje, várias marcas estão realizando parcerias com influenciadores digitais para que eles opinem sobre possíveis melhorias. Nesse caso, é necessário escolher bem quem são as pessoas a contribuir com sua opinião, para que ofereçam informações realmente válidas.

8. Investir em diferenciais

Dificilmente uma empresa reina absoluta fabricando um mesmo tipo de produto. Geralmente, são várias companhias fazendo a mesma coisa e é exatamente aí que entram os diferenciais. Sem eles, os produtos ficam todos iguais e os clientes acabam optando pelo de menor preço.

Vamos imaginar as famosas lasanhas congeladas, que são comercializadas por diversas marcas. Para se diferenciar, a Seara investiu em uma bandeja de papelão especial, que permite que o alimento seja aquecido por completo quando preparado no micro-ondas. Veja que um detalhe simples pode ser o que vai fazer com que o consumidor prefira determinado produto no lugar do concorrente.

9. Ter sempre atenção ao tempo de desenvolvimento

Como já mencionado, hoje, as coisas se transformam a uma velocidade impressionante. Por isso, é preciso manter atenção em relação ao tempo de desenvolvimento dos produtos. Afinal, uma demora excessiva pode significar a perda do timing para lançá-lo e fazer com que os clientes se interessem.

Claro, a ideia não é fazer as coisas correndo e deixar a qualidade de lado. É preciso saber dosar esse tempo, para conseguir lançar algo realmente bom, mas sem perder a hora certa de inserir o item no mercado. Com pesquisa e planejamento é possível fazer isso e obter excelentes resultados.

10. Criar estratégias para o lançamento dos novos produtos

Por fim, com o produto já desenvolvido e pronto para ser comercializado, é necessário criar estratégias para o seu lançamento. Existem muitas maneiras de fazer isso e a melhor para o seu caso irá depender do segmento da sua empresa.

De qualquer forma, as redes sociais são sempre uma grande aliada para realizar lançamentos e gerar desejo no consumidor antes mesmo que o produto seja disponibilizado para venda. Mais uma vez, contar com influenciadores digitais se mostra uma opção bastante interessante, afinal, o público se identifica com eles.

Como costuma ser o processo de desenvolvimento de novos produtos na sua empresa? Costuma seguir os passos que foram descritos ao longo do artigo ou realiza alguma etapa de modo diferente? Compartilhe sua experiência no espaço para comentários abaixo!

Imagem: Por PopTika

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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