Canais de venda – O que é, quais são e como escolher?

Conheça quais são os principais canais de venda e como podemos aproveitá-los a fim de conquistar o nosso máximo potencial.

Da escolha correta de canais de venda depende o sucesso de uma empresa em seu segmento de mercado, pois se ofertar seus produtos e/ou serviços em canais de baixa conversão não conseguirá se manter em médio e longo prazo. Os canais de venda nada mais são do que os canais off-line ou online escolhidos para realizar a venda dos produtos/serviços da empresa, de acordo com o perfil dos seus consumidores.

Ao longo do artigo vamos explicar com mais detalhes o conceito de canais de venda, exemplificar quais são os principais e como escolher as melhores alternativas para dar prosseguimento à sua estratégia no mercado.

Canais de venda: O que são?

De maneira geral, canal de venda é o meio pelo qual a companhia realizará as suas vendas para os consumidores. Atualmente, os canais podem ser off-line ou online, e, quando bem escolhidos, têm ação positiva na divulgação das ofertas da empresa para as pessoas de real interesse. É fundamental que as empresas escolham canais de vendas que façam sentido para o perfil de clientes que possuem.

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Quais são os principais canais de venda?

Confira abaixo os principais canais de venda online e off-line existentes para ter uma ideia das possibilidades de meios de oferta de seus produtos ou serviços para os consumidores.

Canais de venda online

Os canais de venda online vêm se destacando há algum tempo pela facilidade que oferecem para os consumidores, que podem comprar sem sair de casa. A pandemia do coronavírus potencializou o alcance dessas modalidades, pessoas que não tinham esse hábito passaram a comprar pela internet. Conheça os principais canais de venda online abaixo.

E-commerce

O e-commerce é uma loja virtual pertencente à marca, ou seja, a empresa é a responsável pela venda dos produtos. O ideal é que a loja virtual tenha a identidade visual da marca, seja um ambiente seguro de compras para o consumidor e conte com formas variadas de pagamento.

Marketplace

O marketplace nada mais é do que um shopping center virtual, pois é uma loja online em que várias marcas de empresas diferentes estão disponíveis para os consumidores. Dois bons exemplos são a Americanas.com e a Amazon. Marcas de menor porte podem ser mais vistas pelo público através da visibilidade da empresa responsável pelas vendas.

Geralmente, nesse sistema o marketplace oferece a estrutura de venda e processamento de pagamento, ficando a cargo da empresa vendedora enviar o produto para o consumidor.

Programas de afiliados

Os afiliados são como vendedores online, basicamente são pessoas que divulgam links de venda de produtos ou serviços em seus sites ou redes sociais. Nessa configuração, os afiliados ganham comissões pelas vendas feitas através dos seus links e a marca se fortalece chegando a mais pessoas.

Redes sociais

As redes sociais têm uma presença constante em nossas vidas atualmente e podem se tornar ambientes de compra. O Facebook, por exemplo, possui seu próprio marketplace e o Instagram possui uma ferramenta chamada Shopping, que permite visualizar os preços em cima das fotos dos produtos, clicando para ser redirecionado para a loja virtual.

Google Ads

A ferramenta de anúncios do Google, maior buscador online, oferece duas possibilidades para anunciar seus produtos ou serviços: Rede de Display ou Rede de Pesquisa. No primeiro caso, os anúncios são disponibilizados em outros sites e no segundo caso são disponibilizados no topo das páginas de pesquisa.

Canais de venda off-line

Mesmo que os canais de venda online estejam em plena ascensão, é interessante contar com uma boa estrutura de canais de venda off-line, os mais tradicionais. Conheça os principais abaixo.

Ponto de venda (PDV)

Se a sua marca trabalhar com produtos que despertam o desejo e/ou necessidade de experimentar antes de fechar a compra, é interessante ter uma loja física, no caso do ponto de venda é uma loja própria.

O setor de vestuário é um bom exemplo, as pessoas costumam querer experimentar as peças antes de comprar. Mesmo que sua atuação esteja totalmente baseada em loja física, é essencial ter presença online por meio de redes sociais, por exemplo.

Venda direta

Modelo de vendas bem-sucedido no Brasil, em que o vendedor vai até o consumidor apresentando os produtos e fechando as vendas. Natura e Avon são duas marcas famosas por adotar esse canal de vendas. Nesse sistema, geralmente os vendedores não têm vínculo formal com a empresa, ganhando uma comissão sobre as vendas realizadas.

Telemarketing

As vendas realizadas pelo telemarketing se dão através do telefone, a empresa entra em contato com o consumidor para fazer o agendamento de visitas ou concretizar o negócio. É fundamental que as empresas que adotem esse sistema tenham cuidado para não realizarem abordagens invasivas.

Como escolher os melhores canais de venda?

O primeiro ponto que deve ser esclarecido é que as empresas não precisam ter todos esses canais de venda apresentados ao longo do artigo, até porque nem todos corresponderão ao perfil dos seus consumidores. Porém, também não é necessário – e nem indicado – se restringir a somente um dos canais.

Atualmente, coordenar canais de venda off-line e online se mostra uma solução prática para quem atua em setores que ainda se pautam pelos canais mais tradicionais, como lojas físicas. Contudo, há diversas marcas que já nasceram no ambiente virtual e se mantém bem-sucedidas, mesmo sem ter canais de venda físicos.

A escolha pelos melhores canais de venda depende da observação de alguns fatores, sendo o primeiro deles o seu público. Entenda quem é o público-alvo e de que forma se mostra mais fácil impactá-lo.

Se os potenciais compradores dos produtos da sua marca apresentam maior tendência de compras pelas redes sociais, é essencial investir em formas de tornar essa conversão possível. Já se o público prefere compras presenciais, é válido investir mais em um ambiente físico, podendo também ter um braço online.

Outros fatores relevantes para a decisão de quais são os melhores canais de venda para a sua marca incluem o perfil da marca, o segmento de atuação, quanto se tem de recursos financeiros para investir em estrutura. Dedique um tempo antes de iniciar as atividades para fazer um estudo completo que contemple essas questões.

Agora que você já sabe tudo de mais relevante sobre canais de venda já pode montar uma estratégia realmente eficaz para sua empresa. Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo com seus amigos que também são empreendedores!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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