Como alavancar as vendas em qualquer tipo de negócio

dicas para alavancar vendas

Dicas poderosas para alavancar as vendas em qualquer tipo de negócio

Uma preocupação constante no mercado de vendas é traçar as melhores estratégias para que os bons índices – lucratividade, faturamento, share of mind, dentre outros – permaneçam sempre altos. Quando o percentual de vendas apresenta alguma queda é de extrema importância saber quais foram as razões e, principalmente, como alavancar as vendas.

Mas, como constatar de maneira eficiente que houve essa queda? E como alavancar as vendas do meu negócio? Se a sua empresa está neste momento em busca de respostas para estas questões, eu te convido a conferir as dicas poderosas que ajudarão você e os gestores do seu negócio a atingirem um número incrivelmente fantástico de vendas!

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Dicas para alavancar as vendas do seu negócio

A seguir, apresento a você algumas dicas que te mostrarão como alavancar as vendas. São dicas baseadas em técnicas e também na minha experiência enquanto gestor. Outra coisa que é importante dizer: elas foram pensadas para atender todos os tipos de negócios. E que dicas são estas, afinal? Confira!

1 – Analise a atual situação da sua empresa

É importante entender quais são as causas para a queda das vendas do seu negócio. Faça uma profunda avaliação dos processos existentes na sua empresa para identificar eventuais falhas. Avalie também os processos ligados a gestão. Tais informações serão fundamentais para que você identifique com eficácia e exatidão o que tem causado a queda nas vendas. Talvez este levantamento de informações seja uma etapa que necessite de um tempo maior e até mesmo, de mais colaboradores envolvidos. Porém, é uma etapa fundamental e que garantirá o sucesso das ações posteriores.

2 – Não tome decisões precipitadas

Constatar que é preciso alavancar as vendas do seu negócio pode despertar um certo desespero e com isso, vir a ansiedade em agir com rapidez. Tomar decisões pautadas pelo desespero pode gerar transtornos posteriormente e, sobretudo, podem não resolver o grande problema em questão. Tome decisões com base em informações confiáveis e não se deixe levar pelo desespero nem pela ansiedade.

3 – Saiba mais sobre o seu cliente

A queda nas vendas tem relação com os processos da sua empresa, disso não temos nenhuma dúvida. Mas, isso também pode ter uma relação com a mudança comportamental dos seus clientes. Por isso, é importante buscar informações sobre os clientes e entender quais foram as razões para que eles deixassem de comprar os seus produtos. É alguma funcionalidade que falta em seu produto? Falta inovação? Preço? Concorrentes? Esteja atento com as mudanças comportamentais de seus clientes e trace estratégias que sejam coerentes com as expectativas de seus consumidores.

4 – Preço não é tudo

Antes de pensar reduzir os preços dos seus produtos, avalie se esta é uma boa estratégia para alavancar as vendas do seu negócio. Avalie se este é realmente o fator decisivo para que a sua empresa venda mais e, principalmente, tenha certeza de que a sua empresa tem condições financeiras para arcar com eventuais prejuízos oriundos desta redução de preço. Nem sempre a redução de preços é a melhor estratégia.

5 – Qualificação dos colaboradores é fundamental

Neste processo de alavancar vendas, a primeira certeza que se tem é: haverá mudanças. Portanto, é importante ter colaboradores preparados e capacitados para lidar com as mudanças que virão. Incentive os seus colaboradores a participar de cursos e formações que os capacitarão a desenvolver habilidades que contribuirão positivamente com as suas carreiras profissionais. Invista em cursos de qualificação para seus colaboradores, especialmente, os colaboradores que atuam direta e indiretamente com vendas.

6 – Não deixe de investir em Marketing

Diante de crises financeiras ou queda de vendas, muitos gestores decidem fazer um corte de gastos e um plano de contenção de finanças para impedir que haja um agravamento maior da situação. Um dos cortes que alguns gestores adotam é reduzir os investimentos em ações e estratégias de marketing, o que não costuma ser uma decisão saudável. Para alavancar vendas, é importante repensar as ações e estratégias de marketing, avaliar quais são eficazes e quais precisam ser reformuladas. Para isso, é fundamental que os gestores de marketing tenham condições financeiras para traçar estratégias eficazes e pontuais.

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Como o Coaching pode contribuir com o sucesso de vendas

Com ferramentas e técnicas que contribuem com a alta performance de vendedores, o Coaching em Vendas Training é uma formação oferecida pelo IBC que tem o objetivo de capacitar os profissionais, para potencializarem suas habilidades e competências em negócios, e assim, prepará-los para atingir resultados extraordinários e alavancar as vendas através de estratégias. Confira alguns dos benefícios obtidos com o Coaching em Vendas Training:

  • Efetividade de persuasão
  • Desenvolvimento de Inteligência Emocional e Autoliderança
  • Visão Sistêmica
  • Criação do campo relacional de confiança entre vendedor e cliente
  • Autoconhecimento
  • Gestão de tempo
  • Motivação e engajamento de equipe de vendas
  • Conhecimento do perfil do cliente
  • Negociação e fechamento

Entre outras.

Espero que estas dicas contribuam de maneira poderosa com o sucesso das vendas do seu negócio, querida pessoa! Você tem alguma dica para compartilhar com a gente? O que você pensa a respeito do assunto? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o tema. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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