Como preparar sua empresa para as vendas de fim de ano

mulher andando com sacos de compras com fundo de Natal.

Veja algumas dicas de como preparar a sua empresa para aumentar as vendas no fim de ano.

Já está preparando sua empresa para as vendas de fim de ano? Esse é um dos momentos mais promissores em termos de vendas para empreendimentos de diversos setores. Afinal, as pessoas estão mais abertas para comprar, tanto pelas datas festivas quanto pelo fato de terem mais dinheiro em mãos devido ao décimo terceiro salário.

Saber como preparar o seu negócio para se dar bem nessa etapa do ano é essencial. Lembre-se de que um bom atendimento nessa época, aliado ao oferecimento de produtos de qualidade, pode resultar em clientes fidelizados.

Siga a leitura para conferir dicas poderosas para fechar muitas vendas e encerrar o ano com excelentes resultados!

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7 Dicas para preparar a sua empresa para as vendas de fim de ano

Estar com o estoque devidamente organizado, preparar uma boa campanha de divulgação da sua marca e ter atenção aos feedbacks dos consumidores são apenas alguns pontos que precisam ser trabalhados no fim de ano.

Para te ajudar nessa missão, preparamos um guia com dicas poderosas para aumentar consideravelmente o número de conversões da sua empresa nesse período. Acompanhe!

1. Saiba exatamente quem é o seu público

Durante todo o ano, é essencial que a sua companhia armazene dados que ajudem a delinear o perfil dos seus consumidores. Muitas vezes, a percepção que uma marca tem acerca do seu público é bastante incompatível com a realidade. Afinal, sem um controle fica difícil compreender com precisão quem são os clientes e o que eles buscam.

A partir da análise de dados é possível obter informações sobre quem são as pessoas que compram do seu empreendimento e quais são as suas preferências. Inclusive, é válido verificar quais são os itens que mais têm saída para fazer uma montagem coerente de estoque. Os dados já são comparados ao petróleo, tamanho é o seu valor no mercado, portanto, use-os a favor da sua empresa para tomar decisões com maiores chances de sucesso.

2. Estruture o atendimento

No fim de ano, as pessoas estão sempre com pressa para fazer as compras, são tantos presentes para escolher que não dá para perder muito tempo nas lojas. Sendo assim, facilite a jornada de compras do seu cliente, atentando-se para a montagem de uma estrutura realmente eficiente.

Dê uma atenção especial para o setor de trocas e para o funcionamento das máquinas de pagamento com cartão, quanto mais agilidade, melhor. Por outro lado, é necessário ter atenção para identificar clientes que tenham preferência por um atendimento mais personalizado, sem tanta pressa.

3. Prepare o estoque

Fazer uma previsão do aumento de vendas do fim de ano com base em dados da sua companhia e da economia é importante para preparar o estoque. Quando os produtos sobram se tem prejuízo, e quando faltam se perde a oportunidade de fidelizar os potenciais clientes. 

Chegar ao número ideal para não faltar e nem sobrar produtos pode ser bem mais simples do que parece quando se tem controle de vendas do mesmo período de anos anteriores. A forma como o estoque será organizado e gerenciado também deve ser pensada para atender às demandas desse momento específico.

Desenvolver uma estratégia que facilite o transporte dos produtos até a linha de frente de venda é crucial, pois o ritmo acelera consideravelmente nos últimos meses do ano. Resumindo, é preciso analisar dados passados e se planejar.

4. Treine os funcionários

O fluxo de clientes aumenta consideravelmente no fim de ano e os seus funcionários podem se sentir um pouco perdidos para atender satisfatoriamente todo mundo. É interessante que na metade do segundo semestre do ano os colaboradores comecem a receber treinamento para que possam se organizar quando for necessário.

Desenvolver rotinas de atendimento simplificadas pode contribuir para mais tranquilidade, mesmo em um momento de grande movimentação. Portanto, evite deixar para orientar e treinar a equipe no último momento, quanto mais preparados todos estiverem, melhores serão os resultados.

5. Contrate funcionários temporários

Se o movimento das lojas e/ou das fábricas da sua companhia cresce exponencialmente no fim de ano, é válido contratar funcionários temporários. Essa medida permite que o trabalho seja realizado com mais tranquilidade e eficiência pelos colaboradores, gerando uma melhor impressão nos clientes.

Não existe economia em manter uma estrutura muito enxuta que não dê conta de atender a todo o fluxo de clientes. Afinal, deixar de investir em uma equipe maior temporariamente pode significar perder vendas e deixar de crescer.

6. Trabalhe bem com ofertas e promoções

Embora as pessoas estejam mais propensas a gastar no fim de ano, não significa que elas irão comprar tanto quanto o seu balanço financeiro gostaria. Uma forma de alavancar as vendas é criar promoções e ofertas especiais para essa época considerando o fato de que se precisa comprar um grande volume, afinal, são muitas pessoas para presentear.

Uma boa estratégia é oferecer produtos de brinde em uma compra de determinado valor, por exemplo. Ao se deparar com esse tipo de oferta, o consumidor fica mais propenso a fechar a compra porque considera que irá eliminar mais um item da lista.

Com a grande demanda de lojas e marcas, os consumidores estão em busca de empresas que ofereçam o máximo de vantagens. Para os lojistas, muitas vezes é uma forma de liberar espaço no estoque de produtos que, por algum motivo, não venderam como o esperado ao longo do ano. Entretanto, tudo deve ser muito bem planejado para evitar prejuízos.

7. Invista em uma boa divulgação

Todo o trabalho de estruturar o estoque, contratar funcionários temporários e criar promoções incríveis deve ser coroado com uma boa divulgação. As redes sociais são perfeitas para fazer essa comunicação junto ao público, pois é lá que a maioria das pessoas está.

Faça postagens pontuais em que fiquem claras as condições de preços e compra. O consumidor precisa saber o que tem a ganhar ao fazer as suas compras natalinas na sua companhia.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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