Conheça os 5 principais erros na captação de clientes

ímã atraindo clientes

Confira os principais erros que podem estar atrapalhando seu processo de captação de clientes.

Erros na captação de clientes são prejudiciais para as empresas em diferentes cenários. Contudo, durante uma crise pode ser ainda mais impactante e determinante para a falta de sucesso. Se está difícil para todas as companhias, aquelas que investem corretamente em ferramentas de captação tendem a se destacar.

Os consumidores, por sua vez, também tendem a se tornar mais seletivos na realização de suas compras em momentos financeiros desfavoráveis. Para manter a companhia em plena expansão é fundamental saber como trabalhar essa captação. Atrair e reter os consumidores é o segredo para ter uma empresa saudável. 

No artigo a seguir iremos apresentar os principais erros que podem afetar negativamente a captação de clientes para seu empreendimento. Conhecendo-os fica mais fácil evitá-los e potencializar a conquista de novos interessados em sua marca. 

Conheça os 5 principais erros na captação de clientes

A capacidade de retenção de clientes é fundamental para alcançar o sucesso em médio e longo prazo. Ter clientes recorrentes é bastante positivo, no entanto, para manter a saúde financeira da sua companhia é necessário que novos consumidores cheguem. Algumas empresas têm estratégias para fazer essa captação, mas não conseguem obter resultados na prática.

Essa falta de conversão geralmente é resultado de um método de trabalho ineficaz. Pensando nisso, listamos abaixo os 5 principais erros que podem estar atrapalhando seu processo de captação de clientes. 

1. Falta de definição da persona

O produto ou serviço da sua empresa é direcionado para quem? Não saber responder com precisão essa pergunta demonstra que há um descompasso entre a sua estratégia e o mercado. Investir em ações de marketing sem ter o público delas bem definido pode representar prejuízo. 

Conhecer com mais profundidade o seu público permite entender quais são os seus desejos e anseios. Torna-se muito mais fácil estabelecer um diálogo direto e persuasivo sabendo quem são as pessoas que receberão as mensagens. A partir do estabelecimento da persona é possível determinar os canais mais interessantes para divulgar sua marca.

A determinação da persona consiste em analisar o perfil de quem já consome os produtos/serviços da sua empresa. Os consumidores são mais homens ou mulheres? Qual é a faixa etária que mais procura sua solução? Onde essas pessoas moram? Quais os canais que utilizam para comprar? Quais redes sociais utilizam com mais frequência?

A partir das respostas dessas e de outras perguntas é possível desenvolver um perfil-guia. Com esse perfil você pode desenhar uma persona, ou seja, criar uma pessoa fictícia que reúne todas essas características. No momento de criar as estratégias de captação, o setor de marketing deve ter essa persona em mente. 

2. Não ter base de dados dos clientes

Sem uma base de dados dos clientes a sua empresa terá muito mais dificuldade de determinar o perfil da persona. E quando falamos em cadastro devemos ter em mente que ele não se restringe aos consumidores que efetivamente compram seus produtos/serviços. Esse cadastro deve ser usado também para registrar potenciais contatos de potenciais compradores.

Vivemos na era da informação e não reunir dados se mostra um erro estratégico. As informações podem ser obtidas por meio de um cadastro de compra. Quando um consumidor adquire algo na sua empresa preenche alguns dados, isso cria um registro dessa interação.

Outra forma de reunir dados é através da oferta de conteúdos relevantes para a audiência. Os infoprodutos são amplamente utilizados como mecanismo para reunir dados daqueles que se interessam pela sua solução. Basicamente, essa estratégia consiste em oferecer um e-book, uma apresentação entre outros conteúdos entregues mediante o fornecimento de alguns dados.

Ressaltamos que para essa estratégia ser bem-sucedida é necessário que o conteúdo oferecido seja relevante. Os dados do seu público são valiosos e demandam atenção para serem obtidos. Boas estratégias se baseiam em entender o que o público espera e lhe fornecer o melhor possível. 

3. Não ter um orçamento para o marketing

Mesmo que seja necessário cortar custos na sua empresa, fique atento para o fato de que sem marketing a sua companhia não irá se manter no mercado. As ações de marketing não são custos e sim investimentos essenciais para a sobrevivência da sua marca. Em uma situação de crise é possível diminuir o investimento em marketing, mas jamais cortá-lo.

O ideal é ter um planejamento financeiro que reconheça esse investimento como uma das prioridades. Ter uma verba separada para colocar a sua marca em evidência é a melhor forma de garantir a sua relevância diante da audiência. Lembre-se de que quem não é visto não é lembrado. 

4. Ter um atendimento deficitário

Quando o atendimento é ruim, nem todo investimento em marketing é capaz de trazer bons resultados. Os colaboradores que atendem os clientes são o cartão de visita da sua empresa. Quantas vezes você já desistiu de comprar algo porque achou que não foi bem atendido em uma loja?

A equipe que tem contato com os clientes, venda e pós-venda, de receber treinamento e diferentes qualificações. Os gestores devem ficar atentos também à importância de manter a motivação desses colaboradores. Se os funcionários estiverem contentes com as condições de trabalho, entregarão mais simpatia e bom atendimento. Trata-se de causar uma boa impressão para que o cliente retorne.

5. Falta de comunicação com a audiência

A falta de contato entre a marca e o seu público é um dos principais erros de uma estratégia de captação de clientes. Em um contexto em que temos a internet à nossa disposição não faz sentido que as empresas não tenham canais de comunicação direta com a audiência. Redes sociais, blogs, site, entre outros, são imprescindíveis para que o público saiba que a sua companhia existe. 

Mesmo com excelentes produtos e serviços fica difícil ter renovação na sua base de clientes se não há reconhecimento da sua marca. Os interessados em comprar precisam ser nutridos com conteúdos e reforços positivos a respeito da sua empresa. O ponto crucial é entender que, mais do que criar um canal de comunicação, é necessário mantê-lo funcionando bem. 

Com essas dicas é possível criar estratégias bastante eficientes de captação de clientes!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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