Entenda o que é funil de vendas e seu papel na geração de novos clientes

O Funil de Vendas é uma estratégia de Inbound Marketing que consiste em conhecer cada etapa da compra, desde o momento em que o consumidor conhece a empresa até o fechamento do negócio.

O funil de vendas é uma estratégia de Inbound Marketing que consiste em conhecer cada etapa do negócio, desde o momento em que o consumidor conhece sua empresa até o fechamento da compra. Em alguns casos, o funil é usado para conduzir o consumidor neste processo.

O Funil de vendas auxilia os gestores a compreender com exatidão como seus clientes conhecem seu produto e suas tomadas de decisão de compra (ou desistência) até o momento da aquisição. Este processo é dividido em três etapas: topo, meio e final. Entenda melhor a seguir:

Etapas do funil de vendas

Topo do funil

Aqui é o momento em que o consumidor conhece a empresa. Ele ainda não é um cliente real, mas tem grandes chances de se tornar um. Nesta etapa, o consumidor não está procurando algo específico, e é fundamental que você utilize ferramentas que estimulem o indivíduo a descobrir uma necessidade em relação à sua empresa.

Meio do funil

O consumidor que está no meio do funil é aquele que ainda não se decidiu se vai efetuar a compra, mas tem interesse em saber como atender às necessidades que ele identificou na etapa anterior. Este consumidor está em busca de mais informações e provavelmente permanecerá mais tempo em sua plataforma digital enquanto decide se finaliza o negócio.

Fim do funil

Na parte final do funil, o consumidor decidiu comprar seu produto. Todas as experiências que ele teve em sua plataforma mostraram que ele faz parte de um lead qualificado para o seu negócio.

Vantagens do Funil de Vendas

O Funil mostra com exatidão o que acontece nas diferentes etapas de compra. Com essas informações, o gestor pode otimizar a produtividade da equipe e aproveitar melhor as oportunidades de negócio.

E você, o que acha de utilizar o Funil de Vendas em sua empresa? Como esta metodologia pode te ajudar a alavancar os resultados do seu negócio?

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Imagem: Red Deer / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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