Insights no Marketing – Entendendo a importância da Análise de dados

pessoa usando um notebook e ícones de marketing do lado

Confira 5 ferramentas que podem ajudar a gerar insights de marketing.

Decifrar e remediar os problemas enfrentados pelos consumidores é essencial para que uma empresa se mantenha no mercado. Essa compreensão pode se tornar mais fácil se houver os chamados insights de marketing. Provavelmente, já aconteceu com você ou com algum conhecido de uma ideia inovadora surgir aparentemente do nada. Os insights de marketing funcionam mais ou menos dessa forma. 

A palavra insight é inglesa e pode ser traduzida como “vista de dentro” ou ainda como “olhar por dentro”. No contexto empresarial, insight significa ter uma ideia genial pelo simples fato de compreender algo que antes estava nebuloso. Gostou dessa ideia? Então prossiga na leitura para entender como os insights funcionam no marketing. 

O que são os insights de marketing?

Sabe quando você tem uma “sacada” genial para resolver um problema que parecia insolúvel? Isso é um insight. Mas, ao contrário do que as pessoas pensam, os insights não surgem do nada. Para utilizar esse recurso no âmbito profissional é essencial entender qual é a sua essência. 

Trata-se de entender como funciona isso de olhar para dentro. Afinal, as soluções surgem de dados e pesquisas que você armazenou em sua cabeça. Por isso que dissemos que as ideias não surgem do nada. As ideias provenientes de insights permitem pensar de forma inovadora, chegando a soluções que talvez não fossem encontradas de outra maneira.

A melhor forma de incentivar a sua mente a ter os famosos insights é buscar informações pertinentes em diferentes canais. Mantenha um banco de dados com diferentes pontos de vista de um mesmo tema. Sempre que possível, se dedique a uma nova atividade. Quanto mais você exercita o seu cérebro, mais chances de ter bons insights têm. 

Sistema de informação de marketing: como elaborar? 

Quando falamos especificamente sobre insights de marketing, é essencial ter em mente a importância de um bom sistema de informação. Vivemos em plena era digital e diariamente incontáveis dados são disponibilizados na rede. Esses dados devem ser coletados e analisados para que possam ser utilizados com efetividade para os insights criativos. Essa base sólida de dados facilita a tomada de decisões de companhias de diferentes segmentos e portes. 

Porém, para que esses dados sejam realmente úteis, é necessário saber como trabalhar com eles. Para conseguir geri-los da melhor forma é essencial contar com um Sistema de Informação de Marketing (SIM). Um bom SIM depende da escolha de um software adequado para a coleta e análise dos dados. Sem essa triagem e posterior verificação, é difícil ter bons resultados.

A base para de funcionamento do SIM é o banco de dados. O armazenamento de informações deve ser inteligente. No amplo universo dos dados há aqueles que são mais úteis e relevantes que outros. A função do SIM é justamente ajudar a fazer essa distinção. 

Análise de dados: conheça os tipos de dados mais relevantes

No que diz respeito aos insights de marketing, há alguns tipos de dados que se mostram mais interessantes. Abaixo listamos quais são os dados que vale mais a pena coletar para estimular ideias criativas e inovadoras.

1. Dados de comportamentos de consumo

Para entender melhor o seu público-alvo, é essencial ter informações sobre o comportamento dos consumidores e potenciais consumidores. Esse conhecimento contribui para o marketing e para outras áreas da companhia. 

2. Dados de análise da concorrência

Dados relativos à concorrência têm um papel essencial para o bom desenvolvimento de empresas de qualquer segmento. A partir deles dá para identificar o que os seus concorrentes fazem diferente que dá certo. Com essas informações é possível pensar em estratégias para se tornar mais relevante para o público-alvo. 

3. Dados do mercado endereçável

Sua empresa conhece o tamanho do mercado em que está inserida? Qual é a representatividade do seu público-alvo? Contar com informações segmentadas é essencial para desenvolver estratégias que levem em consideração tópicos como crescimento do setor e particularidades do produto.

4. Dados de padrões que se repetem

Identificar tendências é uma forma de posicionar a sua empresa no ponto em que ela deverá estar no futuro. Uma forma consistente de identificar tendências é através de padrões de dados. As companhias devem monitorá-los para encontrar boas oportunidades, garantindo, assim, a sua melhor organização. 

Conhecer as futuras expectativas do mercado é o segredo para gerar bons negócios. Analisando essas informações de padrões é possível considerar mudanças nos produtos atuais ou até mesmo desenvolver uma nova linha com chances de consolidação no mercado. 

Top 5 ferramentas que podem ajudar a gerar insights de marketing

As empresas podem adotar uma série de ferramentas e metodologias para incentivar os insights de marketing. O objetivo comum entre elas é a conversão de dados brutos em informações relevantes para o futuro da companhia. A seguir apresentaremos cinco opções bastante utilizadas no mercado. 

1. Google Analytics

Dentre os objetivos dessa ferramenta estão o monitoramento de tráfego de páginas web, e-commerce ou aplicativos. A partir do uso da ferramenta é possível coletar e analisar dados importantes sobre o comportamento dos clientes. Essas informações ajudam no surgimento de insights de marketing. 

2. Hubspot CRM

Trata-se de uma das ferramentas de CRM mais usadas no mercado. Permite agrupar informações dos clientes, como cadastros, atendimentos, suporte, entre outros. 

3. Google Ads

Uma ferramenta poderosa para entender quais são os dados mais relevantes. A partir desse entendimento fica mais simples a geração de insights de marketing. Permite compreender as dúvidas que os leads têm em relação aos produtos anunciados. Assim é possível trabalhar com mais clareza na conversão. 

4. Google Trends

Uma ferramenta bastante útil em um universo repleto de dados, pois ajuda a entender os assuntos em alta no momento. Isso permite identificar padrões de comportamentos que podem ser úteis para diferentes equipes da companhia. 

5. Hotjar

Com essa ferramenta é possível identificar problemas de usabilidade em sites. Além disso, também permite fazer a análise de dados sobre clientes, encontrando assim as principais dúvidas, dificuldades ou pontos de interesse. 

Os insights de marketing são essenciais para o sucesso de empresas de diferentes setores! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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