Os 7 maiores erros de marketing nas redes sociais

pessoas usando celular

Confira os maiores erros de marketing nas redes sociais.

As redes sociais representam uma grande oportunidade para as empresas se aproximarem efetivamente dos seus públicos-alvo. No entanto, é determinante que os profissionais de marketing desses empreendimentos tenham uma estratégia sólida para utilizar esses canais. 

O Marketing Digital proporciona diversas oportunidades de conquistar êxito nas estratégias adotadas. No entanto, há também a possibilidade de cometer erros que podem se refletir no afastamento do público de interesse. Prossiga a leitura, pois neste artigo iremos apresentar os 7 maiores erros de Marketing nas redes sociais e como evitá-los. 

Marketing nas redes sociais: conheça os 7 maiores erros

O marketing nas redes sociais é imprescindível para empresas de diferentes setores. Para dar início a uma estratégia com maiores chances de sucesso, é essencial se atentar para os possíveis erros nesse tipo de abordagem.

A seguir listamos os 7 maiores erros que podem atrapalhar o bom andamento da sua estratégia de Marketing Digital. 

1. Iniciar o trabalho sem uma estratégia

Um dos erros mais recorrentes no tocante a marketing em redes sociais é acreditar que basta ter uma conta criada. A inserção de uma empresa nas redes sociais deve ser feita com planejamento, é preciso ter objetivos. A estratégia nas redes deve estar devidamente desenhada. 

O gestor deve estar ciente de que essa estratégia demanda investimento, tanto para a implantação quanto para a manutenção. Os riscos envolvidos devem ser levados em conta, pois situações, a princípio, não cogitadas podem acontecer. As redes sociais oferecem um contato muito próximo com o público e por isso é fundamental ter cuidado para que não se torne um desastre. 

2. Falta de integração entre os esforços do Marketing Digital

Ter diferentes canais digitais, como redes sociais, revista digital, site, newsletter entre outros, que não se comunicam entre si é uma estratégia com grandes chances de falha. Os esforços de marketing digital da sua companhia devem estar integrados para que somem as suas forças e objetivos. 

Os canais devem ter força para concretizar seus objetivos separadamente, mas também para se somar. Ou seja, devem funcionar separadas e juntas. Isso significa que é um erro considerável manter perfis e páginas como ilhas que não se conectam. Isso leva à redução do alcance das suas campanhas. 

3. Pouco ou nenhum acompanhamento

A falta de supervisão e acompanhamento do que está sendo postado é outro grande erro do marketing em redes sociais. É importante esclarecer que não estamos sugerindo um tipo de censura, mas sim cuidado para que o conteúdo esteja alinhado com os valores do público e da empresa. 

Tal cuidado se estende desde a evitar posts com erros gramaticais até aqueles que possam ser ofensivos para algum público. Lembre-se de que não há erro postado sem um print para comprová-lo.

Então, antes das postagens serem efetivamente feitas é válido analisá-las tanto em forma quanto em conteúdo. E, se possível, tenha mais de um profissional para fazer essa curadoria, uma vez que, assim, serão reduzidas as chances de erros. 

4. Falta de cuidado com as respostas aos clientes

As redes sociais oferecem grande proximidade com o público e isso abre margem para mais interação. Em alguns casos, essa interação se dará por meio de comentários elogiosos e propaganda positiva espontânea. No entanto, é fundamental estar preparado também para as interações negativas. 

Inclusive, várias empresas encontram dificuldade em encontrar e treinar uma equipe devidamente preparada para lidar com esse tipo de situação. Nesse contexto, há erros que podem ser facilmente contornados, enquanto outros demandam mais esforço da equipe. É essencial estar ciente de que uma crise nas redes sociais não torna um projeto automaticamente inválido.

As interações negativas podem até mesmo se transformar em oportunidades para que o empreendimento cresça e melhore sua atuação no mercado. O segredo está em pensar de que maneira o consumidor insatisfeito pode ser novamente convertido em cliente satisfeito. O indivíduo que está reclamando deve ter a sua confiança reconquistada. 

5. Foco na quantidade e não na qualidade

O trabalho de marketing nas redes sociais deve se pautar muito mais pela qualidade do que é postado do que pela quantidade. Vídeos de pets fazendo coisas fofas viralizam com facilidade, no entanto, isso não significa que trarão real engajamento para a sua marca. 

A qualidade das postagens diz respeito à coerência com a imagem da empresa e com os valores do público. Embora as redes sociais sejam um ambiente mais relaxado, não significa que se pode postar qualquer coisa. Perfis de marcas precisam ser relevantes, somente assim as pessoas continuarão curtindo a página. 

6. Usar as redes sociais como espaço apenas de publicidade

O marketing realizado nas redes sociais não pode se restringir apenas à publicidade dos produtos e serviços da sua empresa. Lembre-se de que essas redes são espaços de interação e que tipo de interação uma foto de um produto e um preço suscitam? Essa estratégia de marketing demanda foco em ampliar os horizontes para impactar o público-alvo.

Os perfis da sua empresa devem ter uma estratégia de postagens com foco nos interesses do seu público. Uma loja de roupas, por exemplo, pode fazer posts com dicas de como montar looks para o trabalho, para sair e outras ocasiões. Um mercadinho pode postar receitas que podem ser feitas com os produtos em ofertas. Nas redes sociais, a sua marca precisa ser uma geradora de conteúdo. 

É preciso ter em mente que menos da metade do conteúdo postado deve ser propaganda. Pense no que você gostaria de ler e que tem relação com o foco do seu empreendimento. O conteúdo precisa ser interessante e variado para atrair o público. 

7. Falta de frequência

De que adianta ter um perfil em uma rede social se ele nunca é atualizado? Nós respondemos: nada. Páginas que não oferecem atualizações consistentes perdem seu poder de alcance do público. E vale dizer que geralmente as empresas têm o ímpeto de atualizar a página com frequência nas primeiras semanas.

No entanto, manter essa frequência não é fácil, pois é normal que os profissionais das redes sociais trabalhem em outras frentes da área de marketing. Para evitar que as redes fiquem abandonadas, é importante ter um sistema de trabalho que permita a sua atualização constante.

Esses são os maiores erros de marketing nas redes sociais, evite-os para ter uma estratégia de sucesso!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010