Pet friendly – Descubra o que é e como isso tem se tornado uma tendência nos comércios

três cachorrinhos felizes sorrindo

Veja as principais vantagens de ter um comércio nos moldes pet friendly.

Há cada vez mais comércios pet friendly, a tendência já se consolidou como uma excelente oportunidade de conquistar mais clientes. A verdade é que para muitas pessoas é importante poder levar seu pet onde vão. Logo, ter um espaço adequado para que seu amigo bicho fique confortável enquanto faz coisas importantes do dia a dia faz a diferença. 

Os animais de estimação passaram a ter um status muito mais relevante na vida das pessoas. Por isso, apenas passear com os bichinhos na rua não tem sido o bastante. Mas, afinal o que é um comércio pet friendly? Como implementar no seu empreendimento? Continue lendo para entender melhor essa tendência e como se alinhar a ela. 

O que é um comércio pet friendly?

Você já teve vontade de tomar um café bem no meio do passeio com seu pet? Se encontrar um estabelecimento comercial pet friendly no caminho poderá realizar esse desejo. No entanto, nem todos os espaços comerciais permitem a entrada de pets, ainda que estejam na coleira.

Os chamados comércios pet friendly são aqueles comércios “amigos dos bichos”, em que é possível entrar com seu pet. Além disso, esses espaços têm algumas adaptações para facilitar que os animais tenham mais conforto dentro deles. Dependendo da cidade, pode ser difícil encontrar comércios pet friendly e isso cria uma demanda considerável no mercado.

Em todo lugar há pessoas que amam seus pets e querem poder sair com eles para passeios mais longos e diferenciados. Em um contexto em que tantas pessoas consideram seus pets como parte da família, é essencial que haja espaços especiais para recebê-los. 

Comércio Pet Friendly: conheça as principais vantagens

A demanda por comércios pet friendly tem crescido, ao passo que aumenta o número de pessoas que têm animais de estimação. Confira abaixo as principais vantagens de ter um comércio nos moldes pet friendly. 

1. Existência de demanda

Há grande demanda por comércios pet friendly, muitos donos de pet desejam poder sair com seus amigos bichos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC Brasil), 61% dos brasileiros entendem seus pets como parte da família. Ainda nessa mesma pesquisa, 62% dos entrevistados disseram que gostariam que existissem mais espaços pet friendly.

É importante ressaltar que as opções pet friendly não ficam restritas a bares, lanchonetes e restaurantes. Por ter uma grande demanda, esse setor tem diversas oportunidades para oferecer aos interessados. Um estabelecimento que seja amigo dos animais é importante para quem vê nos pets integrantes da família. 

2. Representa um diferencial

Empreendimentos precisam ter diferenciais para justificar serem escolhidos pelos consumidores. O fato de um comércio ser pet friendly já pode ser considerado como um diferencial estratégico. Como citamos, ainda falta muito para que a demanda dos donos de pets sejam atendidas. Ainda há carência de espaços que permitam a entrada de animais.

Somente o fato de aceitar os pets já faz do estabelecimento em questão uma alternativa especial para quem tem um animal de estimação. Na hora de decidir aonde ir, é bem provável que os tutores dos pets optem por esse espaço. Para o consumidor que está acompanhado de um pet, seu estabelecimento já tem um grande diferencial. 

3. Mais facilidade para a retenção de clientes

Para os donos de pets os estabelecimentos pet friendly se tornam uma alternativa segura e recorrente. Saber que há um lugar em que seu amigo bicho é bem recebido e no qual é possível relaxar paralelamente, faz a pessoa querer voltar. Por ainda ser um setor com grande demanda, é natural que haja uma ampliação da retenção de clientes.

Encontrar um lugar que atenda essa necessidade é um fator que faz grande diferença para quem tem um pet. Lembrando que, para potencializar a capacidade de retenção, é essencial oferecer conforto e bem-estar para os pets. Tenha um lugar confortável para que os animais possam descansar, além de potes de água e comida para recebê-los. 

4. Ambiente mais descontraído

Quando um comércio se torna pet friendly, naturalmente se torna mais descontraído. Tem algo mais divertido para um apaixonado por pets do que estar em um lugar com outros apaixonados por pets? Os animais têm o dom de despertar o melhor das pessoas e, por isso, só o fato de ter a presença deles no ambiente já ajuda a tornar melhor as relações entre os presentes. 

Até quem não tem pets se sente bem integrado nesses ambientes em que pode conviver com os bichinhos de outras pessoas. A presença dos animais de estimação gera valor agregado para o ambiente e torna o clima muito mais leve e descontraído. 

5. Modelo adaptável

Uma das grandes vantagens do sistema pet friendly é o fato de que esse tipo de comércio se encaixa em diferentes setores. Vários tipos de empreendimentos podem adaptar as suas estruturas para receber de forma confortável os pets. Como já citamos, é essencial se preocupar com o bem-estar dos animais, mas não é nada complexo tornar seu comércio pet friendly. 

Em uma loja de livros, por exemplo, é possível separar um espaço para que os donos possam deixar seus pets de coleira. Em um bar ao ar livre é possível que os animais circulem com mais liberdade. O ideal é adaptar a ideia ao seu tipo de estabelecimento. 

O que é necessário para ter um comércio Pet Friendly?

Conhecendo essas vantagens, ficou claro que é interessante ter um comércio pet friendly, certo? O primeiro passo para adotar essa tendência é permitir a entrada de animais no seu comércio. Lembrando de que tratá-los bem e ter um mínimo de estrutura é essencial. Em um espaço que se denomina pet friendly é necessário que haja recipientes com comida e água para os animais.

No estabelecimento também é necessário que haja panos de limpeza, caminhas para o descanso dos pets, coleiras e saquinhos de lixo. Vale a pena perguntar aos tutores dos animais quais itens eles consideram relevantes para o bom funcionamento de um espaço pet friendly.

Gostou de saber mais sobre a tendência dos espaços pet friendly? Comente abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds