Quais as Melhores Práticas para alavancar o seu Resultado em Vendas?

Empresário olhando gráfico de vendas da a empresa

Confira algumas práticas para alavancar as suas vendas.

Estar à frente da própria empresa é um grande desafio que muitos empreendedores vivenciam cotidianamente. Um dos pontos mais importantes para quem escolhe levar sua ideia empresarial adiante é entender como alavancar as suas vendas.

No artigo a seguir falaremos um pouco mais sobre as práticas que podem ajudar a aumentar as taxas de conversão do seu negócio. Vamos começar?

Conheça as melhores práticas para alavancar o seu resultado em vendas

Para que uma empresa se mantenha financeiramente saudável, é imprescindível que mantenha uma boa taxa de conversão. Aumentar as vendas pode ser relativamente simples com a adoção de boas práticas. Para os empreendedores com dúvidas a esse respeito, listamos algumas ações abaixo.

1. Invista em pesquisa de mercado

O aumento das vendas depende de uma comunicação efetiva com o público-alvo. Para ter um discurso de vendas alinhado com seu público é importante conhecê-lo a fundo. A apresentação da marca deve ser toda pensada para conquistar os potenciais clientes. Por isso, investir em pesquisa de mercado é determinante para aumentar suas vendas.

A partir dessa pesquisa, é possível compreender os padrões comportamentais e de consumo do seu público-alvo. Também é uma ferramenta para entender como a concorrência trabalha e conversa com o público. Conhecer os diferenciais dos concorrentes permite pensar em uma abordagem mais competitiva para a sua marca. 

Para ter uma base de dados confiável, é necessário contar com o trabalho de consultorias especializadas. Tanto a coleta quanto a interpretação dos dados devem ter um viés profissional. 

2. Invista em treinamento de força de vendas

A força de vendas é a personificação da marca para os consumidores. Quando os clientes chegam à loja física da sua empresa, eles conversam com os vendedores. Esse momento é essencial para que a conversão aconteça e para que haja a fidelização. Por esse motivo, é tão importante investir no treinamento da sua equipe de vendas.

O time de vendas deve estar preparado para oferecer um atendimento de excelência para os potenciais clientes. É importante que os vendedores conheçam profundamente o que estão vendendo e também quais são os diferenciais da concorrência. Ter um leque de técnicas de vendas é imprescindível para se destacar.

Fica a dica de manter certa rotina de treinamentos, pois é sempre  positivo reciclar as abordagens. Vivemos um tempo de constantes mudanças que exigem novos conhecimentos e posicionamentos.

É possível investir tanto em treinamentos com gestores da própria empresa quanto em treinamentos externos. As opções focadas em Coaching e suas ferramentas costumam ser bastante efetivas para alavancar vendas e desenvolver a equipe como um todo. 

3. Estratégias de Up-selling e Cross-Selling

Você sabe qual é o ticket médio (valor médio gasto por cliente) da sua empresa? Para chegar a esse valor basta dividir o valor total das vendas pelo número total de clientes atendidos. Conhecer essa informação é determinante para a manutenção da boa saúde financeira do seu empreendimento. 

A partir do ticket médio é possível estimar qual é o número mínimo de vendas que precisa ser feito para chegar ao ponto de equilíbrio. Há duas estratégias de venda que podem ser usadas com grande sucesso para alavancar os resultados: up-selling e cross-selling.

Up-selling

Essa técnica consiste em oferecer ao cliente um upgrade em um produto ou serviço por uma diferença ínfima de valor. Um bom exemplo disso é quando o vendedor do restaurante de fast-food oferece trocar a batata média por uma batata grande por apenas mais R$ 1,00. Para quem está comprando, R$ 1,00 é um valor baixo, mas para a empresa faz uma boa diferença na receita.

Cross-selling

Nessa técnica são oferecidos produtos e serviços complementares aos escolhidos inicialmente pelos clientes. Retomando o exemplo das redes de fast food, podemos observar o cross-selling através da oferta de combos. O cliente entra na loja decidido a comprar um sanduíche e acaba adquirindo também o refrigerante e a batata. O cliente investe mais na refeição. 

Observando as diferenças de cada empreendimento é possível utilizar essas técnicas em qualquer segmento. 

4. Investimento em marketing de conteúdo

Neste ponto do artigo, já está claro que alavancar o resultado de vendas não significa necessariamente conquistar novos clientes. Na verdade, o mais interessante é trabalhar melhor com aqueles que já foram conquistados. Com esse foco, é válido investir em marketing de conteúdo que ajuda a posicionar a marca diante do público.

Mais do que vender as qualidades e vantagens dos produtos e serviços, esse tipo de marketing humaniza a relação da marca com os consumidores. Essa estratégia se baseia na oferta de conteúdos de relevância para a audiência, construindo, assim, uma relação sólida com a empresa. 

O marketing de conteúdo contribui para agregar valor à marca e fidelizar a clientela. É uma forma de criar oportunidades de vendas futuras e contínuas para as mesmas pessoas. Ter um bom marketing digital contribui para dar mais visibilidade para a marca no mercado. É uma forma de fazer com que sua empresa alcance um público maior.

5. Investir em automação comercial

O investimento em softwares de automação comercial permitem que a sua loja esteja melhor preparada para receber os clientes. Com esse recurso, a sua companhia deixa de ter problemas, como o desabastecimento de estoques ou dificuldades para a entrega dos produtos. Para os empreendimentos de menor porte, tem se mostrado vital fazer esse tipo de investimento. 

Além disso, essa automação contribui para cruzar dados de forma a gerar informações relevantes para conhecer mais sobre seus clientes. A tecnologia ainda permite agilizar processos burocráticos, como emissão de NF-e e boletos bancários. É possível até mesmo gerar automaticamente relatórios de vendas e de fluxo de caixa. 

IBC Soluções In Company

Uma dica extra para as empresas que desejam alavancar o seu resultado em vendas é o IBC Soluções In Company. Esse serviço é oferecido pelo Instituto Brasileiro de Coaching e permite fazer uma completa reestruturação no seu empreendimento. Os interessados podem solicitar um diagnóstico gratuito da situação da sua empresa.

Com essas informações, o IBC Soluções In Company desenvolve estratégias para resolver os problemas, melhorando os resultados corporativos. Vale a pena conhecer esse serviço que pode ser a solução para o futuro da sua empresa.

Com boas práticas de mercado é possível alavancar as suas vendas e aperfeiçoar o seu empreendimento como um todo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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