8 Dicas para aplicar o Feng Shui no espaço de trabalho

mesa de escritório organizada

Saiba como aplicar o Feng Shui no espaço de trabalho.

Estar em um ambiente organizado e no qual a energia flui com facilidade contribui para melhorar a sua produtividade. A técnica de Feng Shui pode ser de grande ajuda nesse sentido. Basicamente, ela oferece uma base para harmonizar o espaço em que você trabalha, contribuindo para impulsionar seus resultados.

O Feng Shui pode ser aplicado através da decoração, do paisagismo, do design de interiores, arquitetura, disposição dos móveis, entre outros. Continue lendo para entender mais sobre essa técnica e confira dicas práticas de como aplicá-la na organização do seu ambiente de trabalho.

O que é Feng Shui?

A energia vital. conhecida como “chi”. é a base da técnica de Feng Shui. Essa energia está presente e circula nos ambientes. Logo, essa técnica milenar chinesa atua como um tratamento terapêutico que equilibra a energia vital do ambiente. Um dos pontos mais relevantes do Feng Shui é a aproximação com a natureza. 

Recomenda-se que sejam incluídos nos ambientes cristais, iluminação natural, pedras, fontes de água, flores naturais e plantas. Traduzindo literalmente, as palavras Feng e Shui significam “vento-água”. Essa tradução nos leva a duas manifestações da natureza que são essenciais para todos os seres vivos do planeta. 

Uma crença antiga dos chineses diz que se você escolher o lugar certo para morar terá uma vida equilibrada e próspera. Um provérbio chinês a respeito da busca por uma casa harmoniosa diz: “Onde o vento é suave, o sol quente, a água clara e a vegetação viçosa.”. 

O Feng Shui pode ser aplicado também ao ambiente de trabalho para ajudar a trazer mais harmonia e o alcance dos resultados. Essa técnica leva a um contato mais intenso com a natureza e oferece uma sensação de paz interior. É possível impulsionar o seu ritmo de crescimento profissional por meio do Feng Shui. 

Confira 8 dicas de aplicar o Feng Shui no espaço de trabalho

A seguir listamos 8 dicas de como aplicar as técnicas de Feng Shui ao ambiente de trabalho de maneira a ter mais prosperidade. 

1. Luminária

Uma forma de atrair boas realizações é adicionar uma luminária atrás do seu computador. Trata-se de um símbolo do elemento fogo que representa o sucesso. Quem preferir pode optar pela presença de um objeto triangular e/ou vermelho (cor do sucesso). Os itens que você escolhe para decorar o ambiente de trabalho são decisivos para a boa circulação de energia. 

2. Plantas

O ambiente de trabalho está com um clima pesado? Uma forma de estimular a tranquilidade é ter uma planta na sua mesa de trabalho ou perto dela. Pode ser uma planta pequena, mas é importante tê-la. Dentre as mais indicadas estão a violeta, a begônia, o lírio-da-paz e a zamioculca. 

3. Porta-retrato

Acrescentar um porta-retrato com uma foto da sua família na sua mesa de trabalho contribui para que a energia se torne mais leve. Além disso, traz uma sensação de bem-estar e conforto. 

Caso prefira, você pode adicionar à sua mesa outros itens que te tragam boas lembranças, como um souvenir de uma viagem, por exemplo. Contudo, tenha atenção para não exagerar, no máximo tenha dois itens dessa natureza. Não sobrecarregue sua mesa de elementos, pois isso ajuda a criar uma sensação de caos. 

4. Posição da mesa

Uma forma de potencializar a sua sensação de bem-estar durante a realização do trabalho é posicionar a sua mesa de frente para a porta de entrada. Esse posicionamento aumenta a sua sensação de segurança porque te oferece uma visão mais ampla. Atrás de você o ideal é que haja uma parede sem janelas. 

5. Pedra turmalina negra

Ter uma pedra turmalina negra no ambiente é importante para afastar a negatividade e amenizar as ondas eletromagnéticas. Coloque a pedra em um local em que você possa olhar para ela constantemente de maneira a se sentir reenergizado.

6. Organize o ambiente virtual

Algumas pessoas se esquecem de que a organização do Feng Shui deve ser aplicada também ao ambiente virtual. Isso significa que é importante deletar e-mails e arquivos que não estão mais em uso. Mantenha a área de trabalho do computador bem organizada para ser mais simples organizar seus softwares e pastas. 

7. Menos e mais

Na sua mesa deve permanecer apenas o que tem uso diário. Menos itens na mesa significa mais facilidade de organização e energia que flui. Uma forma de conseguir isso é adotar o lema “se não está em uso, não deve estar fora da gaveta”. Mas, cuidado para não entulhar suas gavetas. 

8. Gavetas

Por falar em gavetas, é essencial que você dedique algum tempo para organizá-las. O ideal é estabelecer cada uma para um determinado fim. Não deixe que suas gavetas fiquem muito cheias, se desfaça de tudo o que não tem mais uso. Organizadores podem ajudar a sistematizar os itens de forma mais simples e prática. 

Feng Shui: conheça os principais erros 

A seguir listamos os principais erros que interferem negativamente na energia do seu espaço de trabalho. Assim você poderá repensá-los e reorganizar a forma como a energia flui no escritório. 

Acúmulo

Seu escritório tem acúmulo de objetos que não estão sendo usados? Isso atrapalha a energia do ambiente e ainda desperta sua ansiedade. O ideal é organizar o ambiente removendo os acúmulos do caminho. 

Relógio parado

Se você tem um relógio parado, leve para o conserto ou então o substitua por outro que funcione.

Itens quebrados

Tudo o que está quebrado no ambiente atrapalha a boa circulação de energia. Faça uma triagem desses objetos. 

Materiais antigos

Se não está em uso e nem terá mais serventia, o ideal é tirar do escritório. 

Objetos cortantes

O ideal é que objetos cortantes, como estiletes e tesouras, sejam guardados em gavetas e não sobre a mesa. 

Gavetas muito cheias e bagunçadas

As gavetas simbolizam os projetos futuros, de maneira que devem ser mantidas organizadas e sem estar abarrotadas. 

Fios de aparelhos eletrônicos

Os fios de aparelhos eletrônicos não devem ficar aparentes, há algumas soluções práticas para escondê-los. 

Com essas dicas você conseguirá aplicar Feng Shui ao seu ambiente de trabalho!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds