Como dizer não para o seu chefe?

Homem gesticulando com braços cruzados.

Confira como dizer não ao chefe sem medo.

Dizer “não” já é um grande desafio para muitas pessoas e se torna ainda mais delicado quando essa resposta é direcionada ao chefe. Se você não sabe como dizer “não” para o seu chefe, é importante encontrar formas de vencer esse bloqueio. Afinal, o fato de ele estar acima de você na hierarquia da empresa não significa que precise aceitar tudo.

Pode acontecer de o seu chefe fazer um pedido que não possa atender no prazo necessário, por exemplo. É muito mais honesto e maduro reconhecer que não conseguirá e avisá-lo para que delegue a atividade a outro colaborador, do que entregar algo mal feito por falta de tempo.

Perder o medo de dizer não para o seu chefe permitirá que adote uma postura assertiva e confiante no trabalho, o que influenciará positivamente no seu desempenho.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

A importância de saber dizer não para o seu chefe

“Não” é uma palavra poderosa, porque nos dá liberdade para fazermos escolhas. Contudo, quando essa palavra é direcionada a um supervisor, muitos sentem um grande bloqueio, como se isso fosse prejudicá-los no emprego.

No passado, realmente negar algo ao chefe era considerado um tabu, já que a maioria das empresas funcionava de forma vertical. Hoje, cada vez mais organizações têm optado por um relacionamento mais horizontal com seus colaboradores. Mesmo que haja uma hierarquia, os funcionários têm mais liberdade para agir.

Do ponto de vista da produtividade e desenvolvimento pessoal, está comprovado que a liberdade é bastante positiva, claro, desde que seja uma companhia com uma cultura forte e valores bem definidos. Caso contrário, a palavra liberdade se torna apenas um eufemismo para desorganização.

Saber dizer “não” para o chefe é importante por muitos motivos, como:

  • Evitar se sobrecarregar quando já está com muitas tarefas a cumprir;
  • Realizar a tarefa pedida em pouco tempo e não conseguir alcançar o padrão de qualidade esperado;
  • Se comprometer com algo e, no dia da entrega, não ter conseguido realizar nada;
  • Assumir um compromisso que irá te prejudicar de  alguma forma.

Esses são apenas alguns exemplos de situações que mostram o quanto é importante ter confiança para ser sincero com o seu chefe e evitar assumir compromissos que não possa cumprir.

Por outro lado, é preciso também saber quando dizer “não” ao chefe, simplesmente porque não dá para recusar tudo. É necessário ter bom senso para saber diferenciar quando realmente não pode aceitar um pedido dele de situações em que está apenas com má vontade.

Dicas para dizer não ao chefe sem medo

Para perder o medo de dizer “não” ao chefe é preciso conhecer as formas certas de fazer isso. Afinal, ninguém quer se indispor com seu supervisor, certo? As dicas a seguir te ajudarão a fazer isso com confiança e de forma inteligente.

1. Pense nas consequências de dizer “sim” e “não”

Antes de dizer “não”, é necessário pensar se é mesmo essa a resposta que deseja dar. Se o pedido vier por e-mail ou mensagem, reflita antes de responder, considerando as consequências das duas possibilidades.

Se o pedido for feito pessoalmente, peça alguns minutos para verificar sua lista de tarefas. Evite responder de maneira impulsiva, para não acabar dizendo “sim” ou “não” sem realmente considerar os detalhes envolvidos.

2. Dê uma justificativa válida

Mesmo que a empresa para a qual trabalha tenha como parte da cultura a liberdade e o relacionamento horizontal entre líderes e colaboradores, é preciso dar uma justificativa válida ao recusar um pedido. Explique o motivo pelo qual não pode se comprometer com a tarefa em questão, assim, o seu chefe conseguirá entender o seu lado.

2. Ofereça uma alternativa

Uma forma bastante inteligente de dizer “não”, seja para o chefe ou qualquer outra pessoa, é oferecer uma alternativa. Assim, você mostra que tem o desejo de contribuir para a resolução do problema, mesmo que não seja pessoalmente.

Se, por exemplo, você sabe que um colega tem facilidade com a tarefa em questão, pode indicá-lo. Perceba que, através de uma boa indicação, irá demonstrar boa vontade e, ao mesmo tempo, sua visão e percepção.

3. Lembre seu chefe da lista de tarefas que possui

Um chefe geralmente tem como função supervisionar o trabalho de diversas pessoas. Com isso, pode não se dar conta da dimensão do volume de tarefas de cada uma delas. Dessa maneira, lembre o seu chefe das atividades que precisa realizar, assim, ele poderá se dar conta de que realmente não dá para se comprometer com mais uma obrigação.

4. Demonstre gratidão

Quando seu chefe lhe faz um pedido, você pode ter duas percepções diferentes. A primeira é ficar furioso por já ter obrigações demais, a segunda é perceber que ele confia em você para a tarefa em questão. O caminho mais positivo que pode seguir é certamente o primeiro. Diga a ele que agradece a confiança e explique o motivo pelo qual não pode aceitar seu pedido.

5. Seja empático

A empatia é extremamente importante em todos os tipos de relacionamento. Com o seu chefe, ela ajudará você a entendê-lo melhor e considerar isso ao seguir a primeira dica, de refletir antes de dar sua resposta. Mesmo que chegue à conclusão de que não pode fazer o que ele está pedindo, a empatia permitirá que responda de forma cordial e respeitosa, e isso fará toda a diferença.

6. Defina limites

Toda relação precisa de limites, se você for um colaborador que sempre aceita fazer horas-extras, será sempre o primeiro a ser convocado. Por isso, é extremamente importante que deixe claro que nem sempre poderá trabalhar até mais tarde. Acredite, se você for um bom profissional, não será a recusa de um pedido do chefe que fará com que seja demitido.

7. Aja com naturalidade

A forma com a qual você diz “não” ao seu chefe também influencia na reação dele sobre sua resposta. Por isso, evite fazer rodeios e agir como se aquilo fosse um grande tabu. Aja com naturalidade, deixe claros os seus motivos e siga em frente.

Dizer “não” ao chefe pode ser bastante desafiador, mas é necessário para manter um relacionamento equilibrado e respeitoso. Se permita começar a fazer isso e veja o quanto sua vida e até seu desempenho profissional serão beneficiados.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010