Confira 7 atitudes que podem salvar o seu emprego

Grupo de pessoas fazendo sinal de positivo com a mão

Veja como ser um funcionário indemissível.

Se, por algum motivo, você sente que pode ser demitido a qualquer momento, saiba que existem ações que podem te ajudar a salvar o seu emprego. Muitos profissionais enfrentam esses momentos de incerteza, seja por questões financeiras do negócio ou por outros tipos de situação. Em vez de simplesmente deixar as coisas acontecerem, escolha fazer a sua parte.

Continue lendo e saiba quais são as atitudes que podem ajudar a evitar sua demissão. Afinal, por mais que haja circunstâncias que fujam do seu controle, existem aspectos que dependem apenas de você.

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Atitudes que podem salvar o seu emprego e conservá-lo por muito tempo

Quer evitar uma demissão e conservar seu emprego por muito tempo? Considere as atitudes a seguir no seu dia a dia de trabalho para se tornar um profissional indemissível!

1. Ser proativo

A proatividade é a qualidade das pessoas que tomam a iniciativa e fazem o que precisa ser feito, mesmo sem terem recebido um pedido para tal. O profissional proativo, ao ver que um copo está perto da beira da mesa e pode cair, irá logo agir para evitar o acidente, mesmo que essa não seja sua função.

A situação envolvendo o copo é apenas um exemplo ilustrativo do que significa ser proativo. Essa postura se aplica a uma série de situações dentro de uma empresa. Claro que a ideia não é sair por aí realizando funções que não são suas e sim saber identificar ocasiões em que pode ser útil.

Algumas características das pessoas proativas incluem:

  • Profundo conhecimento sobre si mesmas;
  • Autoconfiança;
  • Criatividade para buscar soluções;
  • Atitude positiva;
  • Pensam além;
  • Constância em suas ações;
  • Sociabilidade.

2. Investir no relacionamento interpessoal

Por mais que a qualificação profissional seja importante para salvar o seu emprego, ela não é tudo e os relacionamentos contam muito. De nada adianta ser excelente tecnicamente, mas não conseguir se relacionar de maneira positiva com os colegas.

Mais do que nunca, as empresas têm buscado oferecer um ambiente positivo aos seus colaboradores. Nesse sentido, pessoas que não contribuem para a harmonia, podem ser as primeiras a serem demitidas em caso de necessidade de corte na folha de pagamento.

Algumas ações que ajudam a construir bons relacionamentos com os colegas são:

  • Adote uma postura positiva e amigável, as pessoas se aproximam mais quando se sentem bem-vindas;
  • Demonstre interesse real pelos colegas;
  • Encontre afinidades com eles;
  • Pratique a escuta ativa, ouvindo com atenção o que as pessoas dizem;
  • Seja claro ao se comunicar;
  • Pratique a empatia;
  • Evite falar de temas muito pessoais no trabalho.

3. Buscar sempre se atualizar

Mesmo que tenha uma excelente formação, é preciso sempre lembrar que as coisas estão em constante transformação e sempre há algo novo a aprender. Portanto, nunca se acomode e busque sempre se atualizar.

Além de cursos da sua área, amplie os horizontes, investindo em formações de Coaching, liderança e outras voltadas para o desenvolvimento pessoal. Mais ações importantes incluem a participação de eventos da sua área, leitura, pesquisas e conversas com outros profissionais.

4. Ser responsável

Quando algo dá errado no trabalho, você é do tipo que assume sua responsabilidade ou fica buscando culpados? Se respondeu a segunda opção, saiba que as empresas valorizam aqueles profissionais que se responsabilizam e buscam soluções em vez de se colocarem fora da situação.

Vale destacar que isso não significa assumir responsabilidades que não são suas e sim saber exatamente o que é ou não da sua alçada. Mesmo quando a responsabilidade não for sua, mostre-se disponível a ajudar a solucionar o problema, agindo como um verdadeiro membro do time.

5. Trabalhar bem em equipe

Por falar em time, nunca se valorizou tanto a capacidade de trabalhar bem em equipe. Afinal, as empresas sabem que, em conjunto, se chega a resultados muito melhores do que individualmente.

Se costuma agir de forma individualista, comece a se unir mais ao grupo. Ofereça ajuda para os colegas e solicite o apoio deles também. Assim, irão se aproximar cada vez mais, aperfeiçoando as habilidades de trabalhar coletivamente.

Confira dicas de como trabalhar bem em equipe:

  • Troque conhecimento com os colegas;
  • Ofereça e peça ajuda;
  • Fique feliz com o sucesso do outro;
  • Peça desculpas quando errar e prejudicar alguém de alguma forma;
  • Evite querer se sobressair a qualquer custo;
  • Considere os objetivos coletivos;
  • Peça feedbacks para os colegas.

6. Evitar se envolver em fofocas

No segundo tópico falamos sobre o relacionamento interpessoal e não se envolver em fofocas faz parte disso. Jamais faça comentários maldosos sobre seu chefe ou os colegas. Se tiver algo a desabafar, faça isso fora do trabalho com alguém da sua inteira confiança.

O mesmo se aplica a comentários sobre terceiros feitos na sua frente. Quando o assunto começar, ouça, mas logo dê um jeito de mudar de assunto, parecendo que foi natural. Assim, não irá se indispor com aquele que estava falando e nem com o colega alvo da fofoca.

7. Ser flexível

Por fim, procure ser flexível, sabendo se adaptar de acordo com as necessidades. As companhias buscam cada vez mais profissionais multifacetados e resilientes, que, mesmo tendo sua expertise, possuem conhecimentos que os permite ir além.

Sempre que tiver a oportunidade, conheça outras áreas da empresa, lembre-se também de demonstrar interesse por outros setores. Dessa forma, poderá descobrir novos interesses e aumentar as possibilidades de crescer e ocupar cargos mais altos.

Seja um funcionário indemissível!

Mesmo em um momento de crise, uma empresa irá sempre fazer o possível para evitar demitir os seus melhores funcionários. Então, em vez de se preocupar com uma demissão apenas quando houver o risco, se esforce para ser um colaborador indemissível sempre.

Para isso, basta seguir as dicas que apresentamos, independentemente de haver ou não algum tipo de risco. Seja um profissional que você não demitiria caso fosse o empregador. Se dedique, dê o seu melhor e honre a oportunidade que lhe foi dada. Essa postura irá abrir muitas portas para você.

Gostou das dicas de atitudes que podem salvar o seu emprego? Deixe seu comentário abaixo falando sobre as ações que considera mais importantes e aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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