Entenda o que é Cross Selling e como pode potencializar os resultados do seu negócio

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Potencialize as vendas e os resultados da sua empresa através do cross selling

Se você ainda não sabe o que é cross selling ou nunca ouviu falar desse termo, vale a pena parar ou pouquinho para entender sobre essa estratégia que vem crescendo cada dia mais dentro das empresas. Você é empreendedor ou líder de uma equipe e precisa potencializar suas vendas? Aposte no cross-selling e siga algumas de nossas dicas, com certeza sua empresa apresentará excelentes resultados.

Curioso como um termo que não é tão conhecido, consegue trazer tantos benefícios a uma empresa, não é mesmo? E você como um bom empreendedor ou gestor, pode ter certeza que conhecer e aplicar o cross selling será uma das estratégias mais bem pensadas que sua empresa fará.

Afinal, o que é cross selling?

Cross Selling é basicamente o ato de oferecer aos clientes e consumidores, produtos complementares aos produtos que já foram selecionados para compra. O cross selling está presente nas lojas físicas e são aplicados pelos vendedores no ato da compra, mas, também é possível aplicar o cross selling nas vendas online.

Sabe aquele momento em que você entra em um site e busca um sapato, por exemplo? Você fica navegando por horas, faz suas escolhas e decide finalizar sua compra, vai até o carrinho para colocar os dados finais, e nesse momento, uma barra com outras sugestões de produtos surge abaixo da sua escolha, e acredite, nessa barra estão produtos que complementarão seu “look”, normalmente são bolsas, ou outras opções semelhantes a que você escolheu. Isso é cross selling online!

Usar essa estratégia para potencializar as vendas na sua empresa, é uma excelente forma para a rotatividade do estoque, o que é perfeito para a visibilidade do seu negócio, afinal, sua empresa sempre terá novidades para os clientes! Veja algumas dicas de como aplicar a estratégia de cross selling dentro da sua organização:

Dê sugestões com sentido

Procure oferecer produtos que faça sentido para o consumidor. Por exemplo: se uma pessoa comprou uma calça para fazer atividade física, ofereça um top ou uma blusa que tenha a mesma finalidade. É o que os atendentes do Mc Donalds fazem, se você pede um sanduíche, logo eles oferecem uma batata e um refrigerante, e você entende por que isso acontece? Pelo simples fato de que faz todo sentido comer sanduíche com batata frita e refrigerante, essa prática é chamada de cross-selling pelas empresas.

Mantenha o foco

Não tente ser sofisticado demais, apenas descomplique! Se uma empresa ou vendedor usa o cross-selling como tentativa de vender artigos que não estão relacionados com o produto que um determinado cliente esteja levando, tenha certeza que a experiência será desperdiçada.

Outra questão extremamente importante é: resista à tentação de fazer cross-selling com um número elevado de produtos, normalmente, o consumidor perde o foco, dúvidas começam a surgir, e existirá um risco muito grande da venda começar a dar errado.

Engrandeça seu produto

Uma estratégia que pode ser associada ao cross selling é usar recomendações que são feitas por outros clientes, profissionais ou especialistas. Os clientes sentem mais confiança quando um vendedor diz que um determinado produto foi recomendado por uma profissional de renome. Quer um exemplo?

Imagine um vendedor de vinhos realizando uma venda e durante a venda ele percebe que o cliente selecionou suas opções para um jantar especial, e o vendedor “oferece” como complemento um queijo que harmoniza com aquele vinho. Talvez o cliente não dê tanta bola, entretanto, quando o vendedor diz que aquele queijo ganhou o prêmio em uma degustação de queijos na Suíça, por exemplo, é possível que o cliente abra os olhos para aquele produto e desperte um interesse que antes não era tão vivo dentro dele.

É importante que o vendedor seja verdadeiro e sincero com o seu cliente, por isso, nada de inventar grandes conquistas e prêmios para os produtos que serão oferecidos como cross selling, certo?

Produza visibilidade

Entenda que somente citar os produtos que estão sendo oferecidos na estratégia cross selling, não é o ideal. É essencial mostra-lo e deixar que o cliente o veja, esse contato é essencial para a decisão do mesmo. Quando falamos em vendas online, o ideal é que esses produtos tenham um lugar estratégico para serem divulgados, e claro, esses produtos devem ser divulgados antes que a compra seja fechada.

Apresente facilidades de pagamento

Ao oferecer um produto com estratégia de cross selling, procure sugerir mais de um preço, informe o preço original e faça uma segunda proposta com desconto, assim o cliente ficará mais propenso a levar o produto.

Crie formas de chamar a atenção do seu cliente

Uma ideia bacana para chamar a atenção dos clientes ao trabalhar com cross selling, é reunir um grupo de produtos num único pacote, ou fazer o chamado “combo de produtos”, dessa forma, a empresa cria uma pequena margem de lucro e ao mesmo tempo irá atrair a atenção do cliente.

Treine sua equipe

Essa última dica é básica e simples. Sua equipe deve estar perfeitamente treinada para conseguir aplicar a estratégia de cross selling, caso contrário, o que antes deveria ser uma estratégia sutil e natural, pode se tornar algo forçado e invasivo.

Os seus vendedores devem conhecer muito bem as técnicas de venda para que o resultado final seja positivo. O ideal é que os vendedores saibam que não importa onde estiverem, eles sempre deverão priorizar aquilo que verdadeiramente faria sentido para o cliente, e que traria benefícios a ele.

Agora que você compreende o que é cross selling e sabe como aplicar na sua empresa, deixe opinião sobre essa estratégia que é capaz de potencializar suas vendas. Use o espaço abaixo para deixar seu comentário, e se fizer sentido para você, curta e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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