Foco no ambiente de trabalho – Confira dicas para lidar com as distrações

Conseguir manter o foco durante as atividades profissionais é fundamental para aumentar a sua produtividade

O tempo é o recurso mais valioso que temos, porque uma vez perdido não pode mais ser recuperado. Quando se trata de trabalho, é fundamental aprender a lidar com as distrações para evitar que elas te dominem e comprometam sua produtividade. Continue acompanhando e veja, ao longo deste artigo, dicas para lidar com os vilões da concentração, de modo a eliminá-los do ambiente ou aprender a conviver sem se deixar controlar por eles.

Por que é importante se atentar às distrações do ambiente de trabalho?

Experimente sentar-se para trabalhar em uma mesa cheia de objetos aleatórios e sem qualquer organização. Certamente não conseguirá se concentrar no que precisa fazer até eliminar toda a bagunça. Isso acontece porque o ser humano é extremamente visual, se houverem elementos chamando a atenção, isso irá atrapalhar a concentração no que realmente importa. Sem contar na questão funcional, pois fica mais difícil encontrar itens necessários para realizar as atividades em uma mesa desorganizada.

Outro aspecto que pode comprometer a concentração são os ruídos. É bem complicado manter o foco em um local com música alta, pessoas falando ao mesmo tempo, barulho de máquinas trabalhando. Aqui também se incluem as notificações do celular com mensagens e emails chegando a todo o momento. Todos esses exemplos atrapalham porque cortam o raciocínio e impedem as ideias de fluírem.

Por fim, tem mais um tipo de distração que surge na mente de cada indivíduo, a procrastinação. Mesmo estando em um ambiente organizado e silencioso, uma pessoa pode encontrar distrações, seja abrindo um portal de notícias, verificando suas redes sociais, se divertindo em um jogo online, atividades inofensivas, mas que, quando realizadas nas horas erradas, podem se tornar grandes vilãs da produtividade.

Como se pode ver, existem distrações que estão ao nosso alcance eliminar, já outras que não dependem de nós. Por isso é tão importante pensar a respeito desse assunto, para entender o que pode ser controlado e o que devemos aprender a lidar, de modo a não deixar que nos controlem.

As distrações podem prejudicar seriamente o resultado de suas atividades

Relação entre o ambiente de trabalho e as distrações: dicas de organização

O ambiente em que uma pessoa trabalha, seja no escritório ou em casa, influencia muito na sua produtividade. Afinal de contas, é muito mais fácil se concentrar estando em um local organizado, sem distrações e, ao mesmo tempo, que seja visualmente agradável. Continue acompanhando para saber quais são os detalhes que devem ser considerados ao organizar seu espaço de trabalho.

Com a correria do dia a dia, muitos profissionais acabam deixando papéis se acumularem sobre suas mesas, objetos desnecessários enchendo as gavetas e mais uma série de itens que mais atrapalham do que qualquer outra coisa. Alegam falta de tempo para organizar, sem se darem conta do preço pago por manterem tudo desorganizado, que é cobrado na forma de estresse, problemas para manter o foco e, claro, perda de tempo para encontrar aquilo que é realmente necessário ao longo de um dia de trabalho.

Adotar uma rotina de organização do espaço de trabalho é muito importante, cerca de dez minutos por dia já são suficientes para separar tudo aquilo que deve ser descartado e destinar cada item ao seu lugar correto. Além do mais, conforme isso se torna um hábito, a arrumação fica cada vez mais simples e orgânica. Sem perceber, passará a fazer menos bagunça e a deixar a mesa e o escritório mais agradáveis e propícios à concentração e ao surgimento de boas ideias.

Confira, a seguir, dicas práticas para manter o seu local de trabalho organizado e sem distrações.

1 – Elimine tudo o que for desnecessário

Para manter seu espaço de trabalho organizado daqui para frente, será necessário fazer uma faxina e eliminar tudo o que for desnecessário. Verifique as gavetas, os papéis, separe tudo o que não for usar. Então, veja se terá serventia para outra pessoa, se poderá ser reaproveitado (os papéis podem ser usados como rascunho, por exemplo) e o que, de fato, deverá ir para o lixo.

2 – Separe os itens por categorias

Os itens que sobrarem após a limpeza devem ser separados por categorias para facilitar o seu dia a dia. Documentos, relatórios, notas fiscais e tudo o que fizer parte da sua rotina de trabalho deve poder ser rapidamente encontrado. Isso poupará seu tempo e evitará que se distraia com outras coisas enquanto procura.

3 – Selecione objetos decorativos que lhe transmitam coisas boas

Nem só de itens funcionais é formado um ambiente de trabalho produtivo, é preciso torná-lo agradável. Detalhes simples, como um porta-retrato com uma foto da família, uma lembrança trazida de uma viagem especial ou outro item decorativo que goste trazem personalidade e aconchego.

4 – Use organizadores para manter tudo no lugar

Uma boa opção para manter tudo organizado e acessível é utilizar organizadores. Além da funcionalidade, eles dão uma aparência bonita aos espaços. É interessante ter um para canetas e outros materiais de escritório, como grampeador, tesoura, abridor de cartas, para documentos e demais objetos que façam parte da sua função.

5 – Faça uma limpeza diária ao final de cada dia

Para manter o ambiente sempre limpo e organizado, procure fazer uma limpeza rápida ao final de cada dia, colocando tudo no seu devido lugar e passando um pano com um limpador multiuso sobre as superfícies. Assim, ao chegar no trabalho pela manhã, encontrará tudo organizado para começar um novo dia.

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Home office: o que fazer quando as distrações estão por todos os lados?

Antigamente, quando se falava em distrações no ambiente de trabalho, isso envolvia apenas o escritório. Hoje, porém, isso mudou, já que muitas pessoas trabalham em casa, na modalidade que ficou conhecida como home office. Nesses casos, as distrações são um pouco diferentes e é preciso tomar ainda mais cuidado para não se tornar refém delas e acabar desperdiçando tempo com atividades que não fazem parte da rotina profissional.

Quem mora com a família, precisa se organizar em meio ao barulho da TV, à conversa dos familiares, aos ruídos que vêm da rua. Já aqueles que moram sozinhos precisam controlar o próprio ímpeto de assistir mais um episódio da série preferida, de ficar um pouco mais na cama e assim por diante. Independentemente da sua situação, é sempre importante tomar alguns cuidados para evitar se deixar levar pelas distrações.

Veja algumas dicas de como lidar com as distrações do home office para se manter produtivo trabalhando no conforto do seu lar.

1 – Tenha um local específico da casa para o trabalho

Trabalhar um dia no sofá, outro na mesa de jantar ou até na cama não é indicado, principalmente se tem o histórico de se distrair com facilidade. É preciso definir um local para ser o seu espaço de trabalho, mesmo que esteja provisoriamente fazendo home office. Se tiver um cômodo para ser seu escritório, ótimo, se não tiver, improvise um espaço use os recursos que tiver disponíveis para deixá-lo o mais agradável e organizado possível.

2 – Siga uma rotina com horários

Não é porque está em casa que não deverá ter disciplina em relação aos horários. Mesmo que seja autônomo, é essencial que siga uma rotina, com hora para começar e terminar. Inclua, também, um período para o almoço, afinal de contas, deixar para comer apenas quando tiver tempo pode acabar prejudicando a sua saúde. Seguir uma rotina é muito importante, tanto para que seu cérebro se acostume a ela quanto para que consiga dar conta de tudo sem se esquecer de cuidar de si.

3 – Identifique as suas principais distrações

Cada pessoa tem os seus gatilhos quando se trata de distração, tem gente que se distrai com as notificações das redes sociais, ou que começa a conversar por mensagens com amigos e não para mais, são muitas as possibilidades. É preciso que você identifique o que costuma te distrair, para que saiba exatamente contra o que está lutando e use as estratégias certas. Desativar as notificações do celular e deixar os amigos avisados sobre os horários em que estará disponível para conversar são exemplos de medidas simples e eficazes.

4 – Peça a colaboração da família

Se mora com mais pessoas, será preciso conversar com elas e pedir que colaborem para que consiga realizar todas as tarefas de trabalho dentro do tempo previsto e, então, poder dar atenção a elas ao final. Caso tenha crianças em casa que ainda não tenham maturidade para entender que precisam ficar em silêncio, o uso de fones de ouvido com músicas instrumentais é uma boa forma de abafar os ruídos e se concentrar.

5 – Faça pausas ao longo do dia para relaxar

Fazer pausas ao longo do dia é uma forma de relaxar a mente e fazer coisas que podem se tornar distrações em meio a uma atividade importante. Sendo assim, programe-se para parar por dez ou quinze minutos para fazer um lanche, verificar as redes sociais, ler as notícias, alongar o corpo ou o que mais desejar. Contudo, sele um compromisso consigo mesmo de respeitar o tempo estipulado e voltar ao trabalho em seguida.

As distrações sempre irão existir, cabe a você aprender a lidar com elas e utilizar as estratégias certas para evitar que te controlem. Se gostou, deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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