Trabalho com propósito: profissionais que transformam o mundo

trabalho-com-propósito
Encontre um trabalho com propósito e faça parte do time de pessoas que transformam o mundo.

 

Quem nunca participou do velho debate sobre conquistar a realização pessoal e profissional, que atire a primeira pedra! Algumas pessoas encaram o trabalho como um mal necessário, outras, enxergam o trabalho como algo que dignifica a alma.  Na maioria das vezes, quem vê o trabalho com bons olhos são pessoas que conquistaram ou estão no caminho certo para a realização pessoal e profissional.  É sobre essas pessoas que quero falar hoje. Sobre pessoas que pensam diferente, que se comportam de maneira diferente, que veem o trabalho de forma diferente, e que desejam um mundo seja diferente. Vamos falar sobre pessoas que possuem o desejo de mudança e por isso buscam por um trabalho com propósito.

Quantas vezes você já ouviu histórias de pessoas que estão infelizes com o trabalho que fazem? A cada dia, mais e mais pessoas sentem que precisam de “algo a mais” para se sentirem realizadas na área profissional, consequentemente, essa insatisfação reflete na vida pessoal de cada uma dessas pessoas.

Nesse sentido, o que seria esse “algo a mais”? Do que essas pessoas precisam para se sentirem realizadas? Já pensou que a resposta para isso pode ser simples? Você verá que sim, a solução para esse desafio pode ser muito mais simples do que você pensa.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Para você, o que é trabalho com propósito?

Se você é alguém que tem o hábito de observar as pessoas, com certeza entende que muitas delas precisam sentir que são competentes, únicas e realizadas naquilo que fazem. Essas pessoas sentem a necessidade de fazer mais pelo próximo e pelo mundo, se isso for possível, é claro!

É daí que surge o pensamento do trabalho com propósito.

Trabalhar por um propósito vai muito além de encontrar um trabalho que vá trazer uma renda satisfatória para você e sua família. A pessoa que encara o trabalho como algo grandioso, como uma oportunidade de transformar coisas, pessoas e situações, com certeza é alguém que enxerga o mundo diferente de muitas outras pessoas, e que busca trabalhar por um propósito centenas de vezes maior do que apenas pagar boletos e sobreviver em sociedade.

Para nós que enxergamos o trabalho de maneira positiva, o trabalho com propósito é aquele trabalho que é feito com amor, com cuidado, com carinho e que na verdade é feito com uma finalidade especial. E não importa se a alvo for ajudar alguém, uma instituição de caridade, não importa se for para contribuir com o meio ambiente, se for para minimizar a dor de animais e pessoas de rua, ou se for para transformar a vida de uma única pessoa. O trabalho com propósito sempre será feito com alegria para levar e gerar ainda mais alegria.

Compreendendo todo esse movimento, surge a questão: o que as pessoas ganham quando trabalham por um propósito?

Se você já raciocina e age dessa forma, com certeza você conhece a resposta, mas se está no caminho e quer compreender mais sobre o assunto, saiba que você será uma pessoa mais motivada, sentirá que sua produtividade será maior, seus resultados poderão ser potencializados, além de você conquistar o sentimento de pertencimento, ou seja, você verá que está onde sempre deveria estar, aquele será o seu lugar, essa será sua função. É quase como “encontrar a sua missão de vida”.

Mesmo apontando benefícios relevantes, algumas pessoas acreditam que não é possível unir satisfação salarial e satisfação pessoal, sendo que na verdade, o que deveria ser considerado é apenas o que a pessoa sente em relação ao que ela faz.

Ou seja, de nada adiante você acordar insatisfeito toda manhã, ir para o seu trabalho, viver um dia interminável, cheio de estresse, e com uma ansiedade enorme para chegar em casa e passar toda essa energia negativa para sua família. Então por qual motivo as pessoas se submetem a viver assim? Será que é apenas para receber um valor x no final do mês e pagar suas contas? Eu acredito que essa deva ser um dos motivos mais fortes. Vendo isso te faço um questionamento: é essa a forma como você quer viver seus dias? É assim que você levará sua vida pelos próximos anos?

As pessoas que pensam e desejam um trabalho com propósito querem muito mais que isso! Elas vão além, elas querem fazer a diferença ainda que elas façam parte da minoria das pessoas que fazem o que realmente as deixam felizes, e que ao mesmo tempo faz mais pelas pessoas e pelo mundo.

De que forma você pode realizar um trabalho com propósito?

Um dos primeiros passos para realizar um trabalho com propósito é identificar se o seu atual trabalho é capaz de oferecer todos aqueles benefícios que foram mencionados anteriormente; motivação, mais produtividade, resultados significativos, o sentimento de pertencimento e claro, a mudança e a transformação que você procura. Se você acredita que esse é o momento ideal para tomar essa decisão de mudança, veja algumas dicas de como encontrar um propósito para chamar de seu.

  1. Não procure um trabalho com propósito para obter prestígio, faça aquilo que for realizar o seu desejo pessoal e profissional. Evite ficar pensando sobre o que as pessoas vão pensar e dizer a seu respeito.
  2. Encontre o seu propósito. Saiba o que você está disposto a fazer para realizar suas ideias e obter o sucesso que deseja. Aqui, o sucesso a que me refiro são os resultados positivos que você terá em cada ação realizada, e não a repercussão que os resultados farão na mídia, por exemplo.
  3. Acredite verdadeiramente em suas ideias. Confie em você e comece o quanto antes.
  4. Valorize quem está com você desde o início do seu projeto. Dessa forma você terá pessoas motivadas e felizes ao seu lado. Mais parceria para te ajudar em todas as ideias de transformação.
  5. Seja realmente apaixonado pelo seu propósito. Você passará muitas e muitas horas dedicando-se ao máximo para que tudo dê certo.

Para você compreender de fato o que é um trabalho com propósito, até mesmo para encontrar o seu caminho, acredito verdadeiramente que citar exemplos de pessoas que optaram em trabalhar com propósito, seja uma excelente maneira mostrar o quanto esse tipo de trabalho transforma as pessoas e o mundo. Por isso, veja alguns casos que saíram na mídia:

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

Ambiente de trabalho compartilhado

A cidade do Rio de Janeiro ganhou um casarão diferenciado. Um grupo de amigos que se uniram para abrir uma empresa, compraram um casarão e decidiram abri-lo para mais empresas. Ou seja, em um mesmo ambiente, várias empresas conseguem realizar suas atividades, parcerias são formadas e despesas são divididas.

Mas, o mais interessante dessa história toda é que os amigos fazem um trabalho sustentável, eles pesquisam e desenvolvem matérias primas sustentáveis, ou seja, eles realizam um trabalho que os alegra, que faz diferença para a sociedade e também para o planeta, além de influenciar seus clientes, aqueles que ocupam o mesmo ambiente de trabalho que eles.

Atitudes que fazem a diferença

Duas amigas realizam seus trabalhos de uma maneira diferente, elas despoluem o meio ambiente e reutilizam o que conseguem para criar possibilidades dentro do seu negócio. Adriana e Itiana, uma publicitária outra estilista. A criatividade falou mais alto, e a maioria dos objetos capturados viraram roupas ou sapatos. Um talento que se uniu a necessidade da sociedade. Um trabalho que merece ser conhecido.

Fazer o bem sem olhar a quem

Olhando a necessidade de algumas pessoas carentes, Fabio, estudante de engenharia no estado do Rio de Janeiro, está obtendo bastante sucesso em seu trabalho de reformar casas populares por preços. Fábio encontrou o seu propósito dentro da sua profissão, e isso é maravilhoso! Ele decidiu aliar seus conhecimentos em engenharia com a necessidade de algumas pessoas.

Percebe que todas essas histórias são de pessoas que encontraram um propósito atuando em suas profissões? Acredito genuinamente que cada um desses profissionais citados, estão obtendo lucros muito maiores do que aqueles que trabalham sem amar o que fazem. Por isso querida pessoa, encontre o seu propósito, faça o seu trabalho valer a pena e sinta-se orgulhoso de tudo que você faz.

Fonte das histórias: G1.globo.com

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: Sanit Fuangnakhon 



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010