Veja 4 dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego

entrevista de emprego A entrevista de emprego é um momento carregado de muitos sentimentos como, ansiedade, estresse e nervosismo.

 

A entrevista de emprego é um momento carregado de muitos sentimentos, tais como: ansiedade, estresse e nervosismo. Apesar de toda a pressão, o candidato à vaga deve driblar todo e qualquer pensamento negativo e agir de maneira que impressione o entrevistador, fazendo com que o mesmo o veja como o profissional ideal para a vaga. E se você pensa que a roupa não faz parte deste conjunto de impressões, é importante que você repense essa questão. Quer saber como se vestir de maneira adequada para uma entrevista de emprego? Continue a leitura e descubra! 

Dicas poderosas para escolher a roupa ideal para a entrevista de emprego

Pensar na roupa para ir a uma entrevista parece uma questão fútil, mas não é. Se vestir bem e de forma adequada é determinante para causar uma boa “primeira impressão” e contribuir com a construção de uma relação positiva com o entrevistador. Pensando nisso, nos tópicos a seguir estão dicas poderosas para que você se vista de maneira adequada para ir a entrevistas de emprego. Confira!  

1 – Saiba qual é o perfil da empresa

O primeiro passo é estudar o perfil da empresa que ofertou a vaga de emprego. Busque informações a respeito da cultura organizacional da mesma, se ela possui um perfil criativo e permite o uso de calça jeans e camisetas ou segue o padrão corporativo e por conta disso, um terno ou um vestido com comprimento médio seriam mais apropriados. Outra forma de conseguir tais informações é conversando com um colaborador da empresa, ele pode te ajudar a entender o estilo das pessoas que compõe a organização.

Foi-se o tempo em que todas as empresas seguiam um determinado padrão mais rigoroso de vestuário e, com a chegada de startups e empreendimentos de tecnologia, mais jovens, esse tipo de exigência foi diminuindo. Por isso é fundamental você conhecer um pouco mais sobre a empresa em que está indo para buscar se adequar ao estilo. Só tome cuidado para não parecer folgado demais!

2 – Saiba qual é o perfil do cargo

Mesmo que o perfil da empresa seja um, dependendo do cargo, o uso de certas roupas pode variar. Alguns setores como por exemplo, de criação, permitem roupas mais despojadas, já em áreas mais formais como o departamento financeiro, exigem o uso de camisa e calça social, por exemplo. Algumas dicas de roupas para cada estilo são:

Estilo formal

  • Terno e gravata;
  • Blazer;
  • Camisa e calça social;
  • Vestido com comprimento adequado;
  • Saia com comprimento adequado.

Estilo informal

  • Calça jeans;
  • Camisa social;
  • Camisa polo;
  • Vestido com comprimento adequado.

3 – Na dúvida, siga o código “básico”

Apesar de cada empresa ter, mais ou menos, sua regra de vestuário, existem aquelas dicas que são básicas e que encaixam em qualquer situação. Se você não conseguiu reunir informações sobre o estilo da companhia ou ainda tem dúvidas, vá nessas dicas para se sentir mais seguro e preparado para causar boa impressão:

O que recomendam

  •         Tons suaves ou neutros (branco, bege, cinza, preto e azul marinho);
  •         Roupas mais clássicas (terno, blazer, camisa, calça social);
  •         Sapatos de cor escura;
  •         Sapatos sem salto ou altura mediana;
  •         Maquiagem mais leve.

O que pode assustar

  •         Cores muito fortes;
  •         Estampas exageradas;
  •         Decotes;
  •         Muitas joias ou bijuterias;
  •         Roupas muito curtas;
  •         Sapatos muito altos;
  •         Maquiagem carregada.

4 – Aparência e higiene pessoal

Ao participar de um processo seletivo de uma empresa, lembre-se de cuidar da sua aparência e higiene pessoal, afinal, elas são o seu cartão de visitas. É importante que você vá a entrevista de emprego com o cabelo penteado, as unhas limpas, um bom comprimento da barba, roupas sem manchas, sem furos e bem passadas e sapatos em bom estado. Procure tomar um bom banho momentos antes da entrevista, pois, além de cuidar da aparência, ajuda a relaxar. Passe um perfume mais suave, se arrume de acordo com as regras e boa sorte!

O astral também faz parte do vestuário

Parece curioso, mas você deve incluir o astral como parte da sua “vestimenta” para a entrevista. Se arrume bem, escolha a melhor roupa (adequada para a ocasião, claro) e se olhe no espelho. Todos nós gostamos de nos sentir bem, bonitos e preparados para causar uma ótima impressão. Reflita esse sentimento no seu astral, no modo de andar, de falar e na determinação de olhar para o entrevistador na hora de responder as perguntas. Esse tipo de atitude pode fazer a diferença e trazer pontos para a sua candidatura.

Lembre-se que o foco é a entrevista

Ao realizar uma entrevista, o recrutador tem como objetivo, avaliar se as habilidades e competências do candidato são congruentes com a vaga ofertada. Por conta disso, você deve evidenciar na entrevista, suas qualificações profissionais e não apenas a sua aparência. Evite o uso de itens que podem desviar a atenção do entrevistador, como uma bijuteria ou relógio que ficam mais soltos no corpo, podendo gerar um ruído que incomoda. Seja direto e evite se mexer demais ou ter comportamentos como passar a mão nos cabelos de modo exagerado, puxar uma parte da roupa, etc.

A entrevista de emprego é o momento ideal para você apresentar o seu valor ao recrutador. Por isso, escolha uma roupa que te passe segurança e fale um pouco sobre você, mas não se esqueça, nosso modo de vestir é uma ferramenta de comunicação, então, se você deseja ingressar ou continuar no mercado de trabalho, use roupas adequadas para a entrevista de emprego.

Viu como é importante e fundamental estar melhor preparado(a), incluindo o vestuário escolhido? Esses são pequenos detalhes que podem fazer a diferença a seu favor. Aproveite nossas dicas e esteja pronto para a próxima entrevista de emprego.

Se você tem outras dicas de como se vestir para esse momento tão importante, não hesite em comentar e dividir suas experiências com os outros leitores desta página. Compartilhe também o conteúdo nas redes sociais e ajude seus amigos a encontrar o estilo adequado para uma entrevista!

Copyright: https://www.shutterstock.com

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010