Como você se vê daqui a cinco anos?

Como você se vê

Invista na sua evolução dentro e fora do trabalho

 

Como você se vê daqui a cinco anos? Essa deve ser uma das pergunta mais repetida durante as entrevistas de emprego atualmente. Infelizmente, nem sempre as respostas são satisfatórias, pois nem sempre os candidatos estão preparados para respondê-la. Apesar de a solução parecer simples, existem várias incógnitas nessa equação. Hoje, vamos propor uma reflexão sobre o estado atual e o estado desejado em uma tentativa de levá-lo a resposta “correta”. Para saber mais é só continuar lendo o artigo!

[php_everywhere instance=”2″]

Conheça a si mesmo

A verdade é que para chegarmos a uma resposta interessante, é necessário fazer um exercício de autoconhecimento.  Às vezes, algumas pessoas adiam esse processo, pois é preciso encarar todos os pontos positivos e negativos. Ao mesmo tempo em que não saber esses itens impossibilita o seu crescimento profissional e pessoal.

O autoconhecimento é uma prática comum do coaching. Co parte do objetivo de transformação positiva, o método ensina a importância desse exercício e como o realizar todos os dias da sua vida. Ao participar das sessões, você descobre:

  • Quais são seus pontos positivos e como os tornar ainda mais fortes;
  • Quais são suas qualidades que estão escondidas e que precisam de impulso para despertar;
  • Quais são seus pontos fracos que precisam de atenção para ser melhorados;
  • Quais são seus pontos negativos que você deve aprender a conviver de forma saudável;
  • Quais são seus pontos sabotadores que devem ser eliminados.

Aliado ao autoconhecimento, o coaching também ensina sobre a inteligência emocional, uma excelente forma de controlar seus pensamentos, ações e reações em diversos tipos de situação. Com essa prática você será capaz:

  • Administrar sua alegria em momentos positivos para se adequar ao que o ambiente em que está inserida exige;
  • Gerenciar suas emoções em cenários negativos;
  • Conduzir suas ações de forma estratégica em casos problemáticos que exigem soluções rápidas.

Esse tipo de comportamento contribui favoravelmente para a construção do seu marketing pessoal, influenciando diretamente no modo como as pessoas enxergar suas competências profissionais. Com certeza, um colega não vai pensar duas vezes para lhe indicar para uma vaga que exige planejamento estratégico e boa condução emocional.

Outro ponto fundamental que o coaching contribui é na construção da sua autoestima. Não adianta nada saber controlar seus sentimentos, conhecer bem a si mesmo, mas não se gostar. Os exercícios constantes mostram o quanto você deve olhar para si para entender o quanto é importante e deve ser valorizado. Manter a autoestima positiva é um desafio, pois nem sempre estamos bem, mas é uma prática relevante para manter o bem-estar do cotidiano.

A combinação do autoconhecimento com a inteligência emocional e a autoestima coopera diretamente no modo como você vive atualmente e na sua visão de futuro. Após se conhecer profundamente, você adquire mais embasamento para considerar sua posição em cinco, dez ou até quinze anos. Que tal começar a praticar agora mesmo? Estabeleça esse desafio a si mesmo e tenha uma meta para cumpri-lo. Aproveite para usar o coaching nessa sua nova trilha. Afinal, o método existe para ajudar.

Invista na sua evolução dentro e fora do trabalho

O coaching proporciona uma transformação absoluta sem mudar a sua essência. No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) você encontra diversas formações que se encaixam com as suas necessidades e o seu momento profissional e pessoal. Conheça alguma delas:

  • Consultor em Análise Comportamental: indicada principalmente para profissionais de recursos humanos (RH), gestores, líderes e psicólogos, essa formação ensina a como fazer o mapeamento de perfil e tendências de comportamento. Essa poderosa ação tem influência direta na forma como se desenvolve os colaboradores e na contratação de novos. Além disso, o curso ainda ensina sobre a teoria dos perfis comportamentais; otimização de resultados de treinamentos internos; como promover melhorias nos relacionamentos interpessoais; formas de aperfeiçoar o recrutamento e a seleção de novos funcionários; como desenvolver o processo de gestão de pessoas; e muitos outros pontos essenciais para a sua evolução em diversos âmbitos. Com o tempo, você obtém a habilidade de entender as razões para os comportamentos de cada funcionário e ainda treina e capacita melhor o grupo. Você também pode ser o expoente da prática de estudos de atitude dentro do local em que trabalha.
  • Professional & Self Coaching (PSC): a mais completa e moderna do Brasil no assunto, essa formação contribui diretamente para o seu progresso pessoal e profissional em diversas áreas. As aulas teóricas e práticas ensinam a como praticar o autoconhecimento, inteligência emocional, autoestima e autodesenvolvimento; bases e conceitos fundamentais do coaching; como se sentir empoderado para vivenciar o novo; a melhor forma de obter novas capacidades e praticá-las para se tornar uma pessoa melhor tanto no trabalho quanto fora dele; quais são os princípios da programação neurolinguística e da psicologia positiva; o que são processos de identidade; e muitos outros tópicos que influenciam na sua evolução. Após a conclusão bem sucedida do curso, você tem as certificações de Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Self Coach (metodologia exclusiva do IBC), Analista Comportamental e Leader e o reconhecimento do International Coaching Council, Internacional Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association e Behavioral Coaching Institute.
  • Especialização em Coaching Ericksoniano (CEK): essa é o primeiro e mais completo programa de formação em transe ericksoniano. Para você entender melhor, a Hipnose Ericksoriana foi desenvolvida pelo psiquiatra americano Milton Hyland Erickson (1901­1980), que hoje em dia é considerado o pai da hipnose moderna. Ele desenvolveu técnicas em que faz uso de “sugestões indiretas” para conquistar o inconsciente, um espaço do ser humano em que as mudanças de hábito realmente acontecem. Durante as aulas teóricas e práticas, você aprende profundamente sobre o transe e o auto transe e como praticar de técnicas de aplicação; o que é a aprendizagem acelerativa; quais são as competências da mente consciente e inconsciente; a importância do uso de metáforas; desenvolver habilidades de questionamento (perguntas poderosas); o que é a reprogramação mental; e muitos outros pontos superinteressantes.

Gostou dessas formações do Instituto Brasileiro do Coaching? E tem mais! Basta navegar pelo site para conferir mais informações a respeito desses e de outros cursos. Se quiser, pode entrar em contato com um dos atendentes para tirar suas dúvidas.

Para ser bem sucedido é preciso estar em equilíbrio consigo mesmo. Quer descobrir qual o seu nível de felicidade?
Clique aqui e faça nosso teste.

Balança equilibrada

As mudanças que o de conhecimento que o coaching traz vão além das habilidades técnicas. Elas chegam a influenciar positivamente no modo como você lida com a sua vida pessoal. Além de causar impacto em diversas áreas do seu cotidiano, a sabedoria é essencial para que você aprenda a equilibrar cada um dos setores sem problemas. O balanço do lado pessoal e do profissional coopera fortemente para um dia a dia mais saudável e com bem-estar tanto para você mesmo quanto para quem convive ao seu redor.

Seu momento chegou

Depois de participar de sessões de coaching você é capaz de responder como você se vê daqui a cinco anos com tranquilidade. O importante é você entender a necessidade de começar a investir em si mesmo com a educação contínua. Agora é hora de começar as alterações na sua vida para ser uma pessoa melhor tanto no trabalho quanto fora dele. Boa sorte na construção do seu novo caminho!

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Copyright: 1014329191- https://www.shutterstock.com/pt/g/ewastudio

 

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010