Coach Profissional: ótimas oportunidades

Coach Profissional

Confira as principais características de um Coach Profissional.

O mercado de Coaching profissional está em ascensão. No mundo dinâmico em que vivemos as pessoas e empresas estão sempre em busca de resultados consistentes e imediatos. A procura por Coaches, seja para a carreira profissional ou vida pessoal, está em alta a cada dia. 

Sabendo disso, muitos profissionais, independente da área em que atuam, procuram uma formação em Coaching. É uma oportunidade para promover mudanças significativas em suas vidas como também para seguir uma nova carreira ou aliar com a profissão que já exercem.

Além disso, existe o Coach de Carreira que auxilia o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de seu cliente – chamado de coachee – e o auxilia a alcançar, em um curto espaço de tempo, os resultados desejados. 

No artigo a seguir iremos apresentar algumas dessas excelentes oportunidades para Coaches profissionais. A qualificação na metodologia de Coaching pode abrir uma série de portas para a sua carreira. 

O que é Coaching?

A metodologia de Coaching vem ganhando cada vez mais espaço em diferentes setores, isso porque já se reconhece o seu poder de desenvolvimento pessoal. Trata-se de um processo em que são utilizadas diferentes competências e habilidades para promover o desenvolvimento do coachee.

As técnicas de Coaching podem ser aprendidas e aplicadas para alcançar seus objetivos até 20 vezes mais rapidamente. Além disso, o Coaching é uma ótima oportunidade de carreira. Como citamos acima, o Coach pode aliar essa qualificação a diferentes profissões ou ainda atuar como Coach atendendo coachees.

O que faz um Coach?

O profissional de Coaching atua auxiliando pessoas ou empresas a identificar suas metas e desenvolver um planejamento para alcançá-las. O trabalho do Coach se baseia em auxiliar seus clientes (pessoas ou empresas) através de orientação, aconselhamento e treinamento.

No entanto, é essencial compreender que o trabalho do Coach não é o mesmo de um mentor. Mentoria é quando um profissional ajuda um indivíduo de maneira geral, o Coach realiza um trabalho focado em objetivos específicos. 

Coaching e mentoring (trabalho oferecido por Coaches e mentores, respectivamente) não podem ser confundidos com orientação ou terapia psicológica. Para questões de saúde mental é imprescindível contar com um profissional da área médico-psicológica. 

Quais são as oportunidades para Coach profissional?

Em linhas gerais, o trabalho do Coach consiste na realização de sessões de análise dos pontos que o cliente (indivíduo ou empresa) deseja transformar. Esse profissional oferece uma orientação baseada em exercícios e reflexões. 

Trata-se de um processo que envolve autoconhecimento e autoavaliação. O coachee deve compreender a si mesmo e analisar quais são os impedimentos para alcançar o seu objetivo. 

A demanda pelo trabalho de Coaches vem crescendo conforme mais profissionais reconhecem a relevância dessa orientação. Continue lendo para conhecer mais sobre as oportunidades para esse profissional.

Há algumas categorias onde os Coaches podem atuar, confira! 

Life Coaching

O Coach dessa área tem como foco potencializar as habilidades do coachee tomando por base o desenvolvimento pessoal. No escopo do trabalho do Life Coach estão questões como autoconhecimento, comunicação e organização. Esse profissional pode se dedicar a atividades como Coach de vida ou Coach de relacionamento. 

Business Coaching

O Business Coaching trabalha com o desenvolvimento de propostas voltadas para profissionais e/ou empresas. Esses profissionais trabalham com pautas como o desenvolvimento de carreira, setores ou companhias. 

Dentre as atribuições desse Coach podem estar a otimização do processo de negociação das companhias e redução das dificuldades empresariais. O profissional dessa área pode desenvolver seu trabalho de coaching nas áreas de negócios, vendas e carreira. 

Onde o Coach pode atuar?

Boa parte dos Coaches trabalha por conta própria ou em escritórios com foco em Coaching. Também podem oferecer seus serviços através de empresas de consultoria. Coaches ainda podem trabalhar em empresas de recrutamento orientando os candidatos. 

Lembramos mais uma vez que os Coaches podem ser especializados em diferentes áreas profissionais ou segmentos. Há muitas oportunidades interessantes no segmento, contudo, é essencial investir em uma boa formação. Confira mais detalhes sobre qualificação a seguir. 

Principais características de um Coach Profissional

Agora que você já sabe o que é Coaching, vai gostar de saber mais sobre as principais características desse profissional, leia a seguir: 

  • Ser ético e saber que tudo que é dito em um processo de Coaching é confidencial; 
  • Jamais julgar o cliente; 
  • Viver o presente e saber lidar com situações atuais; 
  • Ter segurança e confiança nas palavras e atitudes; 
  • Ter domínio da metodologia de Coaching; 
  • Ouvir na essência; 
  • Saber como se comunicar clara e efetivamente; 
  • Impulsionar o Coachee a estabelecer tarefas a serem cumpridas; 
  • Planejar e estabelecer metas; 
  • Sempre promover resultados positivos. 

Durante as sessões, o Coach aplica técnicas e ferramentas de Coaching que estimulam o Coachee a identificar seus pontos fortes, habilidades, competências, valores e metas a serem alcançadas.  O objetivo do processo é promover resultados extraordinários e levar o Coachee a alcançar seu estado desejado. 

A qualificação é fundamental

Embora não haja a exigência de diploma para atuar como Coach, é essencial estar devidamente qualificado para trabalhar com essas ferramentas. Quem deseja trabalhar atendendo como Coach ou então aplicar esses conhecimentos a empresas precisa da bagagem de conhecimento.

Há diferentes tipos de cursos voltados para a formação de Coaches, assim você pode escolher um que esteja mais alinhado com a área em que deseja trabalhar. É interessante iniciar com uma qualificação mais ampla para entender o conceito de Coaching e depois partir para as especificidades.

Um bom Coach é aquele que conhece as ferramentas que podem auxiliar seus coachees em seu desenvolvimento. Para oferecer o melhor atendimento é importante conhecer as ferramentas e saber como aplicá-las. O investimento em qualificação de Coaching contribuirá amplamente para o seu crescimento. 

Os Coaches que já atuam no mercado e os que ainda irão se inserir nesse mercado devem se manter buscando novos conhecimentos. A evolução constante é crucial nessa área, que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento pessoal. Então garanta o seu devido reconhecimento. 

Investir na carreira profissional de Coaching trará resultados surpreendentes tanto na vida pessoal quanto profissional. Seja Coach pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching!

Este conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010