Comunicação assertiva – desenvolva uma comunicação clara e reduza conflitos

Comunicação Assertiva Comunicação assertiva e a relação com o Coaching

Aqueles que são bons líderes geralmente também são bons comunicadores. Ser um bom comunicador não significa apenas ter a habilidade de um grande orador, é necessário ter assertividade na hora de expor as ideias. O bom comunicador nunca dá margem à dúvida, pois ele é claro e conciso. Assim, os líderes de sucesso são assertivos e efetivos em transmitir suas mensagens na maioria das vezes.

A assertividade é a capacidade de nos expressarmos de forma clara, direta e objetiva, utilizando métodos que façam com que o outro entenda com exatidão aquilo que queremos dizer. Uma pessoa com essa característica é positiva, demonstra autoconfiança e sabe manifestar sua opinião de forma transparente. Essas virtudes cooperam para que ela se comporte com mais equilíbrio e segurança ao tomar decisões e executar suas ações.

Mas a assertividade não aparece de repente, ela deve ser desenvolvida com dedicação. Quando estamos dispostos a desenvolver uma área que favorece tanto nosso crescimento profissional quanto pessoal, abrimos espaço para o conhecimento. Quando o buscamos, reconhecemos que sempre podemos melhorar e que o crescimento faz parte deste processo. Saímos da zona de conforto e damos um passo à frente. Portanto, investir em nós mesmos significa evoluir e alcançar com sucesso nossos objetivos.

Acompanhe o texto para entender mais sobre esse tema!

A importância da comunicação assertiva

Dentro das empresas, e até mesmo fora delas, é comum encontrarmos falhas de comunicação, que têm o potencial de desencadear diversos tipos de problemas, bem como conflitos de relacionamento. E-mails escritos de forma incorreta, mensagens mal interpretadas, conversas e feedbacks realizados de maneira inadequada, entre muitas outras situações, são capazes de se transformarem em verdadeiros obstáculos para o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores e para o alcance de sucesso dos negócios como um todo.

Fatores como estes fazem com que a comunicação seja um dos principais gaps encontrados dentro dos mais diversos tipos de empresas, algo que dificulta, consideravelmente, o bom andamento dos processos, bem como a fluidez de um trabalho de excelência no dia a dia profissional.

Diante disso, a comunicação assertiva é de fundamental importância, pois, a partir do momento que as informações e as mensagens que se quer e que precisam ser transmitidas, realmente e verdadeiramente, são passadas com transparência, com objetividade, clareza, coerência e coesão, as chances de que a sua interpretação seja correta e de que um bom trabalho seja executado aumentam de forma considerável.

Além disso, ao prezar por comunicar assertivamente, evita-se que retrabalhos aconteçam, otimizando, assim, o tempo gasto na execução das atividades organizacionais. No que diz respeito aos negócios, quando os colaboradores estão cientes do que se passa dentro da empresa, é possível minimizar bastante a incidência de fofocas, por exemplo, contribuindo, assim, para que eles foquem na entrega de suas demandas, com maior agilidade e rapidez.

Assim, através de tudo isso, há uma redução significativa nos conflitos internos, permitindo, dessa maneira, que os profissionais que fazem parte da empresa trabalhem de forma coesa e em equipe, para conquistarem cada vez mais resultados extraordinários, individual e coletivamente.

Compartilho com você um vídeo em que falo um pouco mais sobre a importância da comunicação eficaz e assertiva dentro do ambiente organizacional. Confira:

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Características do comunicador assertivo

A comunicação é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento das relações humanas, seja em âmbito pessoal ou profissional. Existem alguns fatores capazes de influenciar na sua eficiência e a assertividade é um deles.

Assim, para que um indivíduo se torne um comunicador assertivo e crie um canal de transmissão de mensagem efetivo é importante estar atento a alguns pontos e características. Veja quais são os principais abaixo:

Inteligência emocional

Deve passar as informações que deseja de forma clara, mas também, deve ouvir atentamente e com calma quando o outro estiver falando. E ainda deixar de lado as emoções que podem ser sabotadoras para o momento.

Atenção aos gestos

É importante ter atenção ao tipo de gestos que você irá fazer, pois eles devem combinar com o que você está transmitindo e não ao contrário.

Sentimento do discurso

Lembre-se de que é essencial que a suas palavras faladas ou escritas exibam a emoção que você realmente quer passar. Para isso, utilize a sua própria segurança, confiança e, principalmente, honestidade.

Coerência

Não adianta nada apenas falar o que todos devem ser ou fazer e não seguir o próprio conselho. Muito do que os outros aprenderem com você será por meio de exemplos.

Motivação

Na comunicação, o comportamento não assertivo raramente consegue fazer com que atinjamos o nosso objetivo. A pessoa que não o executa prejudica os negócios, pois há possibilidade de ocorrer falhas, que resultam na queda da produtividade e retrabalho, além de causar transtornos no relacionamento entre os colegas e os clientes.

Respeito

É fundamental ter respeito por tudo, especialmente seu público. Cuidado com as piadas, observações ou comentários preconceituosos, racistas, machistas e assim por diante. Se você não sabe se o seu discurso ou texto está com toques de preconceito ou não, é só mudá-lo. Além de demonstrar respeito, você evita ruídos, conflitos, desentendimentos e agressividade.

Caminhos alternativos

A pessoa que pratica a comunicação assertiva segue bem a recomendação que dei acima. Ela consegue expressar a discordância e a insatisfação fazendo relação direta ao comportamento ou situação e não à pessoa.

Quando não envolvemos um lado que não deveria estar envolvido em nossa comunicação organizacional, no caso o pessoal, demonstramos respeito e evitamos constrangimento ou ansiedade. Ou seja: é possível conseguir o que quer ou precisa sem dominar, humilhar ou insultar o outro.

Solução de situações dificultosas

Um profissional que usa da assertividade consegue chegar à uma conclusão em relação à resolução rápida de problemas, relacionamento interpessoal entre todos na empresa, contribuindo, assim, para o aumento da motivação, para um ambiente em que todos possam expressar suas ideias e reduzindo os conflitos da equipe.

Como se comunicar com assertividade?

O desenvolvimento desse tipo de comunicabilidade não é uma tarefa fácil, pois muitos profissionais possuem comportamentos negativos que impedem que ela flua da maneira correta. Por conta disso, separei algumas dicas para que você desenvolva tal habilidade. Continue a leitura e confira:

Tenha conhecimento do que fala

Evite falar sobre assuntos que você não tem um real conhecimento. Busque informações em fontes confiáveis, leia bastante, tenha domínio sobre a sua fala e treine sua capacidade de argumentação. Quando você aborda um tema não muito conhecido, seus argumentos podem ser fragilizados pelo ouvinte, caso ele tenha mais conhecimento que você.

Busque por capacitação

Para ter conhecimento sobre o que você fala, nada mais coerente do que buscar por capacitação constante sobre o seu trabalho e a função que você desempenha na empresa.

Saiba quando falar

Preste atenção quanto ao momento certo para você expressar a sua opinião. Mesmo se o que você tem a dizer for importante, você deve perceber a hora certa para manifestar suas ideias. Falar na oportunidade errada pode acabar comprometendo o seu discurso.

Seja intermediador

Caso alguém do seu ambiente de trabalho tenha dificuldade para se comunicar, ajude-o em tal tarefa e sempre motive todos a sua volta a potencializar as melhores formas para se comunicarem.

Seja claro e direto

Nada mais óbvio na comunicação assertiva, do que você ir direto ao ponto. Nesse sentido, exponha suas ideias sem perder tempo em detalhes, pois isso dispersa a atenção de quem está ouvindo. Porém, tenha cuidado para não deixar nenhuma informação importante passar, para que assim a outra parte compreenda bem o que você quer dizer e realize o trabalho conforme você está solicitando.

Cuidado com a linguagem

Muitas pessoas focam na linguagem escrita e não dão a devida atenção a linguagem oral. Quando não utilizada de forma adequada, a nossa fala pode gerar dupla interpretação, sendo assim, use argumentos claros, defenda seu ponto de vista com flexibilidade, aceite as críticas construtivas e não use gírias, abreviações ou palavras de baixo calão.

Expressão corporal

Fique atento à linguagem corporal, pois a comunicação também é formada pelo uso do corpo. Transmitimos mensagens e sinais o tempo todo durante uma conversa, nossos olhos e gestos também comunicam. Mostre-se seguro, tenha uma expressão corporal coerente com a sua fala, haja com naturalidade, controle suas emoções e demonstre calma em todo o seu discurso.

Use a empatia

Pense em como seria estar no lugar do outro enquanto se comunica. Dessa forma, você demonstra respeito pelo próximo e gera uma troca de informações eficaz. A comunicação assertiva, quando bem implementada, gera assuntos objetivos e relevantes.

Exemplos de frases com comunicação assertiva

Veja a seguir alguns exemplos de frases com o mesmo sentido, usadas sem e com comunicação assertiva dentro da empresa:

Feedback da gestão para o colaborador

  • Sem assertividade: Este relatório possui uma baixa qualidade. Como sempre, você não consegue fazer nada direito;
  • Com assertividade: O relatório não atende à demanda solicitada. Ficou alguma dúvida com relação às informações que lhe pedi? Posso lhe ajudar em algo mais para que o relatório esteja verdadeiramente de acordo com o solicitado?

Feedback do colaborador para a gestão e a empresa

  • Sem assertividade: Eu estou sobrecarregado, não aguento mais desempenhar minha função nesta empresa e não ser reconhecido;
  • Com assertividade: Agradeço todo o reconhecimento que me deram até aqui, mas sinto que estou sobrecarregado. Por conta disso, gostaria que vocês avaliassem a possibilidade de contratar um novo colaborador para me ajudar.

Uma discussão do dia a dia

  • Sem assertividade: Minha opinião não importa, vou acabar sendo julgado por isso;
  • Com assertividade: Eu entendo o seu ponto de vista, mas não concordo com alguns pontos.

Viu como o modo de falar faz toda a diferença? Se você tem mais exemplos bacanas é só escrever nos comentários!

O papel do Coaching para uma comunicação cada vez mais assertiva nas empresas

A habilidade da comunicação é uma característica imprescindível no mercado de trabalho atual. Por isso, é crescente o número de empresas que investem em treinamentos para desenvolver a comunicação assertiva dos seus colaboradores.

Um deles é o processo de Coaching, que por meio de técnicas e ferramentas comprovadas, exercita o autoconhecimento, auxiliando o entendimento das competências e identificando os pontos de melhoria; reprograma os pensamentos e comportamentos, eliminando medos; aprimora as habilidades de comunicação, ampliando o poder de negociação e empatia; aperfeiçoa a linguagem corporal; otimiza a voz ativa; desenvolve a inteligência emocional; ensina a como construir e sustentar relacionamentos interpessoais na empresa em que trabalha; e ensina como gerenciar as atividades com o tempo para as realizar.

Tudo isso é possível através da melhor e mais completa formação em Coaching do país, o Professional & Self Coaching – PSC. Durante o curso, além de ter a possibilidade de aprender a aplicar em sua própria vida as melhores técnicas e ferramentas desta poderosa metodologia, você também pode implementá-la em sua empresa e na vida das demais pessoas ao seu redor, potencializando, assim, a comunicação de cada um e contribuindo para a redução de conflitos em todos os ambientes pelos quais você passar.

Desenvolva, efetivamente e na prática, a sua comunicação, tornando-a cada vez mais assertiva, através da metodologia mais eficaz de desenvolvimento humano, profissional e empresarial: o Coaching!

Agora me conte, Ser de Luz: o que você achou das minhas dicas? Acredita que é possível minimizar conflitos e alcançar resultados extraordinários desenvolvendo uma comunicação assertiva nas empresas? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar este conteúdo, com seus amigos, em suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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