Marketing pessoal: a importância da imagem no ambiente corporativo

Marketing Pessoal Saiba mais sobre Marketing Pessoal

 

Muitos fatores são importantes para a consolidação de carreiras de sucesso. Um deles é o marketing pessoal, que contribui com a construção da imagem dos profissionais no ambiente de trabalho. Desenvolver uma imagem positiva é muito importante dentro do ambiente corporativo. Mas, o que é o marketing pessoal e qual é a importância de ter uma boa imagem para a carreira profissional? Para saber mais sobre esta e outras questões, continue a leitura! 

Descubra, conhecendo a si mesmo, como conquistar o sucesso!
Clique aqui e baixe “O Poder do Autoconhecimento”! É um Presente!

O que é Marketing Pessoal? 

O marketing pessoal é uma extraordinária ferramenta para que você possa crescer profissionalmente pois utiliza suas habilidades e suas qualificações em benefício da sua própria carreira. É importante destacar que muitos profissionais acreditam que o marketing pessoal seja necessário somente para determinadas situações, mas isso é um equívoco. Marketing pessoal não é estratégia de gerenciamento de crise e sim, um trabalho constante para que o profissional tenha êxito em todos os lugares que trabalhar.  

Todo profissional cria uma imagem pessoal. As decisões tomadas, as atitudes, o desempenho no trabalho, a relação com os colegas são algumas das coisas que fazem parte da construção desta imagem.  Para construir uma imagem positiva é importante manter uma conduta clara, ter um bom relacionamento interpessoal e saber se portar nas situações cotidianas. No entanto, é fundamental que a imagem a ser transmitida seja coerente com seus atos. A coerência será percebida pelos colegas e demais pessoas da convivência diária. Essa imagem precisa ser totalmente verdadeira para que ela traga resultados positivos para a sua carreira. Tudo isso faz parte do marketing pessoal e acredite: faz uma grande diferença para a carreira profissional. 

Porque é importante investir em marketing pessoal? 

A imagem que você transmite no ambiente de trabalho diz muito sobre você. Por isso é importante que investir em ter uma boa relação com os colegas e até mesmo investir em uma aparência agradável, pois este é um fator importante para que as pessoas da empresa possam ter maior empatia e confiança em você. 

A consultoria Robert Half realizou uma pesquisa com 1.775 diretores de Recursos Humanos de 19 países, sendo 100 brasileiros. A pesquisa mostrou que a maioria dos funcionários no Brasil se veste de forma inadequada para trabalhar. 54% dos diretores brasileiros afirmaram que viam os colegas mal vestidos com certa frequência, sendo que a média mundial foi de 42%. Ainda no Brasil, 22% dos participantes disseram que uma boa aparência influencia bastante, enquanto para 45% influencia significativamente e 41% afirmaram que influencia pelo menos um pouco. 

Dicas para aprimorar a sua imagem pessoal 

Se você chegou até aqui, já sabe que investir em seu marketing pessoal e na construção de uma boa imagem pessoal são fatores fundamentais para carreiras de sucesso. Para te ajudar neste processo, elaboramos dicas poderosas para ajudar na melhoria da sua imagem no ambiente corporativo. Confira!

1 – Tenha cuidados com a sua aparência

Muita gente acredita que cuidar da aparência é fazer tratamentos estéticos ou seguir padrões de beleza, mas não é. Cuidar da sua aparência é zelar pela sua saúde, cuidar da sua barba, do seu cabelo, escolher roupas confortáveis para ir trabalhar. Ter zelo consigo mesmo também significa cuidar da sua saúde mental e do seu bem estar. Cuidar de si reflete de maneira positiva na sua produtividade e na sua relação com os colegas. Sua aparência vai além da estética. 

2  – Tenha cuidado com a vestimenta 

Assim como a aparência, a vestimenta apropriada não é aquela que é mais cara ou de grifes famosas. Ter cuidado com a vestimenta é priorizar o conforto durante o trabalho com bom gosto. Portanto, na hora de escolher suas vestimentas para trabalhar, dê prioridade para o seu bem estar de maneira autêntica. Se são roupas confortáveis e apropriadas para um dia de trabalho, porque não usá-las? 

Descubra quais são seus pontos de melhoria!
Clique aqui e baixe “O Poder do Autoconhecimento”!

3  – Preste atenção no que o seu corpo diz

Tão importante quanto prestar atenção nas palavras ditas é estar atento ao que o corpo diz. Sim, o corpo também se comunica e acredite: ele fala antes de nossa boca. Posturas e gestos também dizem muito e são capazes de transmitir mensagens sinceras ou até mesmo mais convincentes que a fala. Por isso, preste atenção ao que seu corpo tem dito para os seus colegas. Fique de olho em sua postura e em seus gestos. O corpo fala! 

4 – De olho na sua organização pessoal

Ter organização contribui tanto com o andamento das atividades quanto com a imagem pessoal. Invista na organização de sua rotina, da sua mesa de trabalho. Seja organizado com suas tarefas e sua rotina. Quando tudo está em ordem, há minimização de erros e você sempre estará pronto para uma nova tarefa que surgir.  Um ambiente mais organizado contribui com o humor do profissional e também com o rendimento de suas atividades. O trabalho segue melhor e o profissional tem uma imagem pessoal melhor diante de seus colegas e superiores. 

Agora, conte pra gente: como você tem investido em seu marketing pessoal? Como está a sua imagem pessoal no trabalho? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e também a sua opinião sobre o tema. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. 

Copyright: 725710786 – https://www.shutterstock.com/pt/g/chaiyawat+sripimonwan

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010