O Poder do Pertencimento nas Empresas

Empresas O poder de pertencimento nas empresas

 

Do significado de pertencer a um meio, se sentir parte de um sistema, perceber-se integrado ao grupo ou coletivo em que está inserido. A palavra: Pertencimento, possui uma essência nobre, causa forte impacto onde estiver presente e gera resultados altamente positivos.

Sentir-se aceito, útil, valoroso em todo e qualquer contexto são necessidades básicas inerentes do ser humano. Justifica portanto, o motivo de formarmos família, amigos, participarmos de diversos tipos de grupos sociais, etc.

É comum por exemplo, as pessoas se sentirem mais sensíveis, vulneráveis ou mesmo tristes quando estão distante de seus amigos e familiares, ao morar fora de seu país de origem, por exemplo, levando em consideração que estão em um local totalmente novo e não possuem relações profundas e significativas para suprir essa necessidade intrínseca.

A partir desse breve contexto que fiz até aqui, conseguimos perceber um pouco do quanto é importante para todo e qualquer tipo de ser humano sentir-se pertencente a um grupo, para que assim tenha uma vida com mais plenitude e realização.

[php_everywhere instance=”2″]

A importância do senso de pertencimento na organização

No campo corporativo este tema ainda é pouco explorado, talvez pelo fato de que ainda há um desconhecimento de sua influência sobre a cultura organizacional e sua relação com o crescimento dos resultados.

Praticamos o senso de pertencimento em todas as áreas de nossa vida, inclusive na empresa, onde passamos maior parte de nosso dia. Trata-se de uma relação de comprometimento com a organização da qual fazemos parte, um envolvimento emocional, inconsciente e subjetivo, que gera Resultados Extraordinários a curto, médio e longo prazo.

De fato, não existem regras ou receitas que ofereçam garantia de sucesso a um empreendimento, mas com certeza encontrar mecanismos que contribuam para que o profissional sinta-se plenamente pertencente, não só ao ambiente, mas aos negócios de uma forma geral, pode ser um dos maiores ativos para mantê-lo sustentável e lucrativo.

Neste sentido, entende-se que é também papel das empresas ajudar seus colaboradores a sentirem-se pertencentes ao todo, uma vez que este sentimento tem se tornado cada vez mais esporádico, considerando que as estatísticas de turnover têm aumentado em alta velocidade no mercado atual.

Seria mesmo este o perfil da nova geração, composta por profissionais jovens, desapegados, que mudam de uma empresa para outra sem o menor receio? Ou talvez, sua conexão com a instituição não tem sido significativa o suficiente para retê-la e motivá-la a “vestir a camisa”? Este é um excelente cenário para ser refletido!

Benefícios de estimular a consciência coletiva de pertencimento organizacional

Os benefícios alcançados ao estimular o senso de pertencimento dentro no ambiente é organizacional são incontáveis, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores que dela fazem parte. Continue a leitura e confira alguns deles a seguir:

  • Aumento do nível de comprometimento e motivação;
  • Maior engajamento e produtividade;
  • Cultura organizacional colaborativa;
  • Melhoria nos relacionamentos interpessoais;
  • Maior sinergia, fluidez e dinamismo das demandas;
  • Efetividade no funcionamento dos processos;
  • Equilíbrio das necessidades;
  • Movimentos coerentes;
  • Maior integralização;
  • Compreensão clara da importância das funcionalidades dos integrantes;
  • Agilidade e eficiência nas atividades;
  • Redução substancial da rotatividade;
  • Estruturação de um quadro consistente de colaboradores;
  • Alcance dos resultados desejados;
  • Crescimento contínuo e acelerado da organização.

Como gerar senso de pertencimento nas empresas

Até aqui, fiz um relato bastante detalhado sobre a importância do senso de pertencimento dentro de uma organização e o seu poder para gerar resultados extraordinários para os negócios e profissionais, de um modo geral. 

Agora, vamos conhecer algumas estratégias, que podem ser adotadas por empresas dos mais diversos segmentos, para que seus colaboradores sintam-se verdadeiramente parte de um todo e entreguem o melhor de si, no  sentido de contribuir com o crescimento e desenvolvimento pleno dos negócios. 

Ouça na essência

O primeiro passo para desenvolver o senso de pertencimento em seus colaboradores é adotar a prática de ouvir na essência. O que quero dizer é que você deve ouvir verdadeiramente o que eles têm a dizer, suas opiniões, sugestões de melhoria, entre outros pontos de vista, pois assim você os fará se sentirem valorizados e realmente pertencentes aos processos organizacionais como um todo. 

Determine um propósito

Este é um caminho que faz com que as pessoas sintam-se verdadeiramente inspiradas a trabalhar com energia e dedicação, no sentido de alcançarem resultados extraordinários para todos. Digo isso, pois quando os profissionais estão participando de algo que vai além de retorno financeiro, ou seja, que beneficia a sociedade de uma forma geral, eles sentem que fazem parte de um processo verdadeiramente transformador, empregando, assim, todos os seus esforços para atingir metas e objetivos que realmente tenham um propósito.

Realize momentos de interação

Neste processo é importante que se dê a todos as pessoas que trabalham na empresa, independentemente do cargo que ocupem, a oportunidade de interagirem e conhecerem uns aos outros. 

Assim, o que você pode fazer é realizar momentos de interação, como um café da manhã mensal, uma confraternização para celebrar os aniversariantes do mês, incentivar happy hours entre os colaboradores, entre outras estratégias, que os incentive a desenvolver uma comunicação eficaz e, principalmente, a entender o que cada um faz nos processos gerais da empresa. 

Além destes pontos, você pode entender um pouco mais sobre as necessidades básicas do ser humano e investir no desenvolvimento de cada um delas dentro da sua empresa. No vídeo abaixo eu as explico mais detalhadamente, confira:

Gere pertencimento com o Coaching

O Coaching é também um dos métodos que você pode utilizar para gerar pertencimento entre seus colaboradores. Isso porque trata-se da metodologia de desenvolvimento humano, profissional e empresarial que mais tem sido utilizada para ajudar empresas e profissionais a alcançarem, de forma plena, resultados extraordinários. 

Por meio de conhecimentos, técnicas e ferramentas compartilhadas no Professional & Self Coaching – PSC, você desenvolve mecanismos de integração de excelência, que farão com os indivíduos que compõem seu negócio sintam-se verdadeiramente pertencentes a algo maior.

 

Agregue valor ao seu negócio, pois o sucesso dele é diretamente dependente do nível de satisfação dos funcionários. Analise:

Sua empresa tem demonstrado na prática parceria mútua com os colaboradores? Tem dado oportunidade para que os profissionais contribuam com suas diferentes percepções e conhecimentos adquiridos ao longo de suas diversas trajetórias? Tem incentivado a participação dos mesmos nos projetos em andamento, ou mesmo sugerido que eles inovem e proponham novas possibilidades? Tem estimulado o comportamento participativo?

O senso de pertencimento nada mais é que valorizar o ser humano, na sua essência e alma. Trata-se de gerir uma organização pautando-se no crescimento sustentável, através de processos humanizados.

Promova a integração de seus colaboradores através do Coaching!
Conheça meu livro “Tudo Sobre Coaching” e saiba mais a respeito!

Desta forma se torna possível atingir resultados muito além da média, de maneira favorável a todos os envolvidos. E mais do que isso, consolidar “fiéis escudeiros” para tocar o seu negócio a todo vapor.

Trate seus colaboradores como parceiros com o devido valor e os bons resultados serão alcançados!

Gostou deste artigo? Já sabia que o senso de pertencimento tinha todo este poder dentro de uma empresa? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou e lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais!

Copyright: 688688719 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010