O que podemos aprender com as competições esportivas

profissionais disputando corrida

Confira uma lista com importantes ensinamentos que as competições esportivas podem gerar na nossa vida.

As competições esportivas são momentos de entretenimento para muitas pessoas. Quem não gosta de ver atletas de alto rendimento dando o melhor de si, não é mesmo? É o que observamos nas copas do mundo, nos jogos olímpicos e nas corridas de rua, mas também naquele torneio de futebol amador do bairro.

Além do entretenimento, as competições esportivas também podem ser grandes fontes de aprendizado, tanto para quem compete quanto para quem assiste. A vida é como uma competição do tipo, repleta de desafios diários, obstáculos a serem ultrapassados e lições a serem aprendidas por meio das vitórias e das derrotas.

Os esportes transformam de forma positiva a vida das pessoas e, com isso, constroem grandes exemplos a serem seguidos. Neste artigo, você descobrirá 8 lições que podemos aprender com as competições esportivas.

1. Que vencer é o objetivo

Ninguém entra em uma competição, obstinado a perder. É claro que mais importantes do que a vitória são as experiências adquiridas, mas é fundamental manter pensamentos positivos, se esforçar ao máximo e dar o seu melhor para vencer as partidas da vida.

Ser um vencedor pode ter significados diferentes para as pessoas. O importante é que o indivíduo se sinta satisfeito com quem é e com os resultados obtidos nas diferentes áreas da sua vida — pessoal, profissional, financeira, espiritual etc. Nem sempre vencemos, mas é buscando as vitórias que encontramos motivação para viver, dia após dia.

2. Que perder faz parte

Tanto quanto vencer, perder também faz parte da vida. Nem sempre as coisas saem como gostaríamos. Contudo, nesses momentos difíceis, o importante é extrair aprendizados para que possamos fazer melhor numa próxima oportunidade.

Assim, as derrotas devem favorecer a reflexão e a mudança de ideias e de comportamentos. Muitas vezes, um revés não é o oposto do sucesso, mas apenas uma etapa que o antecede. Se tudo tivesse sido perfeito no início das carreiras dos maiores esportistas do mundo, talvez eles não tivessem chegado aonde chegaram, pois faltaria esse conhecimento que só a derrota foi capaz de proporcionar.

3. Que a superação precede o sucesso

As competições exigem grande preparação, pois é preciso superar os limites a cada dia. É muito importante tentar hoje ser melhor do que ontem, aperfeiçoando as suas habilidades e se dedicando a trabalhar nos seus pontos de melhoria, sempre realizando um processo de evolução contínua.

Superar significa se adaptar a diferentes realidades, resolver problemas e melhorar continuamente. Quando falamos em competição, quase sempre o que nos vem à mente a superação dos nossos adversários, o que faz sentido. Entretanto, também precisamos superar a nós mesmos, ou seja, vencer as nossas crenças limitantes, os nossos medos, as nossas dificuldades e fazer hoje melhor do que conseguimos fazer ontem.

4. Que precisamos de disciplina

Nenhum atleta pode ser campeão se não estiver disposto a treinar, seguir uma alimentação saudável, ser pontual nos treinos e praticar os exercícios físicos necessários para melhorar a sua performance. Se você quer vencer, precisa se dedicar, lutar diariamente, abrir mão de práticas que possam atrapalhar o seu progresso e seguir atentamente as recomendações dos seus mentores/treinadores. Seja disciplinado e não perca o foco do seu objetivo.

Assim como ocorre nas competições esportivas, também precisamos de disciplina para estudar, para trabalhar, para realizar os nossos desejos materiais, para ter uma vida mais saudável, para alcançar o corpo desejado, enfim para realizar todos os nossos sonhos, sem cair na tentação de desistir.

5. Que estratégia e preparação são tão importantes quanto a competição

Uma final de copa do mundo é uma partida de futebol em que dois times se enfrentam em 90 minutos. Apesar desse fato bastante óbvio, a realidade é que esse título não começa a ser defendido neste momento. Há 22 jogadores envolvidos na partida, e todos eles, ainda na infância, tiveram o sonho de estar ali. Eles começaram em categorias de base, passaram pelas famosas “peneiras”, ouviram “nãos”, até que encontraram times para aperfeiçoar as suas técnicas e crescer na carreira.

Por isso, se você deseja ser um campeão na sua vida, entenda que a preparação é um elemento estratégico que começa muito antes. Um vestibular, por exemplo, não é resultado das perguntas que você responde numa tarde, mas de todo o conhecimento que você adquiriu em anos de estudo. Na vida, precisamos entender que tão importante quanto os resultados são os processos, pois é com eles que aprendemos de verdade.

6. Que não devemos subestimar nenhum adversário

É muito importante manter o nível competitivo saudável. Assim, não se acomode, por mais que você esteja se saindo bem em sua profissão, por exemplo. É indispensável se aperfeiçoar para crescer a cada dia, pois, a todo momento, novas técnicas e métodos de trabalho surgem. Além disso, novos profissionais, mais jovens e adaptados às novas tecnologias chegam ao mercado. Atletas veteranos jamais param de treinar por causa disso!

Por isso, recicle os seus conhecimentos para não ficar atrás dos seus concorrentes. Jamais fique na zona de conforto, achando que você já sabe de tudo. É preciso ter humildade, tanto para saber perder como para saber vencer. Dessa forma, não creia que você está acima de todos e que ninguém poderá superá-lo, mas esforce-se para ser melhor do que você mesmo todos os dias.

7. Que o trabalho em equipe faz a diferença

Alguns esportes, como o futebol, só podem ser realizados em equipe, pois cada membro do grupo tem o seu papel, e todos, como deve ser em um time, se complementam. O mesmo ocorre no ambiente profissional: cada pessoa tem um talento e pode contribuir para o sucesso da equipe.

Mesmo nos esportes individuais, como a natação, sempre há uma equipe de técnicos, analistas de desempenho, nutricionistas, preparadores físicos e psicólogos dando as suas contribuições. Portanto, tenha a consciência de que todos são importantes e devem cooperar uns com os outros para garantirem resultados cada vez melhores. Nada se faz 100% sozinho!

8. Que é preciso ter inteligência emocional

Se você acompanha o futebol, que é um dos esportes mais populares do Brasil e do mundo, provavelmente já ouviu falar que, em cobranças de pênalti, quem decide é o fator emocional, certo? De fato, por mais que a habilidade e o treino sejam importantes, não é raro ver o craque do time errar a cobrança pela pressão psicológica.

Por isso, entenda que lidar com os obstáculos da vida e vencer não envolve apenas a preparação intelectual, mas também o desenvolvimento da inteligência emocional. A IE, como é conhecida, consiste na capacidade de uma pessoa de identificar as suas emoções, apurar as suas causas e administrar a sua intensidade. O desenvolvimento dessa capacidade faz com que as pessoas sejam mais flexíveis, resilientes, persistentes, motivadas, autoconfiantes e sábias ao tomar decisões.

Como você pode perceber, há muitos aspectos em que as competições esportivas são semelhantes à vida, de maneira geral. Por isso, utilize esses eventos não apenas como momentos de entretenimento, mas também como valiosas fontes de aprendizado. Inteligência emocional, humildade, determinação, disciplina, preparação estratégica e trabalho em equipe são apenas alguns dos valores que podem ser aprendidos nessas ocasiões.

E você, já tinha percebido como podemos aprender com os esportes? Quais lições você já extraiu de contextos esportivos? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas e familiares, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por Creativa Images

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010