Potencialize sua liderança

líder

Saiba como pontecializar sua liderança .

Líderes são aqueles capazes de delegar, motivar e ensinar aos profissionais da equipe de trabalho, gerando um ambiente coeso e organizado para a realização de tarefas. É importante que saibamos potencializar as nossas características de liderança para nos desenvolvermos e atingirmos nossos objetivos de carreira.

Continue lendo para conhecer formas de potencializar as suas características de liderança naturais e desenvolver aquelas que ainda não possui. Com dedicação é possível se tornar o líder que a sua equipe necessita. 

Liderança: habilidade que pode ser desenvolvida 

Muitas pessoas têm a liderança como uma habilidade natural, mas é importante entender que todos nós podemos desenvolver algumas de suas características. Para isso, existem os cursos de Coaching, ótimas ferramentas para promover resultados ideais para pessoas engajadas que desejam ser líderes bem-sucedidos e respeitados pelos demais.

Em outras palavras, você tem a possibilidade de ampliar o seu escopo de características positivas para uma boa liderança. Quando o indivíduo conhece bem a si mesmo identifica os pontos fortes e os pontos de melhoria. A partir dessa identificação é possível trabalhar para potencializar os primeiros e contornar os últimos. 

Como potencializar a liderança? 

Para potencializar a liderança é necessário trabalhar características como foco, gestão de tempo, planejamento estratégico, delegação e negociação. Investir em Coaching é investir em todas essas qualidades e também aprender a:

  • Fornecer feedbacks assertivos;
  • Identificar comportamentos;
  • Ser valorizado pelo mercado de trabalho;
  • Ampliar o seu autoconhecimento;
  • Desenvolver sua inteligência emocional. 

Existem vários tipos de liderança e com o Coaching você pode se desenvolver e se tornar o melhor líder de acordo com suas habilidades. Assim, um dia, você irá se tornar um verdadeiro Leader Coach e exemplo no mercado profissional.

Como o Coaching pode ajudar a potencializar a liderança?

Acima apresentamos o Coaching como um grande aliado de quem deseja se tornar um líder ainda melhor. A seguir apresentaremos os principais pontos em que essa metodologia de desenvolvimento pessoal pode contribuir para o seu crescimento enquanto líder.

1. Definição de metas claras

Uma das bases do processo de Coaching é o Coach ajudar o coachee a compreender quais são as suas metas, ou seja, o que ele deseja. Para muitos líderes parece difícil guiar a equipe porque ele próprio não sabe o que está buscando. 

A partir do momento em que o líder identifica as suas metas pessoais e profissionais tem mais clareza a respeito do que espera da equipe. Além disso, quem passa pelo processo de Coaching tende a entender melhor como funciona o processo de definição de metas.

2. Autoconhecimento

Talvez você acredite que se conhece plenamente, que sabe tudo a seu próprio respeito. Porém, a verdade é que nem todo mundo tem uma visão tão clara e transparente a respeito de si mesmo. O processo de Coaching contribui para potencializar a sua capacidade de autoconhecimento, de enxergar a si mesmo.

Isso é importante para um líder porque faz com que ele perceba que possui pontos fortes e dificuldades. As características que contribuem para levar a equipe ao sucesso devem ser potencializadas da forma correta. Já os problemas devem ser solucionados. Mas, somente enxergando-os de verdade é possível fazer esse trabalho.

3. Desenvolvimento da escuta ativa

Os profissionais que investem em uma formação de Coach têm como uma de suas grandes vantagens desenvolver a chamada escuta ativa. Mais do que ouvir o que estão te dizendo é fundamental assimilar as informações de maneira empática.

Uma pessoa em posição de liderança precisa ainda mais dessa habilidade para conduzir de forma harmônica seus liderados. Vivemos um momento em que nunca houve tanta informação acessível, mas que ainda assim há grandes barreiras de comunicação. 

4. Motivação

Passar pelo processo de Coaching e/ou se tornar um Coach contribui significativamente para que as pessoas aprendam a trabalhar com motivação. A automotivação e a motivação da equipe são determinantes para alcançar bons resultados. 

Em parte isso depende de como o líder vê a si mesmo, conhecer seus pontos fortes ajuda a potencializar a sua capacidade de motivar a si mesmo. Aprender a identificar os pontos fortes nas pessoas a sua volta também é essencial para criar uma atmosfera de motivação para seus liderados. 

5. Capacidade de feedback

A cultura do feedback é muito importante para que as equipes consigam crescer e se desenvolver juntas. Através do Coaching é possível desenvolver uma visão mais aguçada para identificar problemas e oportunidades do grupo. Também se torna possível encontrar um direcionamento para dar feedbacks para a equipe.

Mas, acima disso, o Coaching ajuda o líder a estar pronto para receber feedbacks da sua equipe. As avaliações devem partir tanto do líder para seus liderados quanto o contrário. Os apontamentos servem para que todos os que são avaliados possam dar mais ênfase em seus pontos positivos e driblar suas dificuldades.

Potencialize sua liderança na prática

Confira abaixo algumas dicas práticas para adotar desde já:

  • Mantenha a sua humildade, todos na equipe são importantes e têm muito com o que contribuir;
  • Lembre-se de que é fundamental se manter aprendendo;
  • Você é o líder, mas isso não significa que é quem executa melhor todas as atividades e está tudo bem;
  • Elogie seus colaboradores quando observar evolução e quando receber bons resultados;
  • Ajude os colaboradores que estiverem com dificuldades de realizar determinadas atividades, acompanhe os processos;
  • Receba bem as críticas que são feitas e lembre-se de que no trabalho não há espaço para o pessoal;
  • Procure ter uma boa convivência com todos que trabalham com você;
  • Não julgue a si mesmo com tanto rigor, pois isso pode acabar reduzindo as suas qualidades;
  • Não julgue a si mesmo com pouco rigor, pois isso te impedirá de evoluir.

O bom líder é aquele que constrói a sua liderança diariamente, ou seja, está sempre trabalhando para melhorar seus resultados. Não ficar parado no mesmo lugar é o primeiro passo para se tornar o líder que você deseja ser. Potencialize as suas habilidades e contorne as suas dificuldades. 

Experimente os benefícios e potencialize suas capacidades para alcançar resultados extraordinários! Seja um Coach do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010