Aprenda como fazer uma avaliação por competências

A avaliação por competência é um processo que reúne evidências de desempenho e conhecimentos do colaborador.

Para que um negócio seja verdadeiramente eficaz, é preciso contar com uma equipe de colaboradores que seja capaz de contribuir, efetivamente e na prática, por meio de suas habilidades e competências, com o crescimento e desenvolvimento da empresa como um todo.

Neste sentido, a organização tem papel fundamental nesse processo, uma vez que precisa ter bem definidas ações que favoreçam a boa gestão de seu capital humano, para que este conte com oportunidades, dentro da empresa, para aprimorar os conhecimentos que já tem, bem como suas habilidades e competências, tão essenciais para colaborar com o alcance dos objetivos organizacionais, com o sucesso dos negócios e também com o sucesso de suas próprias carreiras.

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Assim, é possível contar com ferramentas como a avaliação por competências, capaz de analisar o desempenho do profissional dentro da empresa e, a partir disso, fornecer dados assertivos para que a organização ajude seus colaboradores no desenvolvimento de excelência de suas carreiras.

Confira, no artigo de hoje, o que é avaliação por competências e como você pode fazer uma em seu negócio.

O que é avaliação por competências?

Quando falamos em avaliação por competências, estamos falando de uma ferramenta altamente eficaz, utilizada pelos mais diversos tipos de organizações, e que tem como principal objetivo contribuir para o aumento da performance dos colaboradores que fazem parte de uma empresa, ajudando-lhes a desenvolver novas habilidades ou aprimorar aquelas que já possuem.

Ao abordarmos este tema, é importante compreender um pouco mais o conceito de competência, que nada mais é do que o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que um indivíduo possui e que vão determinar se este terá uma perfomance de excelência ou não. Para entender melhor:

  • O conhecimento está ligado ao saber: você sabe como ligar um carro, sabe que precisa soltar a embreagem vagarosamente e que o volante é necessário para fazer as curvas;
  • A habilidade tem relação com o saber fazer, e trata-se de conseguir colocar o conhecimento em prática: você sabe ligar o carro, mas precisa de habilidade para articular os movimentos de maneira e fazer o veículo se movimentar sem morrer;
  • A atitude está relacionada à vontade de fazer: é querer dirigir um carro mesmo diante de todas as chateações que isso implica, como achar uma vaga, pagar pelo combustível e ficar parado no trânsito.

Quando essas três esferas são observadas em um colaborador, significa que ele é competente para desempenhar plenamente suas atividades.

A partir do CHA também podemos entender que a avaliação por competências faz uma análise, tanto das competências técnicas, adquiridas por um profissional, quanto competências comportamentais, que são essenciais para que todo e qualquer tipo de colaborador se destaque na área em que atua.

Trata-se de uma ferramenta que avalia a performance profissional, com a finalidade de implementar melhorias nesta, bem como de determinar ações, que possibilitem o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades, que contribuam para um desempenho de cada vez mais excelência no dia a dia.

Como eu venho dizendo desde o início do artigo, é um modelo de avaliação extraordinário, pois colabora com o processo de autoconhecimento profissional, já que ele traz clareza, tanto para o indivíduo, quanto para a empresa, sobre suas melhores competências, aquelas que têm lhe ajudado e ajudado a organização a crescer, e também sobre as que ainda precisam ser desenvolvidas ou necessitam de aprimoramento para melhorar o desempenho diário no trabalho.

Ter ciência sobre os pontos fortes e pontos de melhoria é essencial, uma vez que é a partir disso que se tem possibilidades e realizar ações assertivas, que beneficiem ao próprio profissional e também a empresa para a qual este presta serviço.

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Como fazer uma avaliação por competências?

Para que você possa aplicar a avaliação por competências na empresa sua empresa, veja quais as etapas devem ser seguidas e utilize as informações coletadas a favor dos negócios e também do desenvolvimento e crescimento dos colaboradores.

Mapeamento das competências

O processo de avaliação por competências se inicia por meio do mapeamento das competências que serão necessárias e exigidas pela organização, para que seus colaboradores tenham um desempenho de excelência ao realizarem suas atividades.

Neste sentido, é importante saber que existem três tipos de competências e que será necessário identificar e definir quais delas serão fundamentais para o bom exercício de cada função. Veja quais são elas:

  • Competências técnicas: trata-se do conhecimento específico que cada profissional tem, sobre as melhores práticas para ter uma performance de excelência na área em que atua na empresa;
  • Competências conceituais: este é o conhecimento, bem como o domínio dos conceitos e das metodologias que devem ser aplicadas para uma boa execução técnica das demandas;
  • Competências interpessoais: estas competências têm a ver com forma como os colaboradores se relacionam mutuamente, como se comunicam e interagem entre si, para realizarem um bom trabalho em equipe, e também com suas atitudes e valores pessoais, que pautam seus comportamentos no dia a dia.

Levantamento do perfil de cada colaborador

Finalizada a etapa de mapeamento de competências, é necessário que dê início ao passo seguinte, que é fazer o levantamento do perfil de cada colaborador que faz parte da empresa, no sentido de compreender quais as competências que cada um tem e que estão com o que a organização precisa.

Nesta parte do processo é essencial saber que determinadas competências têm mais importância na atuação de um profissional, de acordo com as atividades que ele desempenha em seu dia a dia. Assim, o que se espera é que o colaborador tenha grande domínio sobre estas mesmas competências, para uma performance de excelência em sua rotina de trabalho.

Dicas extras

Implementar um processo de avaliação por competência requer atenção em alguns pontos, pois durante esse procedimento avaliam-se fatores que são fundamentais para que a empresa e os colaboradores tenham um bom desempenho e alcancem resultados extraordinários em sua trajetória.

Assim, além do que já citei acima, veja o que também é necessário para que se aplique esta ferramenta com assertividade:

  • Os avaliadores precisam conhecer profundamente os cargos e pessoas que serão avaliados;
  • As competências precisam ser priorizadas para a otimização do plano de desenvolvimento;
  • O acompanhamento desses planos deve ser seguido de feedback, de forma regular e construtiva;
  • O diagnóstico de uma competência precisa levar em conta os fatores externos ao ambiente de trabalho;
  • A cultura da organização deve permitir erros, pois sem eles ninguém se arriscará a mudar;
  • Os líderes da empresa precisam dar o exemplo correto, independentemente do seu nível hierárquico.

Uma avaliação de competências tem fundamental importância para muitos processos do RH, como desenvolvimento, aprendizagem, processos de recrutamento e seleção, Plano de Carreiras, entre outros. Realizá-la é um dos requisitos básicos para as empresas que desejam se destacar diante de seus concorrentes e que buscam se tornar referência em seus segmentos de atuação.

Neste sentido é possível concluir que vale a pena investir na aplicação desta ferramenta, para que assim todos tenham a oportunidade de alcançar resultados extraordinários em suas trajetórias.

Gostou deste artigo, querida pessoa? Já conhecia esta poderosa ferramenta? Pretende aplicá-la em sua empresa? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais.

Imagem: nasirkhan / Shutterstock

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